Pecuária - Como Lucrar Em Pequenas Áreas

gerenciamento de fazenda na pecuária do Brasil
Publicado em: Agropecuária , Bovinos , Caprinos , Confinamento de Gado , Equinos , Gado de Corte , Gado de Leite , Gestão Rural , Inseminação Artificial , Melhoramento Genético , Ovinos , Pecuária Leiteira ,

A pecuária brasileira tem muitas vertentes. No entanto, é muito comum a criação de gado, principalmente em propriedades muito extensas. Afinal, o país é rico em áreas favoráveis à formação de pasto para a criação de gado. A região centro-oeste, por exemplo, é uma das maiores produtoras de carne e leite do país. Naquela região, a pecuária extensiva, em que grandes rebanhos bovinos pastam livres por grandes planícies, é muito comum.

Anunciar Gratuitamente no Mercado Fertili Anunciar Gratuitamente no Mercado Fertili

No entanto, nas outras diversas regiões brasileiras, a agricultura e pecuária familiar têm crescido de forma animadora. Esse setor menos industrializado atende um mercado mais interno e regional e é de grande importância para a economia nacional.

Por isso, quando se fala em pecuária de pequeno e médio porte, é importante sim destacar as tecnologias. São elas que permitem que alguns produtores tenham lucro mesmo produzindo em áreas de terras e pastagens mais restritas. A tecnologia agrega valor à propriedade rural. Além disso, ela também permite que trabalhadores e trabalhadoras do campo driblem alguns obstáculos na hora de produzir com mais segurança.

O Pecuarista Brasileiro Aproveita A Terra Como Poderia?

bovinocultura brasileira pecuária em pequenas áreasHá alguns anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a pecuária brasileira não aproveitava a capacidade do pasto como poderia. Um exemplo muito simples foi dado por especialistas que observaram a criação de gado de corte. Na bovinocultura, por exemplo, no início dos anos 2000, a média de boi por hectare no Brasil era de um animal de 450 kg por hectare (1UA/ha).

Nesse modelo de produção, a pecuária ficava muito atrás de outros ramos da economia brasileira, pois a capacidade do solo e das gramíneas estava sendo mal aproveitada e uma boa chance de lucrar mais era praticamente desperdiçada. 

Nesse caso, para a bovinocultura de corte, especialistas indicam que é possível colocar mais de 15 UA, por hectare. Porém, para tanto, são necessárias atitudes básicas que garantam o conforto e saciedade dos animais. Para que a lotação consiga ser maior e os animais ainda se alimentem de forma satisfatória são necessárias algumas atitudes que, embora sejam simples, vão fazer grande diferença no lucro final.

São elas: 

  • O melhoramento do pasto através de adubação e reformas em caso de degradação;
  • O pastejo rotacionado, em que os animais trocam de piquetes de tempos em tempos. Esse tempo vai depender do crescimento do pasto entre outros fatores;
  • O gerenciamento de terras, que ajuda o pecuarista a controlar melhor o terreno a fim de ter mais certezas sobre o estado do solo e do pasto.
  • A renovação da criação, a fim de melhorar a genética do rebanho, buscando raças que melhor se encaixam na realidade da sua propriedade. Para tanto, a compra e venda de animais online permite que o pecuarista negocie de forma justa.

Produção Maximizada Através Do Confinamento De Animais

confinamento de cabras na pecuária do BrasilEmbora as indicações acima sejam muito mais focadas na bovinocultura, a maximização da produtividade da pecuária em pequenas áreas através delas pode ser conseguida em outros ramos da pecuária. A caprinocultura e criação de ovinos(link), por exemplo, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro através da iniciativa de pequenos produtores.

Nesses casos, por causa da restrição de áreas de pasto, é o confinamento animal que garante animais saudáveis e bem alimentados. O confinamento de animais é comum na pecuária intensiva – o setor mais industrial da pecuária com produção em larga escala. Mesmo assim, nos últimos anos a prática de criar os animais presos tem sido uma ótima saída para os pecuaristas que atuam em fazendas ou sítios de pequeno porte e não têm muito espaço para o pastejo.

Nesse caso, juntamente com a modalidade de confinamento vêm outras práticas muito importantes. A alimentação suplementada e a regulação mais controlada da sanidade animal são apenas algumas delas. A estrutura dos currais, instalações e comedouros também são muito importantes. Para o pecuarista que não tem tanta disponibilidade de terra é essencial investir em uma boa estrutura de confinamento. Isso garantirá um produto final de qualidade.

Produção A Todo Vapor: Pecuária Moderna E Manejo Otimizado

Anunciar Gratuitamente no Mercado Fertili

Anunciar Gratuitamente no Mercado FertiliMuito se fala sobre tecnologia, mas pouco se entende sobre os ganhos que a boa aplicação de bons aparatos tecnológicos trará ao produtor no setor da pecuária. A tecnologia não possui outra finalidade que não ajudar o trabalhador a transpor alguns obstáculos naturais. Sejam eles impostos pelo clima, pela limitação territorial ou por questões biológicas.

Técnicas como anunciar e comprar animais online, o gerenciamento de terras online, o melhoramento genético e a inseminação artificial, são indispensáveis para que a produção dos insumos provenientes da pecuária seja constante, de qualidade e garanta lucro. Esses tipos de tecnologia não só mantêm os grandes produtores, como também impulsionam o pequeno produtor rumo ao crescimento.