Conheça a capacidade genética e produtiva da raça Gir

Conheça a capacidade genética e produtiva da raça Gir
Publicado em: AGROPECUÁRIA BOI BOVINOCULTURA GADO DE LEITE GIROLANDO INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL PECUÁRIA LEITEIRA RAÇAS BOVINAS REPRODUÇÃO BOVINA VACA

O Gado da raça Gir é o suprassumo da pecuária leiteira no Brasil. Esta raça tem importância mercadológica e histórica para nossa pecuária de leite por duas razões principais: a capacidade produtiva e o uso no cruzamento, que resulta na raça Girolando, a mais usada em nossa pecuária leiteira.

A Raça Gir no Brasil

[caption id="attachment_580" align="alignleft" width="300"]Vacas e Bois da Raça Gir Foto Reprodução[/caption]

A raça Gir foi introduzida no Brasil no início do século XX, mais precisamente no ano de 1911. Porém, foi apenas após o final da Primeira Guerra Mundial que a raça se popularizou em nosso país. Por ser muito produtivo e rústico, o gado Gir ganhou espaço em nossas fazendas e a capacidade leiteira e materna das vacas Gir começou a ser amplamente aproveitada.

Por ser uma raça Zebuína originária da Índia, a raça Gir teve fácil adaptação nas terras tropicais do Brasil. Aqui, ela passou a ser utilizada no cruzamento com a raça taurina Holandesa para formação da Girolando. O principal foco do cruzamento Gir x Holandesa foi conferir mais rusticidade à raça taurina, acostumada ao clima frio.

Qualidades das vacas Gir

Habilidade materna: a capacidade leiteira da raça Gir começa pela habilidade materna. Os partos das vacas Gir são tranquilos, pois os filhotes nascem pequenos, com cerca de 25 quilos. No entanto, eles crescem rápido, ganhando peso e se desenvolvendo com facilidade.

Boa resistência à doenças: Como boas produtoras de leite, as vacas da raça Gir têm boa resistência aos problemas gestacionais e à parasitas, além de terem um úbere forte e grande. Elas também dispensam cuidados extras com veterinários e uso regular de medicamentos que podem deixar resíduos no leite.

Sistema termorregulador: As vacas Gir têm um sistema termorregulador natural, por isso elas produzem bem em épocas quentes e frias sem sofrer o estresse das variações climáticas bruscas.

Todas essas qualidades das vacas Gir justificam seu uso na pecuária leiteira em países tropicais, pois garantem competitividade diante das raças taurinas, que em sua grande maioria são de origem europeia e estão pouco adaptadas aos climas quentes.

Recordes Impressionantes da Gir

A produção leiteira da raça Gir é a mais eficiente entre os zebuínos, a capacidade média de uma vaca Gir é de mais 3 mil quilos de leite por lactação. No entanto, algumas vacas da raça superam todas as marcas comuns, deixando muita gente de boca aberta. Este é o caso da vaca Helga FIV Tol. Ela é a atual recordista mundial e é criada aqui no Brasil. Helga chegou a produzir 78,370 kg de leite por dia, alcançando a maior marca entre as vacas Gir.

Só a nível de comparação, uma vaca que produz 30 kg de leite por dia já é considerada altamente produtiva.

Formação física da raça Gir

Para reconhecer uma vaca Gir é simples, elas são geralmente de cor marrom avermelhada e podem ter pelagem malhada, também em tons marrons-avermelhados e branco. A raça Gir é a única com crânio ultra convexo, as orelhas são despencadas e longas e os chifres torcidos para baixo. O corpo é anguloso com uma leve forma retangular.

Gir para além da produção leiteira

[caption id="attachment_579" align="alignleft" width="300"]Gir na Pecuária Nacional Foto de Eric Elbers (reprodução da internet)[/caption]

Com tantas qualidades favoráveis para o ramo leiteiro, o Gado Gir não poderia deixar de ser aproveitado no mercado da genética. Para os criadores do Brasil, a importância da continuação da raça Gir pura diz respeito à preservação das peculiaridades e identidade racial destes gado, mas também implica em lucro.

Nos leilões do Gado Gir, os machos são destaque na comercialização de sêmen. Além da venda de coberturas, os criadores da raça leiloam embriões, matrizes e bezerros de alta genética.

A Fertili no seu rebanho Gir

Um gado tão rústico e resistente precisa de auxílio Fertili? Claro que sim! Afinal, não oferecemos apenas um app facilitador de manejos, mas um otimizador de negócios. Nossa premissa é: não há nada tão bom que não possa melhorar. Por isso, o criador de bovinos Gir pode contar conosco para potencializar controle sobre a sua produção. Comece agora mesmo o teste gratuito aqui.