Carne Nobre: Entenda por que o Bife Angus é tão apreciado

Carne Nobre: Entenda por que o Bife Angus é tão apreciado
Publicado em: ANGUS BOVINOCULTURA BOVINOS BRAHMAN GADO DE CORTE NELORE PECUÁRIA DE CORTE RAÇAS BOVINAS

Por que Angus é considerada "carne nobre"?

Carne de AngusUm bife mais saboroso, macio e amanteigado. Assim é definida a carne dos bovinos da raça Angus pelos consumidores, produtores e cozinheiros. Em uma opinião quase unânime, a carne do touro Angus é considerada a melhor e mais equilibrada dentre as carnes nobres bovinas.

O Que A Torna Especial?

Antes de contar o milagre, é bom falar um pouco do santo. Neste caso, os “santos” são os bovinos da raça Angus.

Os bovinos da raça complementam o hall das raças Taurinas e vêm lá do norte do Reino Unido. Eles são bois rústicos, longevos, precoces e robustos. Os Angus são criados em nosso país há mais de 100 anos e formam aqui a segunda maior raça de corte, ficando atrás apenas dos Nelores.

Gordura entre as fibras

Por uma condição genética, a gordura dos Angus é distribuída entre as fibras da carne, formando o que chamamos de marmoreio. Para muitos isso poderia ser um problema, pois com a gordura emaranhada fica difícil aparar. Mas quando se fala em bife Angus, aparar é quase um crime.

Isso acontece porque na carne Angus, a proporção entre a fibra proteica e massa gordurosa é bem equilibrada. Assim a carne não se torna nem massuda, nem gordurosa demais, atingindo um equilíbrio perfeito entre o sabor e a maciez.

Nelore X Angus

A comparação entre os Angus e os Nelores é válida se pensarmos que ambos formam rebanhos numerosos no Brasil e são as principais raças de corte da nossa pecuária. Enquanto os Nelores produzem a carne mais consumida e exportada pelo Brasil, os Angus são animais usados para a produção de carne de alta qualidade, com mais valor agregado.

Vamos conferir as diferenças e similaridades entre estes dois tesouros bovinos.

Nelore

  • Raça Zebuína.
  • Origem Indiana.
  • Animais rústicos e precoces.
  • É a raça mais numerosa do Brasil.
  • Gordura sobre a fibra da carne, com facilidade para aparar.
  • Possui nível baixo de gorduras totais.
  • É esbelto.
  • Produz a carne bovina mais comum na mesa dos brasileiros.

Angus

  • Raça Taurina.
  • Originária do Norte Europeu.
  • Animais rústicos, robustos e precoces.
  • É a segunda raça de corte mais numerosa do país.
  • Carne marmorizada.
  • Possui alto nível de gordura intramuscular.
  • É roliço e mocho.
  • Produz uma carne nobre, mais cara e mais macia.

Podemos perceber que existem muitas similaridades entre as duas raças. E é por isso mesmo que ambas agregam mais valor à pecuária de corte nacional, seja a Angus como um produto diferenciado de alta qualidade, seja a Nelore com uma carne mais comum e acessível, mas também de altíssima qualidade.

Rebanho Angus no Brasil 

Red Angus BrasilO rebanho Angus no Brasil está espalhado por vários estados, mas suas primeiras boas adaptações ocorreram no Sul do país. Criar essa raça no Brasil pode ser uma experiência rentável e produtiva já que a raça é precoce em terminação e atinge a maturidade sexual muito cedo.  É fértil e - claro - produz uma carne de excelente qualidade.

Apesar do manejo ser simples, um bom sistema de gerenciamento como o app Fertili 360 pode garantir mais seleção na formação de um plantel que agregue as principais características destes touros. A atenção à genética do Angus é importante, pois é dela que provém o marmoreio da carne e a robustez da carcaça.

Por isso, é sempre bom estar atento à seleção, observando os animais que serão mais aproveitados em reproduções. Tudo isso, é claro, você consegue com o modo Fertili de gerir rebanhos e administrar processos reprodutivos.

Um mercado que tem tudo para ser ainda maior

O Brasil pode se destacar ainda mais no mercado da Carne Nobre, principalmente se tratando de Angus. Pois a raça já está bem adaptada às nossas condições de clima e pasto e a estrutura da pecuária, seja para a exportação, seja para o mercado interno é muito sólida.

E falando em mercado interno, vale ressaltar o potencial dos consumidores brasileiros, que estão com mais poder de compra e buscam produtos diferenciados e com certificação de origem.