O Que É Agronegócio E Qual Sua Ênfase Econômica No Brasil Hoje

agronegócio na economia do Brasil
Publicado em: Agronegócio , Agropecuária , Bode , Boi , Bovinocultura , Bovinos , Cabra , Caprinocultura , Caprinos , Confinamento de Gado , Égua , Equinocultura , Equinos , Fazenda , Gado de Corte , Gado de Leite , Haras , Inseminação Artificial , Melhoramento Genético , Ovelha , Ovinocultura , Sítio , Vaca ,

A agropecuária é um dos pilares da economia brasileira. Por isso, é importante saber o que é o agronegócio e entender a sua dinâmica produtiva.  Através da produção de bovinos, equinos, ovinos e caprinos, a indústria pecuária movimenta bilhões no mundo todo. O agronegócio do Brasil se destaca nesse sentido. O setor agropecuário representa 8% do PIB do país e emprega boa parte da população. A produção de insumos provenientes da agricultura e da pecuária tem elevado o Brasil à categoria de grande produtor. Atualmente, o país está à frente de gigantes como a China e os EUA em alguns setores.

A agropecuária tem  grande importância na geração de emprego e renda, ela garante trabalho para mais de 30% dos brasileiros, representando assim um dos principais setores econômicos no quesito empregabilidade. Isso ocorre por causa da extensa cadeia produtiva composta de um conjunto de operações que vão desde o trabalho nos pastos e lavouras até a comercialização dos alimentos.

Agronegócio – Sustentação Nos Piores Momentos Da Crise

agropecuária no brasilO agronegócio brasileiro é reconhecido pelas grandes produções monocultoras de soja, café e cana de açúcar, mas isso é apenas no setor agrícola. Na pecuária, a indústria de carne, principalmente carne bovina, se destaca. O Brasil tem o segundo maior rebanho bovino do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos apenas.

A importância da bovinocultura é percebida nos números. Em 2015, ano de crise econômica, a indústria de carnes movimentou mais de 480 milhões de reais. Apesar de toda incerteza na economia, o agronegócio foi um dos ramos que manteve uma linha de crescimento animadora.

O rebanho de equinos no Brasil não fica muito atrás da criação de gado bovino.  A equinocultura brasileira é a maior da América Latina! Conta com um rebanho nacional de cerca de 5.8 milhões de cavalos. A criação de cavalos movimenta cerca de 16 bilhões ao ano.

Quaprodução agropecuária brasileirando se fala em pecuária de corte, apesar da centralidade da bovinocultura no Brasil, o aumento do consumo de carne de ovinos e caprinos tem animado alguns pecuaristas. O pequeno produtor que estava à procura de uma chance para empreender, começa a ter expectativas de expandir o negócio familiar. Nesse rumo de crescimento, pesquisas relacionadas ao aprimoramento da agropecuária vêm sendo desenvolvidas em várias universidades do país. Investigações envolvendo questões de aproveitamento da terra e melhoramento genético estão ganhando cada vez mais destaque na ciência.

 As Possibilidades Do Agronegócio Do Brasil

Com a finalidade de alimentar as pessoas, o agronegócio tem lugar de destaque na economia mundial. É também por esse motivo que o desenvolvimento da agropecuária brasileira não se relaciona apenas com o crescimento econômico. Desenvolver um agronegócio cada vez melhor tem ligação direta com mais avanços para o consumidor.

A industrialização da atividade agrícola e pecuária não só barateou alguns alimentos básicos, como também deu oportunidade para o consumidor selecionar melhor o que vai para a mesa. A indústria expandiu as opções de compra, se tornando um marco da liberdade de consumo de alimentos e da garantia de acessibilidade para o comprador exigente.

Nesse sentido, a pecuária brasileira só tem a crescer. Estimativas apontam que, ao passo que as pessoas adquirem poder de compra, elas aumentam o consumo de carnes de modo geral, por isso os pecuaristas devem se preparar para a demanda que vai aumentar.

Tecnologia De Informação Pra Um Agronegócio Sustentável

Por outro lado, um dos principais desafios encontrados por pecuaristas e agricultores é o de produzir causando  menores danos ao meio ambiente quando têm a missão de alimentar um país continental e ainda exportar produtos para várias partes do mundo. Nesse sentido,  tecnologias online têm se aliado aos produtores rurais e criadores de gado para conciliar produção sustentável, uso adequado das áreas de pastagem e melhoramento genético de animais e lavouras. Nos últimos anos, os aplicativos digitais e meios informativos online têm se tornado o braço direito dos pecuaristas e agricultores.

Especialistas e entusiastas já indicam que as tecnologias online vão dominar o agronegócio brasileiro. Afinal, sem elas não será possível atender as demandas mundiais. Estimativas comprovam que o Brasil já está capacitado para exportar seu agronegócio com uma marca própria, para assim ser reconhecido pela sustentabilidade, inovação e qualidade do produto final. Porém, para que isso ocorra, o país tem que abrir seus próprios caminhos, mostrando para o mundo que tem potencial, tecnologia e investimento. Com a tecnologia, o desafio de produzir muito sem exaurir os recursos naturais já está sendo superado.

Contudo, as informações animadoras sobre a pecuária moderna precisam deixar de ser apenas previsões para que se transformem em lucro. Para isso, a Fertili proporciona o melhor que a tecnologia da informação pode oferecer. Com ela, o pecuarista moderno pode fazer gerenciamento online à distancia. Assim a gestão do agronegócio fica mais fácil. Ter uma fazenda informatizada vai ser simples e seguro.  A Fertili tem tudo o que os agropecuaristas precisam para aproveitar o melhor que a era da informação pode proporcionar ao setor.