Entenda Como Lucrar Em Pequenas Áreas

Entenda Como Lucrar Em Pequenas Áreas
Publicado em: FAZENDA GESTÃO PECUÁRIA INTENSIFICAÇÃO

A pecuária do Brasil tem muitas vertentes. No entanto, a criação de gado de corte é mais comum. Principalmente, em fazendas grandes. Isso acontece porque o Brasil tem muita terra para formação de pasto e criação de gado. Contudo, fica a dúvida. É possível fazer pecuária lucrativa em pequenas áreas? Vamos descobrir juntos.

Existe Pecuária em Pequenas Áreas?

Confiar bovinos para produzir mais

A região centro-oeste é uma das maiores produtoras de carne e leite do país. Lá, é comum uma pecuária com grandes rebanhos bovinos, que comem livres por vastas pastagens.

No entanto, a agricultura e pecuária familiar também têm crescido em todo o país. Essa parte da produção rural ainda acontece sem muita modernização. Porém, é relevante para a economia do país. Em especial, para o abastecimento interno.

Entretanto, o que tem acontecido nos últimos anos é que:

  • A pecuária tem produzido cada vez mais em pequenas áreas.
  • A aplicação da tecnologia tem ampliado a produção de fazendas menores.

Por isso, um dos pontos mais básicos para produzir mais em pequenas áreas é intensificar a produção de carne. A intensificação é a aplicação de técnicas para tornar a pecuária mais eficiente. Em outras palavras, significa produzir mais com menos. Além disso, a aplicação da tecnologia agrega valor à fazenda. Além disso, permite que os peões trabalhem com mais segurança.

O Uso da Terra na Pecuária

Pastos em pequenas propriedades

Segundo o IBGE, a pecuária brasileira não usava a capacidade do pasto como poderia. No início dos anos 2000, a média nacional de ocupação de pastos era de um boi de 450 kg por hectare. Ou seja, (1UA/ha).

Nesse modelo de produção, apenas grandes fazenda que possuíam alto nível de tecnologia tiravam lucro. Então, o indicado para pequenas áreas é a média de 15 unidades animais por hectare.

No entanto, para que esse número seja alcançado, são necessárias atitudes básicas. Pois, o gado precisa de pasto em quantidade e qualidade adequadas para engordar.

Como Aumentar a Taxa de Lotação

Para alcançar uma boa taxa de lotação, é preciso fazer algumas mudanças no pastejo. É importante que o gado coma bem durante todo o ciclo. Para isso, é importante seguir os seguintes passos:

Confinamento Dos Animais na Pecuária

As indicações acima são focadas na criação de gado. Porém, o aumento produtivo da pecuária em pequenas áreas é possível em todos os ramos. A criação de cabras e ovelhas, por exemplo, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro através da iniciativa de pequenos produtores.

Nesses casos, por causa da restrição de áreas de pasto, o confinamento dos animais é o mais indicado. Deixar os animais confinados garante controle do rebanho. Além disso, fica mais fácil manter os bichos saudáveis.

Intensificação da Pecuária Bovina

Criação de cabra em pequenas fazendas

Na pecuária, o confinamento de gado é comum em três modalidades: produção de bovinos para cria; terminação de gado corte; pecuária leiteira.

Nessas fases da produção, o confinamento é importante para produzir mais e com mais controle. Por isso, nos últimos anos, a prática de criar os animais presos tem sido uma ótima saída para os pecuaristas que atuam em fazendas ou sítios de pequeno porte e não têm muito espaço para o pastejo.

Entretanto, para o pecuarista que não tem tanta disponibilidade de terra é essencial investir em uma boa estrutura de confinamento. Isso garantirá um produto final de qualidade. Por isso, há necessidade de:

  • A alimentação suplementada;
  • A regulação da sanidade animal;
  • Instalação de boa estrutura dos currais;
  • Adaptação de comedouros e bebedouros

Pecuária Moderna Em Pequenas Áreas

Muito se fala sobre tecnologia, mas pouco se entende sobre os ganhos que bons meios tecnológicos trazem para a pecuária. Resumindo, a tecnologia serve para ajudar o produtor a transpor alguns obstáculos naturais. Sejam eles impostos pelo clima, limitação territorial ou por questões biológicas.

Por isso, a Fertili oferece algumas soluções de inteligência pecuária e tecnologia para lucrar em pequenas áreas. Confira:

Portanto, nossa recomendação se você deseja lucrar mais com uma fazenda pequena é: seja um Pecuarista 360. Para isso, conte com a Fertili e descubra o poder do controle dos dados e do bom uso da terra.