A Tecnologia Inserida na Cadeia Produtiva de Equinos

A Tecnologia Inserida na Cadeia Produtiva de Equinos
Publicado em: AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA ANDALUZ APPALOOSA CADEIA PRODUTIVA PECUÁRIA CAVALO ÉGUA EQUINOCULTURA EQUINOS PECUÁRIA DE CORTE

Cavalos na Pecuária do BrasilMesmo com a incorporação de  todo o aparato tecnológico de última geração, alguns instrumentos tidos como rústicos, ainda são essenciais. Os cavalos, por exemplo. A cadeia produtiva de equinos continua sendo importante para o desenvolvimento de atividades pecuárias e agrícolas nacionais.

Em uma rápida abordagem quantitativa, o Brasil conta com cerca de 7.487.657 cabeças (equinos, muares e asininos).

É uma tropa com mais de 7 milhões de cavalos, sendo incluídos os animais de lida, de raça, lazer e competição. Além disso, o Brasil é 8º maior exportador da carne equina no mundo. O país faz negócios com Rússia, Bélgica, Itália, Japão e Vietnã, onde o alimento é uma iguaria.

A equinocultura movimenta anualmente R$ 16,15 bilhões e gera 610 mil empregos diretos e 2.430 mil empregos indiretos, sendo responsável, assim, por 3 milhões de postos de trabalho.

A Cadeia Produtiva De Equinos

Cadeia produtiva, numa rápida definição, trata-se do conjunto de etapas pelas quais os diversos insumos passam e vão sendo transformados e transferidos, até a chegada do produto final ao consumidor. Essa teorização se aplica ao setor de equinos? Sim.

Ressalta-se, no entanto, o não reducionismo de toda a cadeia a essa resumida abordagem. Já que a cadeia produtiva de equinos é a mais complexa do setor pecuário. E te explicarei o porquê.

Imagine os parques industriais fornecedores de bens e insumos para o campo. Estas são as chamadas atividades "antes da porteira".

Agora pense na formação de redes de transporte, processamento, industrialização e distribuição. São as atividades "pós porteira".

Até aí, tudo bem. Entretanto, esse esquema tem uma maior volatilidade quando paramos pra pensar nas categorias de serviços com equinos. Não é um puro e simples mercado com um ou dois produtos finais.

O setor conta com a criação de equinos para trabalho, para lazer, para esporte, competições olímpicas e para o abate. Nesse sentido, a cadeia produtiva se desdobra em teias de relações e serviços que nos renderiam mais alguns textos.

Somado ao fator complexidade, para se situar no meio da cadeia produtiva de equinos, o produtor ainda precisa lidar com estreitamento das relações entre indústria, serviços e agropecuária. Mesmo que a sua intenção seja a compra de um animal para arar a terra, será necessário se atentar às necessidades antes e pós porteira, às oscilações de preço no mercado, à melhor raça, ao movimento da indústria que fornecerá alimento e produtos adequados para garantir a sanidade animal.

Nesse contexto, a pergunta de "1 milhão de reais" é: como obter informações suficientes para entender a cadeia, se situar, otimizar processos e encontrar o caminho mais rentável para o seu tipo de produção? Tecnologia simplificada é a solução.

A Inserção Da Tecnologia Simplificada

Tecnologia para Pecuária EquinaSabido do peso econômico, da complexidade da cadeia e do estreitamento das relações dos agentes que a compõem, é claro que para lidar com o mercado, o produtor terá que se formar e profissionalizar.

Trata-se de um cenário positivo, significa que o setor nacional está caminhando rumo à qualificação.

Nesse sentido, a tecnologia entra como uma auxiliar. Mas não é qualquer tecnologia, a Fertili está se referindo à tecnologia simplificada do aplicativo de gestão e manejo rurais. E quais as principais vantagens? Esclareceremos.

Armazenamento De Informações Sobre Seus Animais

Fotos, vídeos, genealogia, dados biométricos e a entrada e saída de cada indivíduo do plantel poderão ser armazenadas como forma de garantir o controle.

Controle De Procedimentos Reprodutivos

Acompanhe os procedimentos de reprodução de cada animal. A Fertili vai garantir que você saiba em que fase se encontra cada equino e obtenha, através do prontuário do animal, todas as informações sobre as suas reproduções.

Registro Veterinário

Longe de toda a papelada que não garante segurança, você poderá registrar todos os procedimentos veterinários passados e datas agendadas. Desde vacinações, medicamentos à vermifugação.

Melhoramento Da Gestão Financeira

Controle a compra e venda de animais, distribua as despesas e receitas da sua propriedade armazenando custos personalizados. Desta forma, você poderá acompanhar a evolução financeira do seu negócio.

Website Informativo

Através do site da Fertili você se manterá atualizado sobre o que acontece no mercado de equinos. Além disso, caso você esteja interessando em comprar e vender animais, acesso o Fertili Mercado, o mercado online da pecuária nacional. Crie sua conta gratuita aqui.