Lucre com o Cruzamento Industrial de Caprinos Boer e Anglo-Nubiano

Lucre com o Cruzamento Industrial de Caprinos Boer e Anglo-Nubiano
Publicado em: AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA ANGLO NUBIANO BODE BOER CABRA CADEIA PRODUTIVA PECUÁRIA CAPRINOCULTURA CAPRINOS INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL MELHORAMENTO GENÉTICO REPRODUÇÃO CAPRINA

O cruzamento industrial de caprinos é uma técnica da pecuária que tem por objetivo básico: aprimorar a genética dos animais para uma determinada aptidão, através do uso de raças que se complementem.

Com os caprinos, este tipo de cruza é aplicado, principalmente, com o intuito de aperfeiçoar os animais através da complementaridade de atributos. Para isso, raças de alto desempenho são cruzadas para que haja o aproveitamento de suas características mais eficientes à produção.

Isso ocorre principalmente na pecuária de corte de caprinos. É através do cruzamento industrial que os caprinos são melhorados para obterem algumas características favoráveis. Entre elas: uma carcaça mais aproveitável, precocidade, rusticidade e melhor qualidade muscular.

Cruzamentos De Caprinos De Corte 

Na caprinocultura de corte do Brasil, algumas raças têm grande relevância. A Boer e a Anglo-Nubiana são exemplos disso. Por reunirem características essenciais para o produtor, essas raças são utilizadas amplamente para a produção de caprinos de corte mais produtivos.

Confira Os Principais Atributos Dos Caprinos Da Raça Boer e Anglo-Nubiana

Cabra BoerBoer - Os caprinos da raça Boer são excelentes para o corte.

Eles são férteis, fortes e precoces. Estes caprinos são bons reprodutores e apresentam uma rusticidade propícia aos climas e as vegetações do Brasil. E o mais importante: possuem uma carcaça uniforme e muito aproveitável.

Anglo-Nubiana - Já a raça Anglo-Nubiana é valorizada por possuir duas aptidões bem desenvolvidas: a produção de carne e de leite. Os caprinos da raça Anglo-Nubiana são os mais comuns do Brasil. Assim como a raça Boer, a raça Anglo-Nubiana apresenta caprinos rústicos e de grande porte.

Aproveitamento Das Raças De Caprinos Boer e Anglo Nubiana

Tanto os caprinos da raça Boer quanto os da Anglo-Nubiana são utilizadas amplamente em cruzamentos industriais. As duas raças de alto desempenho são cruzadas com animais SRD (sem raça definida) que apresentam desempenho inferior.

Desta prática surgem os animais mestiços com desempenho satisfatório. Portanto, sabe-se que o principal objetivo do cruzamento industrial é aproveitar a genética de raças como a Boer e a Anglo-Nubiana para formar rebanhos mais numerosos e produtivos.

Resultados Do Cruzamento Industrial: Boer, Anglo-Nubiana e SRD

A maioria dos estudos já realizados sobre o cruzamento industrial na caprinocultura aponta a eficiência do cruzamento industrial no desenvolvimento de caprinos de corte mais aptos e produtivos.

A prática do cruzamento entre as raças Boer x SRDAnglo-Nubiana x SRD desenvolve a caprinocultura, pois evidencia as características de duas raças puras em abundância no Brasil e garantem que elas sejam utilizadas como vetor de melhoramento do plantel nacional.

Exemplos De Produtividade Aumentada

Cabras Anglo-NubianasBoer + SRD = Nos cruzamentos de caprinos Boer com caprinos sem raça definida, por exemplo, é possível gerar animais produtivos e rústicos que se adaptam a diferentes sistemas produtivos. Podendo assim ser criados à pasto ou em confinamento. Desse cruzamento também surgem caprinos que apresentam bom desenvolvimento muscular e crescem com facilidade.

Anglo-Nubiana + Boer + SRD = Do mesmo modo, o cruzamento entre caprinos que já possuem a genética Anglo-Nubiana e SRD com os caprinos da raça Boer apresentam resultados de aumento de produtividade. Neste cruzamento é possível conseguir uma carcaça melhorada, principalmente se os animais forem criados em sistema de confinamento.

Controle Reprodutivo Facilitado

Os sistemas produtivos de carne caprina no Brasil variam. Existe o semi-confinamento, o confinamento e a criação a pasto.

Sendo assim, também é variada a intensidade do controle reprodutivo usada por diferentes criadores. Alguns investem pesado em seleção e indução das montas para que as reproduções ocorram de forma adequada. Por outro lado, alguns produtores ainda não se atentam tanto a esse detalhe e acabam perdendo em desempenho.

Um Rebanho Mais Controlado E Produtivo

Algumas práticas de controle reprodutivo devem ser aplicadas pelos produtores de caprinos que querem uma produção com mais eficiência. Medidas como cadastramento de animais reprodutores e compra e venda de sêmen/animais de raça são algumas delas.

Sabendo dessas necessidades, a Fertili garante que o produtor de caprinos consiga fazer um controle mais preciso. Para tanto, algumas ferramentas da Fertili são uma mão na roda.

Com o nosso programa de cadastramento para controle reprodutivo e sanitário, em que o produtor consegue estabelecer um padrão para cada monta e evitar deformidades congênitas. Além disso, com o Mercado Fertili ainda é possível negociar animais de raça e comprar sêmen, por exemplo.

Todas essas ferramentas são encontradas na Fertili, com elas é possível obter controle, produtividade e ampliação do agronegócio caprino.