Problema com Finanças? Como Fazer a Gestão Financeira da Fazenda

Problema com Finanças?  Como Fazer a Gestão Financeira da Fazenda
Publicado em: AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA BOVINOS GESTÃO RURAL PECUÁRIA DE CORTE PECUÁRIA LEITEIRA

Vende boi, compra ração, repõe remédio, manutenção de ordenhadeira...Como lidar com toda a entrada e saída de dinheiro da fazenda sem se perder no meio das contas? Guardando na cabeça?!

Você pode até dizer que sim e, claro, sabemos que a cultura de “guardar na memória” ainda prevalece, mas sabemos também que é apostando nisso que muitos erros são cometidos. Afinal, deixar uma conta passar pode significar a perda de uma transação ou sofrer com prejuízos.

Para ser gerida de forma competitiva e lucrativa, uma fazenda precisa ser controlada sob diversos aspectos. Nesse sentido, a gestão financeira do agronegócio é uma excelente oportunidade de crescimento. Sem essa gestão, uma propriedade rural tende a ser deficitária, acumulando demandas com o tempo.

Os Benefícios da Gestão Financeira

Gestão Financeira na PecuáriaEstamos falando que a gestão financeira é um fator essencial para que uma fazenda seja mais que uma propriedade e um dono, e sim uma empresa rural, peça chave no mercado nacional, integrada a uma cadeia produtiva complexa, geradora de lucro e estrategista em um cenário competitivo.

Mas de uma forma mais específica, acompanhe os três principais benefícios trazidos pela gestão financeira.

1- Controle o quanto gastou

Pode parecer básico, mas muitos produtores não têm a real noção dos custos da sua produção. Controlar receitas, o que tem em estoque e o que foi gasto é fundamental para qualquer empresa. Inclusive, a rural.

2- Esteja preparado para o futuro

Com gestão financeira, o produtor tem Fluxo de Caixa. Isso permite saber, por exemplo, quais são os pagamentos para o próximo mês ou para a semana que vem e se haverá dinheiro em caixa para que o pagamento seja efetuado.

3- Visão panorâmica do seu agronegócio

Informação sobre gastos, receitas e controle do capital aplicado em mãos? É hora de analisar esses dados como resultados, indicadores do seu negócio. Só assim você poderá racionalizar a sua produção e ter uma visão clara sobre em qual momento está a sua produtividade. É hora de investir ou “segurar as pontas”? Com gestão financeira, esse tipo de escolha é facilitada.

E Como fazer a Gestão Financeira?

Você pode começar uma gestão financeira se organizando em planilha Excel e seguindo as seguinte estrutura:

  1. As linhas são as naturezas das movimentações e as colunas os meses
  2. Apure as entradas de caixa por mês referentes às vendas de seus produtos
  3. Classifique as saídas de caixa como despesas operacionais relativas à produção (mão de obra, insumos, etc.) e à administração (despesas com escritório)
  4. Separe as despesas com investimentos (construções, máquinas, pagamento de compra de terra)
  5. E, num terceiro bloco, apure os valores referentes à taxas, juros e pagamentos de empréstimos, que são as suas despesas

Se estivermos falando de um pequeno produtor, uma planilha pode ser uma opção não tão complicada. Mas se estivermos falando de um criador de um imenso rebanho ou de grandes rebanhos, donos de plantações a perder de vista ou até o médio e pequeno produtor que quer aquecer o seu agronegócio, a planilha pode ser inviável. Não que a maior dificuldade seja reunir todas as informações, mas sim organizá-las de modo que o agronegócio possa ser visto de uma forma mais clara.

E qual seria a solução então? A Fertili vai te responder.

A Tecnologia que Facilita a Gestão Financeira Agro

Tecnologia Para Gestão Financeira na FazendaCom inúmeros dados para se levar em consideração na hora de prestar contas, tomar decisões e avaliar o seu próprio agronegócio, a solução mais fácil a ser seguida é a utilização das tecnologias que estão revolucionando o agronegócio. E não estamos nos referindo aqui aos modernos maquinários, mas à softwares desenvolvidos para facilitar a vida do agropecuarista brasileiro.

Mas o que são estes softwares? A Fertili te explica em benefícios. Entenda:

Facilidade e Segurança

Imagine todas as informações em um único local seguro. O produtor poderá acompanhar as vendas , despesas gerais e investimentos de capital em um clique, a qualquer hora, usando um celular ou tablet. Os softwares de gestão significam a facilidade e o controle responsáveis pelo fim de erros simples como o esquecimento do vencimento de uma conta e, por consequência, um possível pagamento de juros.

Recursos e Inventário Gerenciados

O controle de trabalhadores, máquinas e especialistas sazonais permite que o produtor esteja ciente do movimento dos seus recursos. Além disso, os softwares de gestão financeira permitem o acesso aos inventários em tempo real, facilitando o controle de estoque.

Relatórios e Análises

Com o uso da tecnologia dos softwares de gestão financeira para fazendas, o produtor tem uma maior facilidade na hora de  identificar padrões, analisar o desempenho produção e fazer relatórios. Qual a melhor vantagem nisso? Aplicar estratégias com um maior potencial assertivo. Imagine aumentar produtividade e lucro com uma ação baseada nos resultados conseguidos facilmente de um único lugar?!

Os softwares de gestão permitem que o agropecuarista concentre seus esforços onde realmente precisa.

Fertili para Gestão de Finanças Rurais

Quer ser dono de agronegócio competitivo e forte? Não invista apenas em tecnologia, mas na melhor tecnologia. O aplicativo Fertili é a sua melhor opção para facilitar o controle financeiro rural da sua fazenda.

Nosso aplicativo foi desenvolvido para atuar em todas as etapas da cadeia produtiva da pecuária, inclusive em questões estruturais e organizativas de gestão financeira. Auxiliamos no monitoramento de todos os custos da sua empresa rural! Fazemos cotações das vendas, administramos as contas da propriedade e otimizamos assuntos referentes à administração de empréstimos e estoque.

A Fertili é um braço amigo em quem os pecuaristas 360º(empresário, produtor e gestor) podem confiar. Desenvolvimento de forma robusta, intuitiva e simples, o aplicativo Fertili não exige entendimento especializado sobre softwares. Uma vez na mão do produtor, é como se ele sempre tivesse usado o app.