Como Alcançar O GMD Ideal Com Estratégia

Como Alcançar O GMD Ideal Com Estratégia
Publicado em: PECUÁRIA DE CORTE METODOLOGIA 360 PRODUÇÃO

Aprender qual o GMD ideal e como atingi-lo é extremamente importante na pecuária de corte

A sigla GMD significa Ganho Médio Diário de peso. Por tanto, é um índice que pode ser aumentado por meio da adoção de algumas ações assertivas e de escolhas mais inteligentes na rotina do gado. Permitindo uma nutrição mais completa e proveitosa na propriedade de recria e engorda. 

Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

Recapitulando O Que É GMD

A sigla GMD se refere ao ganho médio diário de peso do boi, um indicador extremamente importante para propriedades de recria e engorda e que você deve estar sempre de olho. 

Na prática, quando pensamos que o produtor de carne ganha com base nas arrobas produzidas, não é necessário dizer o quanto o GMD é um indicador relevante e que tem o intuito de informar quantos quilos o gado está ganhando dia após dia. Através dele, podemos checar o desempenho e o potencial de lucratividade da fazenda

Ganho Médio Diário do gado

Dessa maneira, é possível perceber se o rebanho está tendo baixa produtividade e se é preciso realinhar estratégias. Tudo isso para melhorar as margens do negócio e compensar os gastos fixos com ração, pastejo, vacinas, suplementação, manejo e assim por diante. 

Em linhas gerais, é consenso que, para ser financeiramente rentável, o GMD ideal deve ficar acima de 0,850Kg/dia. 

GMD O Cálculo É Muito Simples De Fazer

O índice do GMD pode ter algumas variações de acordo com as características da propriedade e as informações que são desejadas pelo pecuarista. No entanto, em linhas gerais, o cálculo mais aceito é com uma fórmula na qual se pega o peso atual do animal e se subtrai o peso anterior, dividindo o resultado pelos dias entre as pesagens. 

Com isso, é obtido um resultado que informa o quanto de peso em quilos o animal ganhou por dia. Enquanto o GMD acima de 0,850Kg/dia pode ser considerado ideal, métricas abaixo desta faixa tornam a pecuária de corte pouco rentável e a necessidade de mais gastos. O que pode implicar em tremendos prejuízos ao longo dos meses.

Qual A Importância De Medir O GMD?

Medir e acompanhar o GMD é muito importante para a gestão da pecuária de corte. Pois, o GMD é capaz de fazer uma enorme diferença na margem de lucros da cadeia produtiva de carne

E esse recado vai diretamente para pequenos pecuaristas. Eles que costumam operar com margens mais apertadas. Por esse motivo, acompanhar o GMD permite tomar ações simples, que podem melhorar muito o desempenho de pequenas propriedades pecuárias

Além disso, o GMD ajuda a entender quais são os melhores e os piores animais do seu rebanho. Uma informação fundamental para fazer novos direcionamentos. Como por exemplo:

  • decidir sobre como e onde comprar gado;
  • apostar na suplementação do rebanho;
  • medidas estruturais de intensificação que possam minimizar a diferença e aumentar a lucratividade geral do rebanho.

Quais As Técnicas Para Alcançar O GMD Ideal?

Agora que falamos sobre o GMD, como calcular e qual a sua importância para a produção de corte, chegou a hora de descobrir algumas técnicas para que o rebanho consiga atingir o ganho médio diário de peso ideal. Algumas soluções são bastante simples, mas farão toda a diferença no resultado da propriedade no final do mês. 

Acompanhe. 

Aposte No Confinamento Dos Bovinos

Uma das técnicas mais utilizadas para alcançar o GMD ideal consiste em apostar no confinamento dos bovinos, embora seja importante frisar que a maneira de fazer isso pode variar bastante de produção para produção. No entanto, o conceito geral é o mesmo: deixar os animais fechados em espaços com áreas restritas, separadas apenas para essa finalidade.

Formas de atingir o GMD

Trata-se de um sistema de criação popular em muitos lugares do mundo, uma vez que oferece muitos benefícios. Os alimentos devem ser fornecidos em linhas de cocho, enquanto a água fica em bebedouros, com bastante abundância. Via de regra, o mais usual é que este processo seja feito em períodos de seca, nos quais há escassez de forragem para pastejo e quando é mais difícil manter um bom GMD.

Favoreça A Adaptação Dos Animais 

Para apostar no confinamento dos bovinos e atingir o GMD ideal, você precisa favorecer a adaptação dos animais. Uma vez que esta é uma das fases mais críticas da adoção de tal estratégia. Isso ocorre porque o rebanho precisará lidar com uma rotina de alimentação distinta, um convívio social diferente e, de quebra, um ambiente totalmente novo.

Como se isso não bastasse, o sistema digestivo do boi também precisará se adaptar a grandes volumes de ingestão. Isso pode ser feito de maneira progressiva. Nesse contexto, a introdução de alimentos concentrados pode ser muito benéfica, elevando o GMD e trazendo melhores resultados do que a forragem. 

Fique Atento Aos Sinais De Problemas 

Outra dica crucial para garantir o ganho de peso diário consiste em ficar atento aos primeiros sinais de problemas. Alguns podem afetar apenas o animal individualmente, enquanto outros podem incidir sobre todo o lote. A acidose, por exemplo, está ligada ao aumento da produção de ácido lático, que se manifesta pela redução do apetite e pode até levar à morte. 

Já o timpanismo, também chamado de empanzinamento ou meteorismo ruminal, é uma distensão do rúmen, gerado pelo acúmulo acentuado de gases por conta da fermentação. Por isso, fique de olhos abertos e não hesite em chamar o veterinário ao perceber alguns sinais, como grunhidos, aumento da frequência respiratória, coices no ventre, etc. 

Utilize Uma Boa Solução Em Tecnologia Pecuária

Por fim, nos dias de hoje, o pecuarista inteligente não pode abrir mão dos benefícios da tecnologia para a pecuária. Como o aplicativo da pecuária de precisão: Fertili 360. Que pode, inclusive, ajudar a conquistar o GMD ideal. Tendo em vista que centraliza informações e fornece elementos importantes para a tomada de decisão. 

GMD Ganho Médio Diário

Com ele, você consegue maximizar o retorno por animal, por meio da análise de dados e detalhes que envolvem a rotina da fazenda. Para pequenos produtores, pela própria natureza de suas atividades, isso pode ser ainda mais relevante, uma vez que são empreendedores que contam com menos margens para erros e precisam de ainda mais precisão de dados na pecuária.

O Papel Da Fertili Nisso Tudo

Como você pôde ver, atingir o GMD ideal é extremamente importante e pode fazer com que pequenas propriedades ganhem um padrão melhor de competitividade no mercado. 

Gostou de aprender mais sobre o GMD ideal? Quer contar com uma boa ferramenta de gestão para a fazenda? Então, não deixe de entrar em contato com nossa empresa e conheça nossa solução!