Como calcular a arroba do boi produzida na fazenda?

Como calcular a arroba do boi produzida na fazenda?
Publicado em: METODOLOGIA 360 PRODUÇÃO GESTÃO

Calcular a arroba do boi é um processo indispensável para saber se uma fazenda pecuária é produtiva ou não. Todos os dados referentes à arroba produzida na fazenda são importantíssimos nesse processo. 

Dentre os índices referentes à arroba do boi, podemos destacar  três. Eles são essenciais:

  • custo por arroba produzida;
  • arrobas produzidas por hectare;
  • total de arrobas produzidas;

O Brasil ainda não calcula a arroba do boi

Apesar de o Brasil ser o maior produtor de carne bovina do mundo, o setor ainda não conta com dados precisos sobre a produção de arrobas nas fazendas. 

Ou seja, por mais sem sentido que pareça, muitos pecuaristas não sabem quantas arrobas produziram no ano. Por outro lado, os que acham que sabem, ainda contam com métodos ineficientes para cálculo e estão errando a conta. Ou seja, inúmeros produtores de carne estão trabalhando em cima de dados falhos. Ou pior, totalmente no escuro.

Por esse motivo, é que a missão da Fertili é criar uma cultura de precisão de dados na pecuária. Afinal, somente por meio do acompanhamento eficiente dos dados de manejo e produção da pecuária é que os pecuaristas brasileiros vão conseguir conhecer melhor o próprio negócio.

Sem dados é impossível fazer a boa gestão da fazenda e traçar estratégias eficazes para crescer no mercado e ter resultados financeiros melhores.

Por isso preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre cálculos referentes à arroba do boi. 

Leia até o final! 

A importância do cálculo da arroba do boi para a pecuária

Uma boa gestão da fazenda pecuária é fundamental nos dias de hoje. Muito mais do que saber como manejar corretamente o gado no pasto e no curral, é essencial saber gerenciar todos os fatores que envolvem a produção de carne em uma fazenda.

Arroba do boi gordo e gestão pecuária

Portanto, o índice referente à produção de arrobas de boi é um dos mais importantes. Afinal, toda fazenda pecuária de corte é uma fábrica de carne. Não saber qual o potencial produtivo da fazenda, quanto de carne você produz por ciclo e como produzir mais é inadmissível.

Para falar de arroba do boi, precisamos falar de custos

O custo da arroba produzida é um dos principais cálculos que o bom pecuarista precisa fazer.

Ao conhecer todos os gastos que envolvem a produção de carne na fazenda pecuária, é possível detectar onde é possível diminuir os custos. Portanto, esse cálculo só sai quando o produtor tem uma visão ampla da sua cadeia produtiva.

Assim, podemos dizer que calcular o custo da produção da arroba do boi é essencial para:

  • planejar e controlar todas as atividades da produção pecuária;
  • definir qual é o retorno sobre o investimento ciclo a ciclo;
  • diminuir os custos produtivos que podem ser controlados;
  • traçar estratégias para melhorar os resultados da fazenda;
  • tomar as decisões mais assertivas para a fazenda de corte.

Ou seja, tanto a continuidade quanto o crescimento da produção de carne em uma fazenda pecuária dependem do cálculo do custo por arroba produzida. 

Desse modo, o custo por arroba produzida jamais deve ser negligenciado pelo pecuarista. Apesar de muitos já conhecerem a importância desse cálculo, não sabem como fazê-lo corretamente. 

Se esse também é o seu caso, fique tranquilo, pois ao longo do artigo você vai entender como fazer isso.

O que é pecuária de precisão?

Como falamos no início, a pecuária de corte do Brasil carece de dados corretos. Também comentamos que esse é o motivo pelo qual é preciso adotar uma cultura de precisão de dados na pecuária brasileira. 

O conceito de pecuária de precisão é bastante simples: trata-se do uso de tecnologias que monitoram o gado com o objetivo de acompanhar índices zootécnicos e ajudar o pecuarista a guiar sua produção de carne.

Graças ao avanço da tecnologia digital para pecuária, os pecuaristas dispõem de equipamentos, dispositivos e softwares de gestão pecuária. 

Ou seja, por meio da inovação é possível gerenciar melhor a fazenda. Quando um software de gestão de fazendas pecuárias é integrado à tecnologia de identificação eletrônica do rebanho, como acontece com o Fertili 360, é possível acompanhar e controlar em tempo real, a produção, reprodução, saúde e bem-estar do rebanho. 

Por isso dizemos que o App 360, em conjunto com o 360 de Bolso, proporciona 100% de precisão de dados. 

Sendo assim, eles transformam um pecuarista comum em um pecuarista 360. Aquele que enxerga a produção de arrobas em 360°. Assim, ele consegue, de fato, melhorar os resultados da fazenda negócio.

E como chegamos nesse ponto? Ora, não é novidade que a gestão manual da pecuária é muito suscetível a erros. Além de tornar as atividades muito mais lentas. 

Afinal como fazer a conta para saber os índices da arroba do boi

Depois de falar sobre a importância da precisão de dados na pecuária, é hora de fazer conta!

Custo por arroba produzida

A avaliação do custo por arroba produzida é essencial para entender qual a sua margem de lucro. O primeiro passo desse cálculo da arroba do boi é selecionar os custos fixos e variáveis da fazenda em um período determinado.

Geralmente, utilizamos o período de um ano para fazer essa avaliação.

São exemplos de custos fixos em uma propriedade de corte:

  • Energia elétrica
  • Água
  • Internet
  • Salário da equipe
  • Depreciação de máquinas e equipamentos
  • Depreciação de pastagem

Sobre os custos variáveis podemos exemplificar:

  • Impostos
  • Gastos com suplementação
  • Combustível
  • Gastos com sanidade do gado

A soma dos custos variáveis e custos fixos representa o custo operacional total da produção de corte em uma fazenda.

É importante controlar de forma correta o total operacional de uma propriedade de corte. Ao estabelecer um orçamento, por exemplo, o pecuarista consegue calcular previamente o custo para produzir cada arroba de boi. Assim, ele terá mais noção de margem de lucro.

Arroba do boi gordo e mercado pecuária de carne

No entanto, é importante entender o mercado pecuário. Pois, muito do custo de uma propriedade é atrelado à variação do dólar e outros componentes econômicos aos quais o pecuarista gestor deve estar atento.

Em suma, este é o cálculo para saber o custo por arroba de boi produzida em uma propriedade de corte.

Some os custos fixos da propriedade com os custos variáveis em um ano. Some o total de arrobas produzidas em um ano.

O custo por arroba produzida é = custo operacional total em um ano / Total de arrobas produzidas.

Arrobas produzidas por hectare

Agora, vamos entender como fazer o cálculo de arrobas produzidas por hectare em um ano. Mas, antes, é preciso compreender que as fazendas mais produtivas têm um patamar de produção, por exemplo:

  • quem cria apenas bezerros, deve superar 7 @/ha/ano;
  • quem tem ciclo completo, deve superar 10 @/ha/ano;
  • quem tem apenas recria e terminação, deve superar 15 @/ha/ano.

Então, para saber quantas arrobas de boi, você deve utilizar a seguinte fórmula:

Produção = estoque final (@) – estoque inicial (@) – compra (@) + vendas (@) / pela área de pastagem da fazenda.

Assim, você terá a sua produção por hectare em um ano.

Total de arrobas produzidas

Apesar de ser um cálculo essencial em uma fazenda de corte, o total de arrobas produzidas ainda é negligenciado por muitos pecuaristas no Brasil.

Um exemplo básico é que é muito fácil achar fazendas sem balança nem método nenhum de pesagem focada na precisão.

Outra coisa é que fechar estoque é uma tarefa árdua que exige muita atenção e checagem quando feito sem auxílio de tecnologia de precisão de dados. Por isso, muitas fazendas fazem mal feito ou se sentem impotentes vendo que os esforços para fechamento de estoque vão pelo ralo com dados falhos e erros.

Produção de corte e cálculos dos índices referentes à arroba

Foi pensando nessa carência que criamos uma tecnologia pecuária para fechamento de estoque: O Fertili 360 e o 360 de Bolso. Ao integrar o aplicativo com equipamento de identificação eletrônica do rebanho e uma balança digital é possível pesar um boi em 10 segundos e fechar um estoque em tempo recorde com 100% de precisão de dados. 

Assim, com controle de estoque e boa gestão da compra e venda de gado, o produtor poderá saber exatamente seu total de arrobas produzidas. Como vimos anteriormente, esse dado é fundamental para que os demais índices sobre a arroba do boi sejam calculados com segurança.

Por que a pecuária de precisão gera lucro?

Falar tudo isso seria inútil se todo esse movimento e investimento em tecnologia pecuária para rastrear a produção de arroba do boi não trouxesse lucro para o pecuarista.

Por isso, vamos citar os motivos pelos quais você deve SIM controlar a produção de arrobas da sua fazenda e gerenciar com mais precisão sua produção de carne bovina.

Aumenta a produtividade na fazenda

O emprego de soluções tecnológicas na pecuária faz com que você consiga produzir mais em menos tempo. Afinal, modernizar também é intensificar a produção de carne. Além disso, empregar métodos de controle da produção pecuária também permite o aumento da qualidade da carne produzida.

Agrega valor ao produto

Um dos grandes desafios dos produtos é ter um preço final mais atraente para o consumidor. Por meio de sistemas inteligentes, é possível, ao mesmo tempo, reduzir os custos de produção e aumentar a qualidade, resultando em um produto com maior valor agregado.

Aumenta a lucratividade do negócio

A redução dos custos, o aumento da produtividade e da qualidade, além da geração de valor agregado resultam em resultados melhores para o produtor. Ao ter um controle maior sobre o que você produz, é possível identificar pontos nos quais você pode economizar. Ainda, a utilização da automação faz com que haja uma economia maior sobre a mão-de-obra.

Quem não controla não cresce

Como você pode ver, vários pecuaristas negligenciam o controle e a gestão da propriedade pecuária. Isso impacta diretamente em como esse pecuarista produz arrobas e como ele se planeja para crescer e produzir mais ou pisar no freio quando o contexto econômico não vai bem.

Por isso, nosso conselho sobre índices de produtividade da pecuária de corte é sempre o mesmo. Controle-os. Sem a gestão da pecuária você não terá chances no novo mercado.

Para saber mais sobre isso, veja o artigo sobre a Metodologia 360. Um método de gestão da pecuária de corte que, ao unir os pilares da produção de carne em uma função única, ajuda você a aumentar a produtividade e gerir de fato a sua produção.