Pecuária | Entenda a Importância na Alimentação

Pecuária | Entenda a Importância na Alimentação
Publicado em: AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA PECUÁRIA DE CORTE PECUÁRIA LEITEIRA

A pecuária brasileira produz muitos itens para consumo nacional e internacional. Contudo, a principal finalidade da pecuária moderna do Brasil é alimentar. Portanto, a produção de matérias primas, como couro e lã são muito relevantes. Contudo, a produção de alimento as supera.

Por isso, pequenos e grandes pecuaristas criam bovinos, ovinos e caprinos para produzir carne, leite e derivados. Ou seja, no Brasil, são desses animais que vem boa parte da carne e leite que as pessoas consomem no dia a dia.

Os Principais Produtos da Pecuária Nacional

Alimentação brasileira

Em suma, desde a carne do churrasco ao leite e manteiga do café da manhã, os produtos da pecuária fazem parte da alimentação do brasileiro. Picanha, leite longa vida e queijo são exemplos de alimentos muito populares.

Por esse motivo, o Brasil segue em disparada no ramo alimentício. Sendo o numero 1 no mundo em exportações de carne. Enquanto isso, a exportação de leite cresce de forma animadora ano após ano. De fato, esse crescimento está ligado à implantação de tecnologias de gestão online oferecidos por aplicativos como o Fertili 360. Além, é claro, dos diversos avanços da agricultura.

De certo modo, a indústria de carne e leite podem parecer a mesma coisa. Porém, existe uma diferença entre a produção de uma peça de carne e a de um bom queijo. Ou seja, a pecuária se divide em duas versões: a pecuária de corte e a pecuária de leite. Com essa divisão, é possível produzir com mais qualidade e facilidade cada um desses alimentos.

Pecuária De Corte: O Que É? Como É Feita?

Nelore na pecuária do Brasil

Veja, a pecuária de corte se refere a toda produção de animais destinados ao abate para a produção de carne. Entre os animais mais usados estão os bovinos, caprinos e ovinos. Portanto, a pecuária de corte é a modalidade mais expressiva do setor pecuarista brasileiro.

Cavalos na Pecuária de Corte

A criação de gado para a produção de carne depende de outras pecuárias. Como exemplo disso, na prática da pecuária extensiva, a criação de gado depende dos cavalos. Os cavalos são essenciais para o pecuarista na hora de lidar com o rebanho de bovinos nos pastos. Pois são peça chave do manejo nas fazendas.

Pasto e Sanidade

Na produção de carne, tudo começa com planejamento. A primeira coisa a ser pensada é o fornecimento de alimento para os animais e a formação do pasto. Entretanto, também é importante pensar nos serviços veterinários, como vacinação. Por outro lado, o uso de tecnologias de gestão individual e/ou coletiva dos animais e as técnicas de melhoramento genético também são relevantes.

Cadeia Produtiva da Pecuária

O próximo passo é o manejo e a criação dos animais, tudo isso ocorre nas fazendas. Na fazenda é onde o uso de aplicativos de gestão pecuária se faz mais necessário. Da fazenda, os animais seguem para a indústria que processa a carne. Onde ocorre o abate, o tratamento da carne e também a distribuição. Através desse processo, as pessoas têm a oportunidade de adquirir carne de qualidade, tratada e inspecionada.

Pecuária De Leite: Você Sabe Como Funciona?

Pecuária leiteira

Como o nome já diz, essa modalidade da pecuária cria bovinos para a produção de leite e seus derivados. São eles queijos, manteigas e iogurtes, requeijões e doces.

Na pecuária leiteira, os processos se igualam aos da pecuária de corte. No entanto, em vez do abate, nessa modalidade, ocorre o desmame. Nesse processo, os bezerros são separados das vacas e elas passam produzir o leite que será vendido.

Esse leite é colocado em caminhões modernos. Neles, a temperatura correta é mantida. Depois disso, após alguns processos físico-químicos de tratamento, o leite parte para divisões industriais, onde se tornará alimento derivado.

Aumento Da Produtividade Nas Fazendas

De fato, o processo que leva os alimentos provenientes da pecuária à mesa dos trabalhadores começa na reprodução do gado. Portanto, a implantação de tecnologias online nesse processo é essencial.

O prejuízo pela perda do rebanho é um dos maiores medos do produtor rural. De certo, esse tipo de perda pode ocorrer por causas diversas. Como doenças ou até mesmo por meio da compra de animais de baixa qualidade.

Nesse sentido, é importante falar da Fertili. Pois, nossos serviços (Metodologia 360 e Fertili 360) são ótimos para fazendas mais lucrativas. Para saber mais, clique nos links e conheça como é bom ser um Pecuarista 360.