A Agropecuária No Brasil: Desenvolvimento E Cenário Atual

A Agropecuária No Brasil: Desenvolvimento E Cenário Atual
Publicado em: AGRICULTURA FAMILIAR AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA

No Brasil, o papel de pilar econômico é feito pela agropecuária há muito tempo. Pois, a produção rural foi a solução para explorar as riquezas das terras brasileiras.

No início, ao observar o clima e o solo do Brasil os portugueses escolheram a agricultura. Inicialmente, com cultivo de cana-de-açúcar na região Nordeste. Depois, com o plantio de café na região Sudeste. Desse modo, a produção pecuária do Brasil aconteceu depois.

Função da agropecuária

Agropecuária nacional

No entanto, é importante falar que a agropecuária não serviu apenas para explorar o solo do país. A ocupação das terras brasileiras se deram a partir do movimento rural. Entre eles, a pecuária de corte e leite se destaca pela importância no povoamento do interior do país. Assim, a agropecuária passou a ser uma atividade produtiva e essencial. Que define a economia e o território brasileiro.

O Triunfo Da Agropecuária no Brasil

Em resumo, dizemos que a agropecuária é uma das primeiras atividades econômicas feitas no Brasil. Afinal, encontrou aqui os fatores tornaram possível a produção rural. Entre esses fatores estão:

  • Solo fértil em boa parte do país;
  • O clima quente e úmido. Que é bom para a produzir culturas tropicais e criar gado;
  • O relevo irregular nas superfícies: fator favorável à ocupação;
  • Grande população para alimentar;
  • Muita oferta de áreas boas para o avanço do setor agropecuário.

O Setor Agropecuário Hoje

Produção de suínos do Brasil

Nos dias de hoje, o mercado precisa de uma produção agropecuária mais eficaz. Pois, deve obedecer ao modo produtivo capitalista. Portanto, o Brasil é um dos maiores produtores rurais do mundo, ocupando o primeiro lugar no mundo em produção de café, cana-de-açúcar, laranja e carne bovina. Além disso, o Brasil ainda é:

  • O segundo maior produtor de soja
  • Terceiro maior produtor de milho, suínos e equinos.

A agropecuária suporta 8% do PIB brasileiro. Por isso, gera emprego para, pelo menos, 10% da população adulta em idade de trabalho. Portanto, há uma realidade de dependência econômica entre o Brasil o campo.

O Que Esperar Do Futuro?

A produção rural está moderna e com mais máquinas. Com isso, mais tecnologia é inserida no setor agropecuário. Hoje, não dá para pensar em pecuária sem aplicativos digitais de gestão da fazenda e do gado. Afinal, eles são a forma mais eficiente de ter uma fazenda moderna.

Além disso, é importante que os produtores rurais estejam com a mente aberta ao novo. Por isso, a Fertili defende uma pecuária moderna e intensiva. Ou seja, uma produção de carne que use formas de gerenciar a propriedade e dar ao pecuarista formas eficientes de medir a produtividade.

Para conhecer essas soluções, clique aqui.