A Importância Da Pecuária Na Sua Alimentação

bovinocultura leiteira no Brasil
Publicado em: Agronegócio , Agropecuária , Boi , Bovinocultura , Bovinos , Cabra , Caprinocultura , Caprinos , Carneiro , Confinamento de Gado , Fazenda , Gado de Corte , Gado de Leite , Melhoramento Genético , Ovelha , Ovinocultura , Ovinos , Vaca ,

Atualmente, a pecuária brasileira produz uma gama de itens que são comercializados nacional e internacionalmente. Embora a produção de matérias primas, como couro e lã seja muito relevante, a principal finalidade da pecuária moderna do Brasil tem sido, de fato, alimentar. Nos campos e fazendas, pequenos e grandes pecuaristas criam principalmente bovinos, ovinos e caprinos para produzir carne, leite e derivados. No Brasil, são desses animais que vem boa parte da proteína que as pessoas consomem no dia a dia.

Desde a carne do churrasco ao leite e à manteiga do café da manhã, os produtos provenientes da pecuária representam boa parte da alimentação do brasileiro. Picanha, leite longa vida, manteiga e queijo são exemplos de alimentos muito populares. O Brasil segue em disparada no ramo alimentício e é o numero 1 no mundo em exportações de carne. Enquanto isso, a exportação de leite cresce de forma animadora ano após ano. Esse crescimento se relaciona diretamente com a implantação de tecnologias de gerenciamento online oferecidos por apps como a Fertili, além dos diversos avanços da agroindústria.

A indústria de carne e indústria de leite podem parecer a mesma coisa, mas existe uma diferença entre a produção de uma bela peça de carne e a produção de um bom queijo. Pode-se dizer que a pecuária de divide em duas modalidades: a pecuária de corte e a pecuária de leite. Com essa divisão, é possível produzir com mais qualidade e facilidade cada um desses alimentos.

Pecuária De Corte: O Que É, Como É Feita, Serve Para Quê?

alimentos provenientes da pecuária brasileiraA pecuária de corte se refere a toda produção de animais destinados ao abate para a produção de carne, entre animais mais usados estão os bovinos, caprinos e ovinos. A pecuária de corte é a modalidade mais expressiva do setor pecuarista brasileiro.

A criação de gado para a produção de carne é muito importante para a economia brasileira. Na prática da pecuária extensiva, esse trabalho é complementado pela criação de cavalos. Os cavalos são essenciais para o pecuarista na hora de lidar com o rebanho de bovinos nos pastos, pois são peça chave do manejo nas fazendas.

Na produção de carne, tudo começa com planejamento. A primeira coisa a ser pensada é o fornecimento de alimento para os animais e a formação do pasto. É preciso ocorrer também o fornecimento de serviços veterinários, como vacinação. O uso de tecnologias de gerenciamento individual e/ou coletivo dos animais e as técnicas de melhoramento genético também são importantes no processo.

O próximo passo é o manejo e a criação dos animais, tudo isso ocorre nas fazendas que são as unidades produtoras e onde o uso de apps de gerenciamento online se faz mais necessário. Da fazenda, os animais seguem para a indústria processadora, onde ocorre o abate, o tratamento da carne e também a  distribuição.

Através desse processo, as pessoas tem a oportunidade de adquirir carne bovina, caprina e ovina de qualidade, tratada e inspecionada.

Pecuária De Leite: O Nome Já Diz Tudo, Mas Você Sabe Como Funciona?

bovinocultura leiteiraComo o nome já diz, essa modalidade da pecuária se detém à criação de animais para a produção de leite e seus derivados. São eles queijos, manteigas e iogurtes, requeijões e doces.

Na pecuária leiteira, os processos se igualam aos da pecuária de corte. No entanto em vez do abate, nessa modalidade, ocorre o desmame. Nesse processo os bezerros são separados das vacas e elas passam produzir o leite que será comercializado.

Esse leite é devidamente armazenado e transportado em caminhos modernos onde a temperatura correta é mantida. Após alguns processos físico-químicos de tratamento, o produto parte para subdivisões industriais, onde se transformará nos derivados.

Pecuária Informatizada É Sinônimo De Aumento Da Produtividade

O processo que leva os alimentos provenientes da pecuária à mesa dos trabalhadores começa na reprodução dos animais. A implantação de tecnologias online nesse processo, que começa na fazenda, é essencial.

Um dos maiores medos do produtor rural que abastece a indústria da pecuária é o prejuízo pela perda do rebanho. Esse tipo de prejuízo pode ocorrer por causas diversas, como doenças ou até mesmo através da compra de animais de baixa qualidade.

Nesse sentido é importante destacar a importância da Fertili.  Com nosso serviço de gerenciamento online de fazendas o pecuarista (de pequeno, médio e grande porte) terá menos surpresas desagradáveis e uma produção lucrativa.

Com a gestão online da Fertili, o produtor rural terá a oportunidade de aumentar a produtividade. Por meio dos avanços tecnológicos será cada dia mais fácil fazer um manejo informatizado de forma simples e segura.