Como Ofertar Silagem Para Gado Em Confinamento?

Como Ofertar Silagem Para Gado Em Confinamento?
Publicado em: CONFINAMENTO DE GADO NUTRIÇÃO DO GADO

Ofertar silagem para o gado em confinamento é uma das melhores opções para o pecuarista de corte que quer aumentar a produção e finalizar o ciclo com o gado mais gordo. Inclusive, fazer a terminação do gado de corte em confinamento por si só já é muito eficaz. Porém, ainda assim, é importante montar uma boa estratégia nutricional.

Mas como saber qual alimento ofertar para o gado confinado? Será que a silagem de milho é a mais recomendada? É sobre isso que vamos falar hoje. Por isso, continue lendo para entender como implementar essa estratégia na sua fazenda sem grandes gastos.

Confinamento De Gado E Pecuária Intensificada

Silagem para gado de corte

Muitos pecuaristas de recria e engorda adaptaram suas fazendas e técnicas para produzir mais carne em menos hectares. Ou seja, esses produtores intensificaram a pecuária de corte.

E um exemplo de intensificação da pecuária de corte é justamente a prática de confinamento de bovinos para engorda. Porque no confinamento, o pecuarista:

Mas para um rebanho bovino confinado engordar bem é necessário um planejamento alimentar. Por isso, o pecuarista gestor deve criar uma estratégia nutricional que seja eficiente e financeiramente sustentável para a propriedade. É aí que entra a oferta de silagem para o gado em confinamento.

Estratégia De Nutrição Para Gado Em Confinamento

Quanto Quilos De Silagem O Gado Em Confinamento Come Por Dia?

Esta é uma dúvida muito comum e a resposta vai depender da variação da dieta. 

Em média, os bovinos consomem cerca de 14 kg de alimento diariamente e ingerem cerca de 6000 ml de água. Mas isso não significa que você deve oferecer 14 kg de silagem para cada bovino. Pois a dieta dos animais em confinamento deve conter ainda, a suplementação proteinada e o concentrado.

As recomendações atuais para obter bons resultados em ganho de peso são:

  • Uma dieta de 70% a base de silagem de alta qualidade;
  • Consumo de matéria seca em torno de 2,5% do peso vivo.

Usando essa média, é possível calcular a base da dieta com silagem do gado em confinamento. Contudo, não se esqueça da oferta de suplementação proteinada que não especificamos aqui.

Como Saber Se A Silagem É De Qualidade?

Muitos produtores na pecuária de corte optam pela silagem não só no confinamento, mas principalmente para alimentar o rebanho durante a seca. Alguns optam por comprar a silagem e outros decidem produzir a própria silagem na propriedade. 

As duas escolhas podem ser viáveis a depender da realidade da propriedade. Por isso, o importante é fazer contas e analisar qual é a melhor opção para você.

Um ponto relevante, no entanto, é como o pecuarista assegura que a silagem é de alta qualidade. Seja ela vinda de um fornecedor externo ou produzida por conta própria. O que define a qualidade da silagem é a espécie forrageira escolhida e o processo de ensilagem em si.

Melhor Gramínea Para Silagem Do Gado Em Confinamento

Plantação de milho para silagem

Sem demora, a gente sabe que a silagem de milho é uma das opções mais adequadas para o gado confinado. Afinal:

  • A silagem de milho tem alto valor energético, ajudando na engorda;
  • O gado tem alta aceitação para silagem de milho, sendo uma das mais palatáveis.
  • O milho ensilado tem um dos melhores custos benefícios para o pecuarista de corte que possui gado em confinamento, chegando a custar para cerca de R$70 a tonelada.

Por isso, a gramínea dever ser com certeza uma das primeiras da sua lista na hora de considerar a estratégia de oferta de silagem.

O Processo Correto De Ensilagem Vale A Pena

Silagem para gado de corte em confinamento

Uma boa silagem para o gado em confinamento precisa ter alguns aspectos básicos:

  • Alto valor energético;
  • Bom aproveitamento da planta para facilitar colheita
  • Digestibilidade;
  • Qualidade dos silos.

E tudo isso faz parte do processo de fabricação desse alimento.

Portanto, para que a oferta de silagem para o gado em confinamento seja realmente vantajosa para a sua fazenda, é importante que o produtor ou fabricante esteja atento ao ponto ideal de realizar a colheita da planta.

Observe, por exemplo, as especificações antes de produzir ou comprar silagem de milho para o seu rebanho confinado. É fundamental que a planta tenha um teor de matéria seca entre 34% e 37% na hora de colher. 

Além disso, a boa silagem de milho com alta digestibilidade e rica em calorias tem:

  • 15% de folhas; 
  • 18% de colmo;
  • 67% de espigas; 
  • A espiga, por ser uma parte importante da planta, deve apresentar cerca de 74% de grãos; 11% de palha e de 15% de sabugo.

A Estratégia Faz Parte Do Pensamento Do Pecuarista Moderno

Como vimos, a pecuária de corte é cheia de especificações: desde a estrutura da propriedade ao cultivo e compra do alimento que o gado consome. Ou seja, estar por fora das estratégias de gestão pecuária, compra e venda de gado e intensificação torna você um pecuarista com menos chances de competir no mercado e aumentar a produtividade da fazenda.

Por isso, se você deseja aumentar a produtividade da sua fazenda e se posicionar como um estrategista e gestor, acesse gratuitamente o treinamento da Metodologia 360. Ele traz uma série de vídeos curtos que ensinam o método que conseguiu duplicar em 6 meses o GMD de uma fazenda parceira.