O Que é Agronegócio e Porque é Tão Importante?

O Que é Agronegócio e Porque é Tão Importante?
Publicado em: AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA CADEIA PRODUTIVA PECUÁRIA

A agropecuária é um dos pilares da economia brasileira. Por isso, é importante saber o que é o agronegócio e entender como ele funciona.  Pois, é por meio da produção de bovinos, equinos, ovinos e caprinos, a indústria pecuária movimenta bilhões no mundo todo. Portanto, agronegócio do Brasil se destaca nesse sentido.

O Agronegócio no PIB

Agronegócio no PIB do Brasil

O setor agropecuário representa 8% do PIB do país e emprega boa parte da população. Por isso, a produção de insumos vindos da agricultura e da pecuária tem dado ao Brasil o título de grande produtor. Hoje em dia, o país está à frente de gigantes como a China e os Estados Unidos em alguns setores da pecuária e agricultura.

Em resumo, a agropecuária garante trabalho para mais de 30% dos brasileiros, e representa um dos principais setores econômicos que gera empregos. Isso ocorre por causa da extensa cadeia produtiva. Que é composta de um conjunto de operações, que vão desde o trabalho nos pastos e lavouras até a comercialização dos alimentos.

Agronegócio Nos Momentos De Crise

O agronegócio do Brasil é reconhecido pelas grandes produções de soja, café e cana de açúcar. Contudo, isso é apenas no setor agrícola. Na pecuária, a indústria de carne carne bovina se destaca. Afinal, o Brasil tem o segundo maior rebanho bovino do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos apenas.

A importância da criação de gado no Brasil é percebida nos números. Em 2015, ano de crise econômica, a indústria de carnes rodou mais de 480 milhões de reais. Apesar de toda incerteza na economia, o agronegócio foi um dos ramos que manteve uma linha de crescimento animadora.

Por outro lado, o rebanho de equinos no Brasil não fica atrás da criação de gado. Hoje, a criação de cavalos brasileira é a maior da América Latina. E conta com um rebanho de cerca de 5.8 milhões de cavalos e movimenta cerca de 16 bilhões ao ano.

Pecuária de Corte

Quando se fala em pecuária de corte, apesar da presença forte do gado no Brasil, o aumento do consumo de carne de ovelhas e cabras tem animado alguns pecuaristas. Nos últimos anos, o pequeno produtor que estava em busca de uma chance para empreender, começou a ter expectativas de expandir o negócio familiar.

Nesse rumo de crescimento, pesquisas de melhora da agropecuária vêm sendo desenvolvidas em várias universidades do país. Esses estudos envolvem questões de aproveitamento da terra e melhoramento genético. Por isso, estão ganhando cada vez mais destaque na ciência.

Caminhos Do Agro Do Brasil

O agronegócio tem lugar de destaque na economia mundial. Afinal, sua principal função é alimentar o mundo. Também é por esse motivo que a agropecuária brasileira se desenvolve com relação direta com a expansão econômica. Desenvolver um agronegócio cada vez melhor tem ligação direta com mais avanços para o consumidor.

A industrialização da agricultura e pecuária não só deixou alguns alimentos básicos mais baratos. Mas também, deu chances para o consumidor selecionar melhor o que vai para a mesa. A indústria expandiu as opções de compra, se tornando um marco da liberdade de consumo de alimentos. Além da garantia de mais acesso para consumidores com vários tipos de necessidades.

Nesse sentido, a pecuária brasileira só tem a crescer. Dados apontam que, ao passo que as pessoas tem mais poder de compra, elas aumentam o consumo de carnes de modo geral. Por isso, os pecuaristas devem se preparar para a demanda que vai aumentar.

Tecnologia Para Pecuária e Agricultura

Tecnologia Agropecuária

Por outro lado, um dos principais desafios dos pecuaristas e agricultores é produzir causando menores danos ao meio ambiente. Uma tarefa difícil quando se tem a missão de alimentar um país continental e ainda exportar produtos para várias partes do mundo.

Nesse sentido, tecnologias digitais de gestão da pecuária se aliam aos produtores rurais e criadores de gado para produção sustentável. Além disso, com tecnologia é possível:

  • Usar melhor áreas de pastagem
  • Fazer melhoramento genético de animais e lavouras.

Nos últimos anos, os aplicativos digitais e meios de informação online têm se tornado o braço direito dos pecuaristas e agricultores. Estudos já indicam que as tecnologias online vão dominar o agronegócio brasileiro. Afinal, sem elas não será possível atender as demandas mundiais.

Nosso Agronegócio Reconhecido

Dados comprovam que o Brasil pode exportar seu agronegócio com uma marca própria. Com isso, poderá ser conhecido pela sustentabilidade, inovação e qualidade do produto final. Porém, para que isso ocorra, o país tem que abrir seus próprios caminhos.

Precisamos mostrar para o mundo que temos potencial, tecnologia e investimento. Com a tecnologia, o desafio de produzir muito sem exaurir os recursos naturais já está sendo superado. Contudo, as informações animadoras sobre a pecuária moderna precisam deixar de ser apenas previsões para que se transformem em lucro.