Conheça O Mercado Do Sebo Bovino

Conheça O Mercado Do Sebo Bovino
Publicado em: AGRICULTURA FAMILIAR AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA BOVINOS CADEIA PRODUTIVA PECUÁRIA GADO DE LEITE PECUÁRIA DE CORTE SEBO BOVINO

Carne, leite e exportação do gado em pé. Muitos são os nichos para os quais um pecuarista de bovinos pode escoar a sua produção. No entanto, há um mercado do qual poucos ainda conhecem: o do Sebo Bovino.

Mas o que é o Sebo Bovino?

O que antes era um problema para os frigoríficos, hoje é mais uma forma de gerar lucro. Grande fonte de lipídios, o sebo bovino é um produto adquirido por meio do cozimento de subprodutos bovinos (principalmente de ossos e vísceras). A matéria-prima utilizada para a produção do sebo bovino é recolhida de frigoríficos, casas de carnes e açougues inspecionados pela SIF (Serviço de Inspeção Federal). Uma tonelada do produto pode chegar a custar R$ 2 mil! Não é ruim não, né?

Qual é a aplicação?

[caption id="attachment_576" align="alignleft" width="300"]Utilidades do Sebo Bovino Foto Reprodução da Internet[/caption]

O sebo bovino recebe um tratamento especial durante o seu processo de fabricação. Principalmente quando este é direcionado para a alimentação animal. Já que, devido ao seu grande valor energético, o sebo bovino pode ser utilizado na formulação de rações para suínos, aves e linha pet, seguindo particularidades definidas pelo Ministério da Agricultura.

Além de um ótimo ingrediente para a ração animal, o sebo bovino também é utilizado na fabricação de produtos de higiene e limpeza, de vernizes, lubrificantes e farmacêuticos (glicerina). Há, ainda, uma outra aplicação: no biocombustível. Tendo a sua qualidade atestada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), o sebo bovino serve como insumo econômico para a indústria do Biodiesel.

Mercado Nacional Do Sebo Bovino

Atrás apenas da soja, o subproduto já é responsável por 15% do biodiesel produzido no país. O Brasil produz hoje cerca de 750 mil toneladas de sebo, suficiente para atender a demanda do cenário atual.  A indústria nacional processa cerca de 4,5 milhões de toneladas de subproduto e movimenta atualmente mais de R$ 2 bilhões. E devido ao aumento da produção de carne, a tendência do mercado é de continuar crescendo.

Vai Encarar O Mercado? Conte Com A Fertili!

Mercado do Sebo Bovino No BrasilQuer saber mais sobre esse mercado? Continue acompanhando o nosso conteúdo que faremos questão de te manter sempre informado. Estamos à disposição para a retirada de qualquer dúvida.

Mas uma vez ciente e informado sobre o contexto mercadológico geral, hora de reconhecer o potencial do seu rebanho. Você pode fazer isso apostando em armazenamento de dados com acesso em rede, o que vai te permitir quantificar e arquivar o que é produzido na sua propriedade e, a partir disso, te garantir maior controle sobre o que pode ou não gerar receita. Para isso, conte com o nosso aplicativo de controle pecuário, o Fertili 360. Comece a testá-lo gratuitamente hoje mesmo clicando aqui.