Evolução, Importância e Rentabilidade dos Cavalos Crioulos

crioulo do sul
Publicado em: Agronegócio , Cavalo , Crioulo , Equinocultura , Equinos , Haras , Melhoramento Genético ,

cavalos crioulos para lidaOs cavalos Crioulos formam uma raça oficialmente brasileira. Provenientes de animais das raças Andaluz da Europa e Berbere - oriunda da África, os equinos Crioulos se desenvolveram no Sul da América Latina e hoje são um símbolo da equinocultura gaúcha.

A história da raça de Cavalos Crioulos se confunde com as aventuras do desbravador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca. Nos anos de colonização, muitos cavalos da Península Ibérica eram trazidos para a América. Alguns desses equinos se perdiam pelo caminho e passavam a se reproduzir e viver livremente.

Animais Selvagens

Os cavalos que surgiam das novas cruzas formavam manadas selvagens. Durante mais de 400 anos aqueles cavalos viveram livres e se espalharam pelo Chile, Argentina, Uruguai e pelo Sul brasileiro.

Num duro e longo processo de seleção natural, os cavalos mais resistentes passaram por bruscas alterações climáticas e falta de comida.  Foi apenas no século XIX que os fazendeiros gaúchos passaram a observar e capturar aqueles equinos selvagens que vagavam pelos Pampas. Assim foi descoberta uma das raças mais resistentes e rústicas da equinocultura do Brasil, a raça de cavalos Crioulos. 

Qualidades Dos Cavalos Da Raça

Certamente, a rusticidade e a resistência dos cavalos Crioulos são suas marcas registradas. Suas características são aproveitadas na lida no campo, cavalgadas longas e em competições. 

Características Físicas

Altura: Os Crioulos são equinos de porte médio, podem ter de 1,38 m a 1,50 m. 

Pelagem: São encontrados cavalos Crioulos de quase todas as pelagens, exceto completamente albinos e pintados.

Peso: Um cavalo Crioulo saudável pesa entre 400 Kg e 450 Kg.

Morfologia corporal: Estes equinos possuem um corpo muito proporcional. A cabeça é curta, as pernas musculosas e os antebraços bem definidos. 

Cavalos Crioulos São Símbolo Do Rio Grande do Sul

Crioulos do Rio Grande do SulA equinocultura gaúcha se orgulha do plantel de cavalos Crioulos que formou e espalhou pelo país. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), já tem mais de 85 anos de história. E em quase um século,  foi responsável pelo melhoramento morfológico e funcional da raça Crioula além de divulgá-la para todo o mundo.

Por isso, os cavalos Crioulos são um símbolo do estado sulista e formam a base da equinocultura gaúcha.

Investimentos E Lucros 

O mercado Crioulo é um dos mais lucrativos da equinocultura brasileira. A raça é formada por mais de 380 mil cavalos. Mas eles não são apenas numerosos. Os equinos da raça Crioula são dóceis, fortes e bonitos. Por isso, eles têm atraído cada vez mais investidores e apaixonados pelo mundo equinocultor.

Os Crioulos movimentam mais 1,28 bilhão por ano, segundo a ABCCC. O mercado é mantido à base de investimentos, eventos e comercialização dos animais para a lida no campo. Esta procura pelos animais da raça tipicamente gaúcha vem crescendo. Ainda segundo a ABCCC, nos últimos anos, a procura por equinos Crioulos aumentou em 7%. 

Freio De Ouro: Prova De Qualidade Dos Equinos Crioulos

Equinos da raça crioulaÉ no Freio de Ouro que o criador tem sua maior chance para mostrar o potencial do cavalo crioulo, e assim valorizá-lo no mercado. Como manifestação cultural gaúcha e combustível para o mercado equino, o Prêmio do Freio de Ouro é um dos eventos mais importantes para o criador de Crioulos do Rio Grande do Sul. 

A prova é um instrumento completo para avaliar o potencial lucrativo dos equinos. O Freio de Ouro não só avalia a qualidade morfológica dos cavalos, dentro dos parâmetros da raça, como também classifica o desempenho funcional dos equinos Crioulos para a lida rural. 

A ABCCC é a responsável pela prova que nasceu há 25 anos e hoje é reconhecida pela Lei 83/2017 como patrimônio cultural gaúcho. Com o objetivo de selecionar os melhores Crioulos para a reprodução e fomentar a paixão pela raça Crioula, o Freio de Ouro reúne todos os anos, milhares de criadores e apaixonados pela raça, movimentando o mercado. 

Mercado Fertili Auxilia Na Compra e Venda Dos Crioulos

A maior procura pelos cavalos da raça Crioula é por parte de pecuaristas que desejam adquirir cavalos confortáveis e resistentes para a lida com o gado. Mas eles também são apreciados por criadores interessados em treinar os animais para competição. 

Na Fertili, estes dois públicos são contemplados com a forma mais fácil de encontrar, negociar e adquirir os equinos crioulos mais aptos para o campo e para as pistas. Mas a Fertili não é apenas uma vitrine de compra e venda. Ao entrar no nosso sistema, o agro-empresário ficará imediatamente conectado ao mercado equino e pecuário em geral de uma forma mais arrojada. 

Desse modo, o criador poderá fechar excelentes negócios com mais segurança e rapidez. Seja no mercado dos Crioulos ou para adquirir equinos das diversas raças do Brasil.