Gerenciamento Da Terra - Avanços Da Pecuária Moderna!

gerenciamento de fazenda de gado de corte
Publicado em: Agricultura Familiar , Agronegócio , Agropecuária , Bovinocultura , Caprinocultura , Confinamento de Gado , Equinocultura , Fazenda , Gado de Corte , Gado de Leite , Gestão Rural , Ovinocultura , Pecuária Leiteira , Sítio ,

A terra é um elemento fundamental para toda atividade agrícola e pecuária. Por isso, o gerenciamento da terra é muito importante. Uma propriedade rural extensa, com solo fértil e irrigado é tudo que os agropecuaristas mais valorizam. Afinal, não há dúvidas de que uma terra boa e bem gerenciada é a garantia de uma produção mais rentável.

Gerenciar a propriedade corretamente é usar a terra da forma mais eficiente possível. A manutenção da propriedade rural a partir do gerenciamento da terra  é, acima de tudo, certeza de vantagens para o bolso do produtor rural. Além de ser certeza de um futuro mais produtivo para a propriedade de forma geral.

Mais Gerenciamento Da Terra Menos Incertezas 

Nesse sentido, a tecnologia de gerenciamento online de terra é uma “mão na roda”.  Principalmente na hora de usar adequadamente as áreas de pastagem para a criação dos rebanhos. Essa ferramenta é útil em todas as modalidades da pecuária. Seja na criação de  bovinos, equinos, caprinos ou ovinos, tanto na forma intensiva como na forma extensiva.

As tecnologias de gerenciamento da terra são essenciais para manter o solo saudável e bem aproveitado. Gerenciar a terra também é uma boa pedida se o produtor tiver intenções de aumentar a lotação, por exemplo.

Lucre Mais com o Gerenciamento Online da Terra

agropecuária no Brasil

O gerenciamento da terra não significa apenas usar os hectares de forma adequada, mas sim, fazer com que a propriedade, seja ela grande ou pequena, supere as expectativas de rentabilidade. Quando um bom gerenciamento de terra é feito, a probabilidade de que a propriedade será usada de uma forma mais racional multiplica.

Aproveitar a terra racionalmente é usar as áreas extensas de modo que toda a capacidade de produção seja explorada. Mas também é transformar uma área pequena e restrita em uma segura fonte de renda. É aproveitar cada centímetro da terra disponível de forma que a produção seja satisfatória.

Conforme uma pesquisa, realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), cerca de 90% do rebanho de corte bovino do Brasil é criado na modalidade extensiva da pecuária. Nessa forma de manejo, as pastagens muito importantes. Os pastos são a principal fonte de alimento para os animais, que são criados soltos. Esse uso constante da terra para a criação de gado é justificado pelo fato de que a produção de carne bovina é a maior do setor pecuarista brasileiro.

Gerenciar É Cuidar Da Terra

gerenciamento da terra para melhorar o pastoPorém, quando esse uso constante da terra é feito de forma inadequada alguns danos são perceptíveis no solo e na produção. Esse tipo de dano pode prejudicar todo o cultivo das gramíneas que formarão o pasto. Além disso, podem trazer muitas perdas econômicas para o produtor rural. As principais perdas econômicas ocasionadas pela falta de gerenciamento da terra são a consequente baixa da produtividade de capim e o surgimento de áreas com degradações irrecuperáveis.

A recuperação da terra, geralmente, é um processo demorado. Em casos de áreas de pastagens degradadas, é aconselhável que o produtor rural procure serviços de assistência técnica especializada. Só um técnico poderá dar um diagnóstico e encaminhar o tratamento adequado. Até que ocorra a restauração completa de algumas áreas o pecuarista lidará com a baixa produtividade de capim. Sendo assim obrigado a adquirir novos meios para alimentar os rebanhos.

 A Importância Do Gerenciamento da Terra Para A Modernização Da Pecuária

modernização da pecuária do Brasil através do gerenciamento de terraPara que a terra seja utilizada da melhor forma, a atenção do pecuarista brasileiro na hora de formar o pasto deve ser redobrada. Contudo, o foco do gerenciamento não é apenas no solo em si. A nova pecuária brasileira está cada dia mais competitiva. Ela exige que o  produtor rural modernize toda sua cadeia produtiva. Por isso, gerenciar a propriedade e os animais através de tecnologias que tornem o processo de gestão rural mais fácil e rápido é estar um passo à frente.

De fato, é preciso muita atenção em todas as variáveis que implicam na atividade pecuária. Desde a compra das sementes de capim, à reprodução dos animais que serão comercializados. Certamente, o gerenciamento é importante em qualquer setor produtivo industrial, com a pecuária não é diferente. Seja no gerenciamento de fazendas de gado de corte ou de leite. Seja na criação de bovinos, equinos, caprinos ou ovinos. A gestão informatizada é essencial para que a velocidade de produção da pecuária seja equivalente à velocidade do crescimento da demanda e da indústria.