Pecuária de Corte: A Riqueza Nacional Medida Em Arroba
A criação de gado é uma das atividades rurais que mais se destaca no Brasil. Principalmente, a pecuária de corte, que tem muita relevância econômica e cultural no país.
A pecuária de corte é toda atividade de criação de animais para a produção de carne. Contudo, esse ramo vai além do setor de alimentos. Afinal, existem os subprodutos do gado. Como, por exemplo, o couro, o sebo e os ossos. Essas partes dos animais são utilizadas na confecção de alguns objetos, como roupas e calçados, por exemplo.
Em suma, a produção de carne bovina elevou o Brasil ao patamar de grande produtor. Hoje, o país é reconhecido mundialmente. Principalmente, pela exportação, que é muito significativa. Por isso, entre outros motivos, a pecuária tem um destaque muito grande em todo o território nacional.
Pecuária De Corte Em Estatísticas Animadoras
A pecuária de corte, sozinha, é um dos ramos da agropecuária que mais gera lucro, emprego e renda. Dos 19 milhões de brasileiros empregados pelo agronegócio, 65% está trabalhando no setor primário da criação de gado. Por isso, é importante dizer que a pecuária de corte é um dos pilares que sustentam o maior setor econômico do Brasil: o agronegócio.
Pecuária De Corte Pelo Mundo
Saindo do âmbito nacional e observando a pecuária de corte brasileira na visão mundial, é possível perceber o status privilegiado que o país ocupa no ramo das carnes. O Brasil está entre os quatro maiores produtores e exportadores de carne do mundo. E, juntamente com os EUA, a China e o Japão, forma o time das potências no mercado da carne. De fato, nosso país tem razões excelentes para ser um dos maiores produtores de carne do planeta.
Dados Produtivos do Brasil
O Brasil é rico em terras férteis que favorecem a criação de gado na forma extensiva. Além disso, também conta com várias pesquisas e inovação tecnológica que ampliam e intensificam a pecuária de corte. E o setor agropecuário com um todo.
São quase 200 milhões de cabeças de gado, distribuídas por cerca 200 milhões de hectares de terra boa. Esses números são responsáveis por muitos bilhões de reais a cada ano. Por isso, os dados animam, e comprovam que é através da pecuária de corte que o país cresce, alimenta e ganha força no cenário econômico mundial.
Nelore É A Raça Do Brasil
Os bovinos da raça Nelore são os mais utilizados na pecuária de corte do Brasil. A raça de bovinos Nelore foi originada na Índia e só chegou às terras brasileiras no século 18. Porém, atualmente, essa estirpe bovina representa mais de 80% de todo o rebanho nacional.
A raça Nelore tem muitas qualidades que justificam seu amplo uso na pecuária de corte brasileira. Ao longo do tempo, essa foi a raça que mais se adaptou ao clima tropical. Além disso, eles são muito resistentes a parasitas e ao calor. Mas, o que valoriza os bovinos da raça Nelore é sua carcaça muito aproveitável e ajustada às exigências do mercado.
Explorar as qualidades do Nelore de uma forma prática foi o que ajudou a pecuária brasileira a chegar onde chegou. Foi com pouca gordura entre as fibras e muito sabor que a carne dos Nelore conquistou seu espaço.
Tecnologias Que Impulsionam A Pecuária De Corte
Não é à toa que a pecuária brasileira alcançou patamares altos de produção. Embora exista um discurso de que o país é atrasado em pesquisas, os avanços em tecnologia aplicada ao agro são notáveis.
Foi através da tecnologia e da boa logística de mercado que o país conseguiu números incríveis em exportação e níveis de qualidade. Por isso, a Fertili 360 decidiu adentrar ao mercado da pecuária. Para contribuir com a indústria da carne com gestão inteligente e precisão de dados.
Há algum tempo atrás, falar em tecnologia na pecuária era apenas sobre técnicas de manejo do solo e reprodução do gado. Contudo, hoje o foco é na forma de produzir do pecuarista. Afinal, acreditamos que apenas um pecuarista gestor e moderno pode atuar na pecuária de hoje.