Carne Nobre: Entenda por que o Bife Angus é tão apreciado
Por que Angus é considerada "carne nobre"?
Um bife mais saboroso, macio e amanteigado. Assim é definida a carne dos bovinos da raça Angus pelos consumidores, produtores e cozinheiros. Em uma opinião quase unânime, a carne do touro Angus é considerada a melhor e mais equilibrada dentre as carnes nobres bovinas.
O Que A Torna Especial?
Antes de contar o milagre, é bom falar um pouco do santo. Neste caso, os “santos” são os bovinos da raça Angus.
Os bovinos da raça complementam o hall das raças Taurinas e vêm lá do norte do Reino Unido. Eles são bois rústicos, longevos, precoces e robustos. Os Angus são criados em nosso país há mais de 100 anos e formam aqui a segunda maior raça de corte, ficando atrás apenas dos Nelores.
Gordura entre as fibras
Por uma condição genética, a gordura dos Angus é distribuída entre as fibras da carne, formando o que chamamos de marmoreio. Para muitos isso poderia ser um problema, pois com a gordura emaranhada fica difícil aparar. Mas quando se fala em bife Angus, aparar é quase um crime.
Isso acontece porque na carne Angus, a proporção entre a fibra proteica e massa gordurosa é bem equilibrada. Assim a carne não se torna nem massuda, nem gordurosa demais, atingindo um equilíbrio perfeito entre o sabor e a maciez.
Nelore X Angus
A comparação entre os Angus e os Nelores é válida se pensarmos que ambos formam rebanhos numerosos no Brasil e são as principais raças de corte da nossa pecuária. Enquanto os Nelores produzem a carne mais consumida e exportada pelo Brasil, os Angus são animais usados para a produção de carne de alta qualidade, com mais valor agregado.
Vamos conferir as diferenças e similaridades entre estes dois tesouros bovinos.
Nelore
- Raça Zebuína.
- Origem Indiana.
- Animais rústicos e precoces.
- É a raça mais numerosa do Brasil.
- Gordura sobre a fibra da carne, com facilidade para aparar.
- Possui nível baixo de gorduras totais.
- É esbelto.
- Produz a carne bovina mais comum na mesa dos brasileiros.
Angus
- Raça Taurina.
- Originária do Norte Europeu.
- Animais rústicos, robustos e precoces.
- É a segunda raça de corte mais numerosa do país.
- Carne marmorizada.
- Possui alto nível de gordura intramuscular.
- É roliço e mocho.
- Produz uma carne nobre, mais cara e mais macia.
Podemos perceber que existem muitas similaridades entre as duas raças. E é por isso mesmo que ambas agregam mais valor à pecuária de corte nacional, seja a Angus como um produto diferenciado de alta qualidade, seja a Nelore com uma carne mais comum e acessível, mas também de altíssima qualidade.
Rebanho Angus no Brasil
O rebanho Angus no Brasil está espalhado por vários estados, mas suas primeiras boas adaptações ocorreram no Sul do país. Criar essa raça no Brasil pode ser uma experiência rentável e produtiva já que a raça é precoce em terminação e atinge a maturidade sexual muito cedo. É fértil e - claro - produz uma carne de excelente qualidade.
Apesar do manejo ser simples, um bom sistema de gerenciamento como o app Fertili 360 pode garantir mais seleção na formação de um plantel que agregue as principais características destes touros. A atenção à genética do Angus é importante, pois é dela que provém o marmoreio da carne e a robustez da carcaça.
Por isso, é sempre bom estar atento à seleção, observando os animais que serão mais aproveitados em reproduções. Tudo isso, é claro, você consegue com o modo Fertili de gerir rebanhos e administrar processos reprodutivos.
Um mercado que tem tudo para ser ainda maior
O Brasil pode se destacar ainda mais no mercado da Carne Nobre, principalmente se tratando de Angus. Pois a raça já está bem adaptada às nossas condições de clima e pasto e a estrutura da pecuária, seja para a exportação, seja para o mercado interno é muito sólida.
E falando em mercado interno, vale ressaltar o potencial dos consumidores brasileiros, que estão com mais poder de compra e buscam produtos diferenciados e com certificação de origem.