Agropecuária: Quais As Novas Demandas?

Agropecuária: Quais As Novas Demandas?
Publicado em: AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA CADEIA PRODUTIVA PECUÁRIA EXPORTAÇÃO DO GADO

Desde sempre, as mudanças econômicas fizeram a agropecuária do Brasil ser moderna. Ou seja, achar formas melhores de produzir alimentos. Assim, os maiores culpados por essa mudança são o mundo global e o comércio livre.

Afinal, eles apagam fronteiras, ampliam mercados e impulsionam o consumo. Hoje em dia, quem faz as demandas agropecuárias é o consumidor. Que se tornou muito mais exigente. Além disso, o fluxo de comércio mudou, se tornando mais dinâmico e muito competitivo.

A Nova Agropecuária Provoca o Produtor

Maquinário para agropecuária

Hoje em dia, a fazenda se tornou uma empresa rural. Por isso, o produtor rural do século 21 é provocado a se transformar em um gestor do agronegócio. Portanto, não basta apenas tirar o leite da vaca e o vegetal da terra. Hoje, é preciso garantir:

  • produção mais limpa;
  • segurança alimentar
  • alimentos com rótulos;
  • certificação de origem;
  • sistemas produtivos sustentáveis;
  • certificação ambiental.

Porém, tudo isso está inserido em um cenário que exige produção veloz, praticidade e atenção. Em especial, por causa da mudanças do mercado e do perfil de consumo no mercado mundial.

O Principal Desafio na Agropecuária

O produtor rural moderno precisa atender as condições do mercado e gerar lucro. Para isso, é necessário ter estratégia. Portanto, a Fertili acredita que para produzir na agropecuária de hoje é preciso apostar em tecnologia e intensificação.

Acreditamos que a tecnologia é o meio ideal de atender as demandas para a pecuária e a agricultura. Além da tecnologia, é importante falar de como aplicar métodos de gestão da fazenda podem colaborar para a produtividade.

Soluções Para o Produtor Moderno

Agricultura e Pecuária no Brasil

O produtor rural moderno precisa dominar a produção. Ou seja, ele precisa ter controle sobre o campo, o solo e as técnicas. Quando isso acontece, o empresário rural se torna um bom pecuarista ou um bom agricultor.

No entanto, para controlar o mercado, o produtor rural precisar ser um bom investidor. Além disso, deve buscar ser um gestor ágil. E, claro, estar bem informado.

Com base nisso, a inclusão de tecnologia na fazenda pode se basear em 3 pontos. Confira:

Tecnologia Para Agropecuária

Investir em tecnologia para tornar a produção mais fácil é essencial. Visto que algumas delas tornam as fazendas mais competitivas. Por isso, é bom ser um pecuarista atento aos avanços de tecnologias e estudos. Essas são duas coisas fazem a produção rural aumentar.

Como exemplo, podemos citar os maquinários: tratores, máquinas de ordenha e trituradores elétricos. Esses equipamentos reduzem o tempo de trabalho e aumentam a produtividade.

Tecnologia na Pecuária

Na pecuária, há avanços e estudos ajudam o produtor de muitas formas. Uma das mais citadas se refere a melhoramento genético de gado. Além disso, as técnicas de gestão da fazendas pecuárias se fazem essenciais para uma produção de carne e leite mais eficiente.

Gestão da Agropecuária

Na fazenda, é muito crucial ter controle sobre a produção. Sabemos que é impossível controlar o clima, por exemplo. Contudo, é bom que o produtor rural controle os índices da sua produção.

Na agricultura, a precisão dos dados produtivos já é uma realidade. Porém, a pecuária brasileira ainda peca nesse sentido. Afinal, é muito comum encontrar fazendas que não pesam o gado. Contudo, sabemos que hoje não é possível lucrar sem medir todos os dados da produção de arrobas.

Por isso, o pecuarista precisa entender que já existem tecnologias pecuárias que permitem medir todos os índices do rebanho. Um exemplo é o Fertili 360. Com ele, o pecuarista pode monitorar o rebanho. Assim, se torna possível saber os rendimentos da fazenda.