Pecuária: Tempo É Dinheiro! Otimize O Manejo Para Lucrar

Otimização do manejo na pecuária em fazendas brasileiras
Publicado em: Agronegócio , Agropecuária , Bovinocultura , Bovinos , Caprinocultura , Caprinos , Equinocultura , Equinos , Fazenda , Gado de Corte , Gado de Leite , Gestão Rural , Ovinocultura , Ovinos ,

Existe uma diferença muito simples entre a pecuária tradicional e a pecuária moderna. A produtividade. Na pecuária tradicional, os animais são criados soltos e os cuidados com a sanidade animal e a qualidade do pasto são bem esporádicos.

Já na pecuária moderna, cada ação direcionada para o rebanho é pensada e estruturada no sentido do aumento da produtividade. São muitos os cuidados profissionais e planejamentos estratégicos que garantem o bom rendimento e o lucro ao pecuarista moderno e empreendedor.

De certa forma, essa profissionalização da pecuária brasileira já é uma realidade. Pequenos e grandes pecuaristas, em todo território nacional, buscam formas para tornar a produção pecuarista mais rápida e eficiente. E para isso, eles adquirem cada vez mais formas de otimizar o manejo de animais.

É impossível falar em rapidez e eficiência na produção pecuarista sem falar da otimização. Otimizar a cadeia produtiva de uma fazenda  de corte, por exemplo, é, nada mais nada menos que, obter formas mais simples e estratégicas para a produção da carne. Facilitando transações financeiras e observando e eliminando detalhes que poderão travar o fluxo produtivo como doenças por exemplo.

Otimize Sua Propriedade. Utilize A Terra Da Melhor Forma

Não é surpresa. O Brasil é extenso em áreas agricultáveis. Seja para a produção de alimentos que servirão para as pessoas, seja para a produção de pastos que alimentarão os rebanhos de bovinos, equinos, caprinos e ovinos.

No entanto, dados confirmam que boa parte de áreas favoráveis para a formação de pastagem se encontra degradada. São hectares e mais hectares danificados devido ao mau uso. Essas áreas só passarão a produzir adequadamente após investimentos em técnicas demoradas de recuperação.

Nesse sentido, alguns cuidados são necessários. Tanto para que a terra saudável não se degrade quanto para que, no caso de situações de desgaste do solo, atitudes corretas e eficientes sejam tomadas.

Otimize Sua Mão De Obra

Otimização do manejo na agropecuária do BrasilMuitas vezes o pecuarista se perde na hora de contratar, seja por questões de gerenciamento ou até mesmo razões culturais. Especialistas já indicaram que não é difícil encontrar fazendas em que o gasto com a mão de obra passa dos 40% de todo o custo de produção. Esses mesmos especialistas apontam saídas para que esse número seja reduzido em até 20%. Afinal, com planejamento e boa divisão de tarefas é possível fazer economia e ter mais produtividade.

Um exemplo simples de otimização de mão de obra é adequá-la ao tamanho da sua propriedade rural. Entre pagar 10 ou pagar 50 funcionários existem diferenças importantes. Algumas propriedades de grande porte, por exemplo, necessitam de mais ou menos funcionários a depender da época. Existem variações no corpo de funcionários entre a época de plantar e adubar o pasto e a época da reprodução dos animais, por exemplo. Estar atento a essas diferenças e contratar os profissionais adequados a cada época fará uma enorme diferença na hora de contabilizar gastos e lucros.

Confira As Principais Dicas De Otimização Do Manejo Na Pecuária:

  • Monitore seu rebanho através de sistemas digitais
    O monitoramento coletivo ou individual dos animais é muito importante. Avalie cada animal de perto e fique atento à sanidade.
  • Adeque o quadro de funcionários à época
    A depender do momento pelo qual passa o rebanho, é bom estar atento aos funcionários. Contratar diaristas ou pagar horas extras pode ser uma boa saída na hora de economizar, mantendo a produtividade em alta.
  • Adquira apps de gerenciamento online e tenha mais controle sobre sua propriedade
    Os aplicativos de gerenciamento de propriedade permitem que o pecuarista tenha mais controle sobre todas as áreas da fazenda e consequentemente consiga administrar melhor os problemas.
  • Compre e venda seus animais online
    Com apps seguros de compra e venda de animais o pecuarista economiza tempo e dinheiro, realizando várias transações de forma simples e rápidas pela internet.

Otimização É A Chave

A terra e a mão de obra são de relevância máxima numa fazenda. Porém, não se pode deixar de pensar em toda a questão da sanidade animal, dos suprimentos alimentares e das questões burocráticas que todo produtor tem que resolver.

Pensando assim, é bom lembrar que a otimização é geradora de lucro. Ela também é importante para evitar problemas e surpresas em qualquer setor industrial. Nenhum produtor, seja ele de carne ou de leite, seja ele dono de rebanhos bovinos, caprinos ou ovinos, poderá ser mais produtivo se a lógica de produção for a mesma que usada há 50 anos. Otimização, planejamento e tecnologia bem aplicada são as chaves do sucesso da pecuária brasileira moderna.