A Importância da Taxa de Prenhez na Fazenda de Cria

A Importância da Taxa de Prenhez na Fazenda de Cria
Publicado em: REPRODUÇÃO BOVINA ,

Reprodução de bovinos e taxa de prenhezTodo pecuarista de cria busca uma boa taxa de prenhez. Seu objetivo é sempre manter o maior número de vacas grávidas. Afinal, sem bezerros, sem sustento.

Porém, para uma estação de monta eficiente, com boa taxa de prenhez e que não dê prejuízos, o produtor deve pensar em como otimizar o processo reprodutivo das vacas. É nesse momento que entram as técnicas de manejo e a importância dos índices reprodutivos.

Estação de monta e manejo reprodutivo

O manejo reprodutivo é o conjunto de práticas relacionadas à reprodução dos bovinos, que visa melhorar a procriação do rebanho.

Já a estação de monta é uma das técnicas e metodologias mais eficientes para aumentar a taxa de prenhez. Ou seja, a quantidade/qualidade da reprodução dos bovinos. Quando você faz uma estação de monta na fazenda de cria, a chance de controlar melhor todo o processo de reprodução é muito maior.

A seguir, conheça esses processos e como funcionam!

Estação de Monta e Taxa de Prenhez

Taxa de Prenhez e Bezerros SaudáveisA estação de monta ou período de monta é uma prática de criação de bovinos. Na estação de monta, o pecuarista separa as vacas aptas à reprodução e as deixa em um Período de Espera Voluntária (PEV).

Após isso, essas vacas são expostas ao touro (no caso da monta natural) ou à IATF, que é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo.

Todo esse processo é feito em um período estratégico do ano, geralmente entre outubro e janeiro, na estação das chuvas. As vacas a serem inseminadas são selecionadas, e o período de cio de cada uma é observado e verificado.

O objetivo de uma estação de monta na fazenda de cria é concentrar partos em um determinado período. Assim, em seguida, o produtor poderá lidar de forma mais otimizada com o cuidado dos bezerros, como desmama, vacinações, vermifugações e outros manejos importantes.

Além disso, a estação de monta possibilita a identificação de fêmeas de melhor desempenho reprodutivo. As vacas que parem no início da estação de partos, geralmente, ficam gestantes novamente mais cedo dentro do período de monta, além de desmamarem bezerros mais pesados e saudáveis.

Como funciona a taxa de prenhez? 

A taxa de prenhez é um índice de grande destaque nas fazendas de cria da pecuária de corte. Afinal, serve para medir a velocidade em que as vacas estão ficando gestantes. A taxa de prenhez é importante para monitorar o desempenho reprodutivo dos rebanhos durante a estação de monta.

Esse índice relaciona o número de vacas que ficaram prenhes e o número de vacas aptas.

Vacas aptas são todas as que passaram pelo PEV para uma próxima gestação no período de 45 dias após o parto. Quanto maior a taxa de gestação de um rebanho, maior a quantidade de vacas gestantes nos primeiros ciclos reprodutivos após o PEV, e maior o retorno econômico para o sistema de produção.

Após esse período de PEV é importante observar a taxa de concepção. Essa taxa representa a precisão no processo de inseminação das vacas. Ou seja, a taxa de concepção é o resultado do número de vacas que efetivamente ficaram prenhes em relação ao número de animais que foram inseminados, em um determinado período.

Entendendo Índices Reprodutivos Importantes

  • Taxa de Serviço (TS)

Indica a eficiência do processo de inseminação (seja ele artificial ou natural) ou - quando for baixa - falhas na percepção do cio.

TS =  Total de vacas devidamente inseminadas / Total de vacas aptas

  • Taxa de Concepção (TC)

Indica a precisão do processo de inseminação durante a estação de monta.

TC = Taxa de vacas prenhes / Taxa de serviço

  • Taxa de Prenhez (TP)

É o índice principal em uma estação de monta. Indica de forma geral, se os manejos reprodutivos foram suficientes e eficientes, a taxa de prenhez é a forma de saber se a sua estação de monta funcionou. Representa o sucesso ou o fracasso da estação de monta.

TP = Número de vacas prenhes / Número de vacas aptas

Hipoteticamente podemos observar que:

Se de 100 vacas aptas

70 foram inseminadas corretamente, a taxa de serviço é de 70%

Se desses 70, 40 animais ficaram prenhes: 57% de taxa de concepção

Para manter uma boa produtividade na estação de monta da fazenda de cria, as taxas de concepção devem estar acima de 30%. Uma porcentagem menor indica a necessidade de mais controle e um processo de identificação de cio e inseminação mais preciso.

Cuidados necessários para obter sucesso na Estação de Monta

São vários os fatores que devem ser avaliados para a instalação da estação de monta, os principais são:

  • A implantação deve coincidir com o período do ano de maior disponibilidade de forragens de melhor qualidade (estação das chuvas);
  • A garantia de uma rebanho com vacas férteis;
  • Avaliação da fertilidade dos touros ou do sêmen para não ocorrer comprometimento na taxa de prenhez;
  • Avaliação da condição ginecológica das fêmeas antes de entrarem na Estação de Monta;
  • Deve-se atender todos os requerimentos nutricionais das vacas;

Benefícios da Estação de Monta Bem Feita

  • Animais com melhores condições corporais.
  • Descanso aos reprodutores.
  • Concentração de nascimentos, o que facilita o manejo de bezerros e uniformiza os lotes futuros.
  • Mais precisão das estimativas dos valores genéticos dos animais.
  • Mais conhecimento e controle sobre matrizes e reprodutores.
  • Boas condições nutritivas para as vacas prenhes e lactantes, quando a estação de monta coincide com a época de chuvas.

O sucesso é resultado de um bom planejamento

Monitoramento da taxa de prenhez na estação de montaÉ importante ter em mente que não há uma solução mágica que funcione para todas as fazendas. Existem muitas condições de criação no Brasil que definitivamente não permitem o uso de fórmulas pré-fabricadas.

No entanto, planejamento e controle sempre irão funcionar, independente das condições da sua propriedade.

A Fertili acredita que o bom senso, o bom planejamento e o conhecimento técnico são os principais elementos para se construir um trabalho de sucesso.

image/svg+xml

Whoops, looks like something went wrong.

(1/1) ErrorException

file_put_contents(): Only 0 of 215 bytes written, possibly out of free disk space

in Filesystem.php line 122
at HandleExceptions->handleError(2, 'file_put_contents(): Only 0 of 215 bytes written, possibly out of free disk space', '/var/www/sitelaravel/vendor/laravel/framework/src/Illuminate/Filesystem/Filesystem.php', 122, array('path' => '/var/www/sitelaravel/storage/framework/sessions/FB7ykcZVZOeMYIoZNtfb3wtwejNtdKOTiuovFb4l', 'contents' => 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"x0VGORtgqmaSJXawuY8J8tsMW5arEubswbSfkJ3q";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:57:"https://fertili.com.br/taxa-de-prenhez-na-fazenda-de-cria";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}', 'lock' => true))
at file_put_contents('/var/www/sitelaravel/storage/framework/sessions/FB7ykcZVZOeMYIoZNtfb3wtwejNtdKOTiuovFb4l', 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"x0VGORtgqmaSJXawuY8J8tsMW5arEubswbSfkJ3q";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:57:"https://fertili.com.br/taxa-de-prenhez-na-fazenda-de-cria";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}', 2)in Filesystem.php line 122
at Filesystem->put('/var/www/sitelaravel/storage/framework/sessions/FB7ykcZVZOeMYIoZNtfb3wtwejNtdKOTiuovFb4l', 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"x0VGORtgqmaSJXawuY8J8tsMW5arEubswbSfkJ3q";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:57:"https://fertili.com.br/taxa-de-prenhez-na-fazenda-de-cria";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}', true)in FileSessionHandler.php line 83
at FileSessionHandler->write('FB7ykcZVZOeMYIoZNtfb3wtwejNtdKOTiuovFb4l', 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"x0VGORtgqmaSJXawuY8J8tsMW5arEubswbSfkJ3q";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:57:"https://fertili.com.br/taxa-de-prenhez-na-fazenda-de-cria";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}')in Store.php line 128
at Store->save()in StartSession.php line 88
at StartSession->terminate(object(Request), object(Response))in Kernel.php line 218
at Kernel->terminateMiddleware(object(Request), object(Response))in Kernel.php line 189
at Kernel->terminate(object(Request), object(Response))in index.php line 58