O Sebo Bovino que Valoriza o Gado como Fonte Energética

O Sebo Bovino que Valoriza o Gado como Fonte Energética
Publicado em: AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA BOI BOVINOCULTURA CADEIA PRODUTIVA PECUÁRIA GADO DE CORTE PECUÁRIA DE CORTE

O boi é mesmo um animal versátil e útil para a vida humana. Da geração de força motora nos engenhos de açúcar a um grande responsável pelo avanço do agronegócio brasileiro no mundo todo através da produção de carne.  Ainda geram leite e abastecem o mercado de derivados e podem ser fonte de energia com a reutilização do sebo bovino.

O sebo bovino é uma alternativa  bastante viável para fabricação de biodiesel, ficando atrás da soja no ranking de matérias primas mais utilizadas pelo Brasil na produção deste combustível renovável.

Antes a gordura dos animais era apenas um resíduo descartado pelos frigoríficos. Hoje em dia, no entanto, a tonelada de sebo já chega a custar quase R$3.000 reais. Gerando uma nova fonte de renda e mais possibilidades para os pecuaristas envolvidos com a bovinocultura de corte.

Valorização Do Sebo Bovino No Mercado

O sebo bovino já vem sendo utilizado nas indústrias de cosméticos e na produção de sabão há algum tempo. No entanto, a gordura do gado só ganhou mais valorização no mercado de fato após a utilização mais ampla na produção de energia: o biodiesel.

Embora a soja siga sendo a matéria prima mais utilizada nacionalmente para a produção do biocombustível, o sebo bovino tem uma participação de mais de 15% na indústria.

A valorização do sebo representa mais uma opção para o mercado do boi e significa a reutilização de um material que antes era desvalorizado, servindo apenas para a produção pouco expressiva de sabão, ou simplesmente para ser jogado fora.

Ciclo Produtivo Do Biodiesel Feito do Sebo De Boi

Biodiesel de Sebo BovinoSegundo pesquisadores de mercado, a cadeia produtiva do sebo bovino ainda não está devidamente desenvolvida e organizada. Isso se comparada à cadeia da carne e do leite, por exemplo. Ainda há muito o que fazer para que a gordura dos bovinos ganhe mais expressividade e valor na indústria energética.

Existe a necessidade de uma padronização no abastecimento feito por frigoríficos grandes e pequenos. Além de uma definição de qualidade e eficiência do produto em si. No entanto, por ser um resíduo que vem de um produto como a carne, não existem probabilidades de problemas com o abastecimento da gordura, por exemplo. A disponibilidade e preço acessível do sebo bovino são uma vantagem de se usar essa matéria prima.

O ciclo de produção do sebo bovino é relativamente simples. Após o gado ser terminado no pasto, o rebanho é levado para os frigoríficos. Lá ocorre o abate e a retirada do sebo. De cada animal de mais ou menos 500 kg, é possível extrair cerca de 17 kg de sebo. As várias toneladas de gordura seguem para as plantas de refinamento para serem transformados no biocombustível.

Por Que A Produção de Biodiesel É Importante

O biodiesel é uma opção de energia sustentável e ambientalmente correta. É um biocombustível renovável e menos danoso que os subprodutos do petróleo.

A utilização do biodiesel é uma solução para os possíveis danos causados ao meio ambiente pelos longos anos de petróleo como suprema fonte energética.

Quando esse combustível renovável é proveniente do sebo bovino, a solução ambiental e econômica é ainda mais perceptível.

Observe na lista abaixo:

  1. O uso do sebo bovino pode ser caracterizado como uma forma de reciclagem.
  2. A produção de sebo pega carona na produção de carne, sendo assim mais uma opção produtiva para a agroindústria.
  3. O biodiesel de sebo bovino é mais barato.
  4. O biodiesel feito de gordura de boi pode ser estocado por mais tempo que aquele feito a partir da gordura vegetal.
  5. O Brasil é pioneiro na tecnologia de transformação do sebo em biodiesel. Por isso, seu uso fortalece ainda mais a agroindústria nacional.

A indústria de energia do Brasil visa é triplicar a produção do biodiesel proveniente do sebo de gado, construindo novos polos de produção e promovendo maior incentivo. Com isso, o ciclo da pecuária ganha mais uma oportunidade de lucro e vantagem ambiental!