Conheça Os Cavalos Da Raça Campolina
Os cavalos da raça Campolina são conhecidos como os maiores marchadores do Brasil graças a seu grande porte e o andamento marchado. A raça é originária do estado de Minas Gerais. Estado que também é o berço dos equinos da raça Mangalarga Marchador. Conheça agora com a Fertili um pouco da história da raça e das características desses cavalos tão belos e imponentes.
A História
A raça Campolina já tem quase 200 anos de história, começando no ano de 1870 e se relaciona com a história de um rico fazendeiro mineiro chamado Cassiano Campolina. Que por sua vez, após perder, de forma inédita, uma batalha simbólica que representava as guerras entre Mouros e Cristãos resolveu dedicar-se mais à sua paixão pelos cavalos, selecionando uma nova raça.
A partir de então dedicou-se a desenvolver uma raça de cavalos grandes, ágeis e de andamento marchado. Eles serviriam para cavalgadas, trabalho e para o uso militar.
Tudo começo com a égua Medeia. Um presente de Dom Pedro II para o fazendeiro. A égua se encontrava prenha de um Andaluz, e dela veio o potro Monarca que é considerado a base da raça Campolina.
Cavalo Para A Lida Militar
Com o desejo de criar uma raça forte e adequada para o trabalho militar, o fazendeiro mineiro cruzou cavalos das raças Anglo-Nubiano e Puro Sangue Inglês, assim como alguns marchadores.
Apesar dos muitos anos de dedicação, Cassiano Campolina faleceu em 1904 sem ver formada de forma definitiva a raça pela qual dedicou muito anos de sua vida. A continuação dessa estipe equina se deu graças à amigos próximos do fazendeiro. A raça levou cerca de 70 anos para chegar à excelência encontrada hoje.
Como Reconhecer Um Cavalo Campolina
Vamos às características tão garimpadas para chegar esse cavalo grande, esbelto e confortável.
Os cavalos da raça Campolina são animais de grande porte. A pelagem predominante é a baia. Exemplares castanhos, alazães, negros, brancos e da pelagem tordilha e pampa também podem ser encontrados em menor proporção. Sobre a altura dos animais, sabe-se que os machos medem, em média 1,58 m e as fêmeas chegam à altura de 1,52 m. No entanto, alguns exemplares da raça chegam até a 1,75 m.
Tanto pelo tamanho, quanto pela pelagem bela e uniforme que predomina na raça, esses cavalos mantêm um porte nobre. Os traços do corpo são arredondados e dão uma harmonia anatômica ao animais, acrescentando ainda mais beleza à esses equinos.
Os Grandes Marchadores Do Brasil
Embora a referência para andamento marchado fique muito mais com os cavalos da raça Mangalarga Marchador, os equinos da raça Campolina também merecem destaque nesse atributo.
O título de grande marchador do Brasil não é atoa. Esses equinos também são muito confortáveis para a realização de cavalgadas e passeios ao ar livre.
No Brasil, o plantel de animais registrados conta mais de 70 mil animais da raça. E o mercado da raça está alicerçado na pureza do DNA dos animais e nas qualidades dos Campolina para o lazer e o trabalho. A Associação Brasileira de Criadores do Campolina realizam eventos anuais de exposição da raça. O mercado de Campolina chega a movimentar cerca de 5 milhões de reais por ano no Brasil.