Pastejo Rotacionado | Lucro para você, conforto para o gado

Pastejo Rotacionado | Lucro para você, conforto para o gado
Publicado em: Uncategorized , AGRONEGÓCIO , AGROPECUÁRIA , BOI , BOI A TERMO , BOVINOCULTURA , BOVINOS , CADEIA PRODUTIVA PECUÁRIA , FAZENDA , GADO DE CORTE , GADO DE LEITE , GESTÃO PECUÁRIA , GESTÃO RURAL , PECUÁRIA DE CORTE , PECUÁRIA LEITEIRA , TECNOLOGIA , INTENSIFICAÇÃO ,

O sistema de pastejo rotacionado traz inúmeros benefícios para a sua fazenda e para o seu bolso! Entre suas maiores vantagens estão o melhor aproveitamento do pasto, a possibilidade de aumento da taxa de lotação e maior produtividade! A seguir, vamos falar sobre o pastejo rotacionado e seu papel para uma pecuária mais moderna. Conheça mais sobre esse sistema que vem conquistando espaço nas fazendas!

O que exatamente é o Pastejo Rotacionado? 

O pastejo rotacionado, também chamado de pastoreio ou pastejo rotativo, é um sistema no qual o pasto é dividido em várias áreas menores, chamadas de piquetes.

O tamanho dos piquetes pode variar de acordo com o planejamento da propriedade, quantidade de animais no rebanho e qualidade do pasto, mas fica geralmente entre 5 e 15 hectares.

Acontece da seguinte forma: o gado pasta por um determinado tempo em um piquete e, quando o capim atinge uma altura considerada máxima, o rebanho é mandado para o piquete seguinte.

Assim, a área anterior consegue se recuperar e o gado come sempre um pasto de qualidade, uma vez que o objetivo do sistema de pastejo rotacionado é fornecer alimento de forma constante e boa durante todo o ano.

Gado comendo pastagem

Para identificar o momento certo de saída do gado, o ideal é saber quantos dias deve usar o pasto e qual o período de descanso efetivo para liberar a rebrota.

A taxa de lotação mais adequada será aquela que permitir o consumo de toda a forragem entre a altura de entrada e a altura de saída, num período de 1 a 7 dias.

Sem manejo de solo, nada feito

A preparação do solo é outro fator importante. Deve-se iniciar entre 60 a 90  dias antes do plantio. Esse cuidado elimina plantas invasoras. Limpa a área da vegetação anterior. Cria condições favoráveis para a germinação, permitindo maior contato da semente com o solo. Facilita as operações de plantio. Descompacta o solo, liberando maior infiltração de água e maior crescimento das raízes e da planta e também incorpora calcário, matéria orgânica e fertilizantes no solo.

Gado no pastoPara isso, deve-se procurar um zootecnista para fazer as devidas recomendações sobre a adubação e a calagem.

A calagem tem como objetivos diminuir a acidez, ou seja, aumentar o pH do solo e disponibilizar cálcio e magnésio para as plantas.

É uma técnica usada no preparo do solo agrícola em que materiais de calcário são adicionados para neutralizar a acidez, aumentando a produtividade e, consequentemente, o retorno financeiro.

A espécie forrageira adequada faz parte do processo

O tipo de capim escolhido também tem sua importância, quando se fala em sistema rotacionado, deve-se sempre pensar em capins produtivos e resistentes às pragas e ao pastejo. A Brachiaria decumbens, por exemplo, tolera baixa fertilidade e é bastante palatável para o gado. Em contrapartida, tem uma taxa de lotação mais limitada e é mais suscetível ao aparecimento de cigarrinhas.

Capim pastejo rotacionado

Já a Marandu e Piatã são mais inflexíveis quanto à fertilidade, porém o material é de alto nível. As gramíneas Xaraés crescem rápido, são tolerantes a solos mais úmidos e funcionam muito bem em sistemas rotacionados, apesar de não serem tão apetitosas para o gado. Por outro lado, as Paiaguás têm alta tolerância à seca e conseguem sobrevida em regiões com 6 a 7 meses de estiagem.

E agora?! Pastejo Rotacionado ou Pastejo contínuo?

O sistema de pastejo contínuo consiste em deixar os animais o ano inteiro na mesma pastagem e é mais utilizado pelo fato de precisar de um menor custo com instalações como aguadas, cochos, cercas e etc. Os animais são separados por diferentes categorias que são ajustadas conforme a capacidade de produção da forragem.

Nesse sistema, os animais permanecem na mesma área com pouca ou quase nenhuma subdivisão, explorando toda a área de planta forrageira de forma ininterrupta. Isso significa que a presença constante dos animais na área tem um caráter de desfolha específica.

Além disso, por não haver um período de “descanso” para a pastagem se recuperar, somado à uma adubação ausente ou pouco eficiente, percebemos maior ocorrência da degradação de pastagem e do solo.

Já o pastejo rotacionado traz um grande número de benefícios aos fazendeiros. Veja alguns deles:

  • Maior taxa de lotação

Nesse sistema, é possível fazer uma lavoura de capim, ou seja, uma alta produção de forragem por metro quadrado. Dessa forma, é possível inserir mais animais por hectare.

  • Maiores chances de recuperação da planta forrageira

Depois do período de descanso, as plantas conseguirão se recuperar e crescer com maior vigor. O rotacionamento oferece uma maior variabilidade de escolha de capins para o pecuarista, que poderá optar pelo tipo de pastagem com melhor custo-benefício.

  • Maior produção de carne e leite

Com o controle da rotatividade, o gado passa a ter uma alimentação mais saudável e de alto valor nutricional, uma vez que o capim estará em seu  melhor momento para consumo.

  • Diminuição da infestação de plantas invasoras

Uma vez que o período de descanso não tem interferência, as plantas forrageiras têm melhores condições de competir com as daninhas que terão maior dificuldade em invadir o local.

Também há redução da contaminação do pasto por larvas e vermes, diminuindo o risco de infecção dos animais. Isso acontece devido a melhor distribuição de fezes e urina na pastagem.

Como colocar o pastejo rotacionado em prática?

1 - Determine a localização e estrutura dos piquetes

As divisões são feitas de acordo com o número de animais e as forrageiras cultivadas. E para fazer as cercas, pode-se utilizar arames e lascas já existentes para fazer as repartições dos piquetes.

Outra alternativa é utilizar as cercas elétricas. Elas têm um custo de implantação quatro vezes mais baixo devido à menor necessidade de isoladores de canto e sua durabilidade é de aproximadamente 8 anos.

Porém, diferente das cercas tradicionais, deve-se ter uma manutenção constante para que não haja falha na energia elétrica, uma vez que o gado percebe não tomar choque ao encostar na cerca, a fuga é certa!

O formato do piquete também deve-se levar em consideração durante o planejamento. A forma quadrada é a mais indicada, uma vez que o gasto com a cerca torna-se menor e permite um melhor aproveitamento do capim já que o pisoteio é menor. Importante também fazer a entrada dos piquetes com a mesma largura dos corredores para que a mola fique esticada.

Cochos para nutrição animal

Em relação aos cochos, utilizar com cobertura é sempre a melhor alternativa. Para os suplementos minerais, use 5 cm lineares por animal e para alimentos proteicos, use de 8 a 15 cm lineares por animal.

A água não pode estar em uma distância superior a 500 m do fundo do piquete. Se a distância for superior a esta, sobrará pasto no fundo e faltará perto da água ou os animais terão de caminhar bastante. O ideal é não deixá-los caminhar muito para não perder peso.

2 - Descubra quantos piquetes a sua fazenda precisa

O número de piquetes depende do período de descanso e do período de ocupação indicados para a forrageira cultivada. Deve ser calculado de acordo com a seguinte equação:

Número de piquetes = (período de descanso / período de ocupação) + 1

Quanto menor o período de ocupação para um mesmo período de descanso maior será a necessidade de número de piquetes. E quanto maior a taxa de crescimento da planta forrageira (ex: área adubada), menor deve ser o período de ocupação.

3 - Mantenha os manejos em dia

É importante manter a oferta de forragem em níveis adequados, com espaço adequado no cocho de sal e no bebedouro para não haver competições entre os animais. Outro cuidado relevante é o manejo no curral, corredor, entrada e saída dos piquetes, que também influencia no sucesso desse sistema. Os espaços devem permitir boa circulação do rebanho e uma equipe bem preparada para conduzir os animais sem estresse.

Não perca a oportunidade de fazer o melhor para sua fazenda!

Siga todos os passos desse sistema e se beneficie de todas as vantagens em rotacionar o pastejo de sua fazenda!

E se você quiser ficar por dentro de tudo que acontece na pecuária e receber mais conteúdos sobre a pecuária 360, continue acompanhando o Blog da Pecuária. Veja também os outros canais de relacionamento da Fertili: Grupo Pecuária Inteligente Facebook | Canal Pecuária Inteligente do Telegram | Canal do Youtube | Fertili 360 no Twitter | Fertili 360 no Instagram

image/svg+xml

Whoops, looks like something went wrong.

(1/1) ErrorException

file_put_contents(): Only 0 of 219 bytes written, possibly out of free disk space

in Filesystem.php line 122
at HandleExceptions->handleError(2, 'file_put_contents(): Only 0 of 219 bytes written, possibly out of free disk space', '/var/www/sitelaravel/vendor/laravel/framework/src/Illuminate/Filesystem/Filesystem.php', 122, array('path' => '/var/www/sitelaravel/storage/framework/sessions/8m9XCS4n3aanIIpkY808guhTarO1Q7EtnjKa5mXg', 'contents' => 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"PJ3KxDTKgiOyNqkoZvacsgdhgtym30SlvWFruIWd";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:61:"https://fertili.com.br/pastejo-rotacionado-pecuaria-lucrativa";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}', 'lock' => true))
at file_put_contents('/var/www/sitelaravel/storage/framework/sessions/8m9XCS4n3aanIIpkY808guhTarO1Q7EtnjKa5mXg', 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"PJ3KxDTKgiOyNqkoZvacsgdhgtym30SlvWFruIWd";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:61:"https://fertili.com.br/pastejo-rotacionado-pecuaria-lucrativa";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}', 2)in Filesystem.php line 122
at Filesystem->put('/var/www/sitelaravel/storage/framework/sessions/8m9XCS4n3aanIIpkY808guhTarO1Q7EtnjKa5mXg', 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"PJ3KxDTKgiOyNqkoZvacsgdhgtym30SlvWFruIWd";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:61:"https://fertili.com.br/pastejo-rotacionado-pecuaria-lucrativa";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}', true)in FileSessionHandler.php line 83
at FileSessionHandler->write('8m9XCS4n3aanIIpkY808guhTarO1Q7EtnjKa5mXg', 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"PJ3KxDTKgiOyNqkoZvacsgdhgtym30SlvWFruIWd";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:61:"https://fertili.com.br/pastejo-rotacionado-pecuaria-lucrativa";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}')in Store.php line 128
at Store->save()in StartSession.php line 88
at StartSession->terminate(object(Request), object(Response))in Kernel.php line 218
at Kernel->terminateMiddleware(object(Request), object(Response))in Kernel.php line 189
at Kernel->terminate(object(Request), object(Response))in index.php line 58