A Importância Da Extensão Rural Na Pecuária Leiteira

A Importância Da Extensão Rural Na Pecuária Leiteira
Publicado em: AGRICULTURA FAMILIAR , AGRONEGÓCIO , EXTENSÃO RURAL , FAZENDA , GADO DE LEITE , GESTÃO RURAL , PECUÁRIA LEITEIRA , VACA ,

Sexto maior produtor mundial de leite, o Brasil tem a indústria láctea exercendo papel fundamental na sua economia. Para além da importância nutricional do produto, a pecuária leiteira é responsável por grande geração de emprego e renda para a população. Mas sendo o leite um produto com tamanho potencial, por que ainda assim o setor não alcançou a soberania característica, por exemplo, da pecuária de corte? Entenda isso e por que a extensão rural é tão importante nessa história.

O Desafio Da Pecuária Leiteira Nacional

Tecnologia Na Pecuária de LeiteAntes de esclarecer o cenário geral, uma questão fundamental é que grande parte do leite produzido no Brasil vem da agricultura familiar. Nesse contexto, constata-se no setor dois tipos de exploração. Uma conta com sistemas completamente especializados, mão-de-obra tecnológica, gestão moderna e se apresenta em minoria. A outra, no entanto, é rudimentar, predominante, caracterizada por sistemas extrativistas, baixos investimentos e baixos índices de produção.

Essa dualidade tão marcante na cadeia produtiva leiteira nacional se reflete no quantitativo de leite produzido. Há um pequeno número de produtores de mais de 1.000 litros de leite/dia e um grande número de produtores de até 50 litros de leite/dia. Por um lado, os produtores de mais de 1.000 litros de leite/dia, embora em pequeno número, têm elevada participação na produção total, enquanto que, os de até 50 litros de leite/dia são em grande número, mas participam pouco da produção total.

Em suma, esses números são o resultado da ausência de uma gestão melhor qualificada. Advinda da falta de informação, a gestão pouco qualificada, por sua vez, resulta no não investimento em melhoramento genético e em tecnologias que otimizam o manejo.

Portanto, para aquecer a produção leiteira, tona-se necessário investir na profissionalização do produtor, na sua formação com gestor rural. E, desta forma, desenvolver a sua capacidade empreendedora para que este obtenha os atributos de qualidade desejados e, por conseguinte, maior rentabilidade.

A Troca De Saberes Como Solução

Diante da importância ocupada pela pecuária leiteira na economia nacional e na renda dos pequenos produtores, o aprimoramento e o desenvolvimento da atividade se fazem necessários. Só assim o setor alcançará o seu real potencial produtivo, aumentando a rentabilidade dos pecuaristas, promovendo a inclusão social e aquecendo a economia.

Neste sentido, surge a Extensão Rural, que visa promover o desenvolvimento da atividade estabelecendo a troca de saberes acadêmico e popular. Auxiliando e promovendo processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização da atividade.

Extensão Rural: Entenda Melhor

Pecuária Leiteira No BrasilExtensão Rural é um processo cooperativo, baseado em princípios educacionais, cujo objetivo é levar, diretamente, aos adultos e jovens da zona rural, conhecimentos e tecnologias sobre/para a agropecuária e a economia doméstica. Tratam-se de programas que visam modificar hábitos e atitudes da família, nos aspectos técnico, econômico e social, possibilitando-lhes aumentar e melhorar a produção.

A ideia é auxiliar o produtor na resolução de seus problemas, instrumentalizando-o para otimizar o uso dos recursos disponíveis, tornando-o menos dependente de fatores externos.

Para que a iniciativa seja considerada uma Extensão Rural, ela deve apresentar as seguintes características:

  • Ser um sistema educacional;
  • Basear-se na realidade rural;
  • Trabalhar com programas elaborados com a população;
  • Trabalhar de forma integrada com outras agências ou instituições;
  • Estimular e utilizar a liderança e trabalho em grupo;
  • Adotar a família como unidade de trabalho;
  • Começar o processo educativo ao nível do produtor;
  • Articular-se com a pesquisa;
  • Fazer constante avaliação do trabalho em execução;
  • Atuar em consonância com a política de desenvolvimento do País;
  • Deve ser um sistema apolítico

Repercussão E Resultado

Reconhecendo as diferenças e características individuais de cada propriedade e de cada proprietário, esses programas tendem ao resultado satisfatório. E alcançam, por meio de mudanças muitas simples, o aumentar da produtividade e da qualidade do leite, refletindo em aumento da lucratividade.

Dentre as principais mudanças ocorridas nas propriedades, estão:

  • Adoção da escrituração zootécnica da propriedade, reunindo informações referentes aos aspectos produtivos, reprodutivos e sanitários. Este fator é importante para o processo decisório do manejo diário e de estratégias a longo prazo;
  • Implementação de práticas relacionadas com a manutenção da qualidade e segurança do leite produzido;
  • Melhoria nos padrões de higiene e sanidade das criações, com práticas de higiene na ordenha, vacinação do rebanho e tratamento de parasitoses;
  • Adoção de práticas adequadas para a cria e recria das bezerras. Esse ponto influencia na queda da mortalidade, no aumento do peso ao desmame e na adequação da idade à primeira cobertura;
  • Ajustes no manejo alimentar e reprodutivo dos animais. Aumenta-se a produtividade com a redução de custos, diminuição do intervalo de partos e o aumento da taxa de natalidade;
  • Adoção de técnicas agronômicas, como o manejo intensivo das pastagens, resultando em aumento da taxa de lotação e planejamento alimentar durante todo o ano.

Como Ter Acesso À Extensão Rural?

Normalmente os programas de Extensão Rural são promovidos pelos cursos de Ciências Agrárias ou demais entidades vinculadas aos governos estaduais. Todos os Estados possuem, em maior ou menor grau de organização e alcance, um órgão estadual de Extensão Rural. Estes órgãos são voltados mais para o atendimento de agricultores familiares. No entanto, não deixam de atender grandes produtores que visam adotar um modo produtivo mais sustentável, por exemplo.

A Fertili

No momento em que o setor de leite brasileiro precisa de uma reestruturação para ajustar-se às demandas do século. A Fertili te auxilia a competir com sistemas agropecuários fortemente protegidos por subsídios e barreiras comerciais e com os "peixes grandes" do mercado.

Instrumentalizando extensionistas competentes e pecuaristas leiteiros de visão, nosso aplicativo de controle pecuário é mais uma mão-de-obra para a sua produção. Quando os assuntos são otimização de procedimentos, organização e controle, Fertili é a escolha certa. Facilitamos o alcance dos objetivos promovidos pela Extensão rural e auxiliamos o produtor a dar seguimento nas mudanças. Tudo isso com um serviço que oferece informação e um sistema que funciona como uma fazenda online. Para alavancar a sua produção de leite e se especializar com gestor, opte por Fertili!

image/svg+xml

Whoops, looks like something went wrong.

(1/1) ErrorException

file_put_contents(): Only 0 of 231 bytes written, possibly out of free disk space

in Filesystem.php line 122
at HandleExceptions->handleError(2, 'file_put_contents(): Only 0 of 231 bytes written, possibly out of free disk space', '/var/www/sitelaravel/vendor/laravel/framework/src/Illuminate/Filesystem/Filesystem.php', 122, array('path' => '/var/www/sitelaravel/storage/framework/sessions/zyOBnnjEmBh9ITHZFPZDEh27IEbdkZ5iLJtfELZh', 'contents' => 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"FzaGv9vxsKYi5j1EH9xcYCQ1PcmL49i3BDGqRbTf";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:73:"https://fertili.com.br/importancia-da-extensao-rural-na-pecuaria-leiteira";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}', 'lock' => true))
at file_put_contents('/var/www/sitelaravel/storage/framework/sessions/zyOBnnjEmBh9ITHZFPZDEh27IEbdkZ5iLJtfELZh', 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"FzaGv9vxsKYi5j1EH9xcYCQ1PcmL49i3BDGqRbTf";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:73:"https://fertili.com.br/importancia-da-extensao-rural-na-pecuaria-leiteira";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}', 2)in Filesystem.php line 122
at Filesystem->put('/var/www/sitelaravel/storage/framework/sessions/zyOBnnjEmBh9ITHZFPZDEh27IEbdkZ5iLJtfELZh', 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"FzaGv9vxsKYi5j1EH9xcYCQ1PcmL49i3BDGqRbTf";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:73:"https://fertili.com.br/importancia-da-extensao-rural-na-pecuaria-leiteira";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}', true)in FileSessionHandler.php line 83
at FileSessionHandler->write('zyOBnnjEmBh9ITHZFPZDEh27IEbdkZ5iLJtfELZh', 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"FzaGv9vxsKYi5j1EH9xcYCQ1PcmL49i3BDGqRbTf";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:73:"https://fertili.com.br/importancia-da-extensao-rural-na-pecuaria-leiteira";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}')in Store.php line 128
at Store->save()in StartSession.php line 88
at StartSession->terminate(object(Request), object(Response))in Kernel.php line 218
at Kernel->terminateMiddleware(object(Request), object(Response))in Kernel.php line 189
at Kernel->terminate(object(Request), object(Response))in index.php line 58