Extensão Rural, Pecuária de Corte e Ciência

Extensão Rural, Pecuária de Corte e Ciência
Publicado em: AGRICULTURA FAMILIAR AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA BOVINOCULTURA FAZENDA GADO DE CORTE GESTÃO RURAL PECUÁRIA DE CORTE

Existe na agropecuária atual a necessidade de um desenvolvimento limpo e sustentável. Existe também a importância de um custo de produção reduzido. Além, é claro, da necessidade de um produto final de qualidade elevada. Tantas exigências de caracteres diferenciados seriam um desafio sem precedentes, não fosse todo o aporte técnico e cientifico que a agricultura e a pecuária vêm recebendo nos últimos anos. E falar em aporte técnico e científico é falar em extensão rural.

Mas Afinal, O Que É Extensão Rural?

[caption id="attachment_767" align="alignleft" width="300"]Extensão Rural Pequenas Propriedades Foto: Reprodução da Internet[/caption]

A extensão rural é, basicamente, uma proposta de suporte educacional às famílias camponesas do Brasil. Com esse suporte, jovens e adultos do campo podem aprender sobre as inovações que melhoram o manejo, sobre economia e sobre empreendedorismo rural. O mais interessante da extensão rural é seu caráter comunitário e cooperativo. Age como uma mediação para a troca de experiências entre cientistas agrários e acadêmicos e o homem do campo.

Da agricultura familiar ao agronegócio, a extensão rural é importante no sentido de levar para o campo informação científica e inovação. Tornando, desta forma, as famílias rurais mais produtivas e mais capacitadas para a geração de renda.

Extensão Rural E Assistência Técnica

Juntamente com a extensão rural está a assistência técnica. Elas não são a mesma coisa, mas geralmente andam juntas no empenho de modernizar a lida agropecuária.

Como já foi citado a extensão rural é uma proposta educacional cooperativa. Já a assistência técnica é diferente. De caráter mais individual, a assistência técnica se caracteriza mais como uma forma de serviço prestado ao produtor rural em determinada ponto.

Questões como operação, instalação e conserto de maquinário, manejo para recuperação do solo e inseminação artificial geralmente necessitam de constante assistência técnica. Nesses processos, um técnico especializado presta seu serviço ao produtor rural sem a finalidade máxima da extensão rural que é a troca de conhecimento.

Se você é um produtor rural, sabe da importância de um bom técnico em alguns momentos da lida no campo. Seja no manejo do rebanho ou no gerenciamento da propriedade.

Pecuária De Corte e Extensão Rural

Com essa explanação podemos perceber a importância de cada uma no campo. E principalmente na pecuária de corte. Questões que para qualquer leigo hoje parecem básicas como sustentabilidade e preservação do meio ambiente pode se tornar um entrave sem fim para o pecuarista que não conta com o suporte científico. Além disso, a extensão rural preza pelo desenvolvimento do empreendedorismo rural, uma questão importantíssima para o pecuarista de corte que quer se destacar no mercado atual.

Empreendedorismo Rural

Assistência Técnica PecuáriaHá algum tempo não faria sentido, mas hoje sabemos do potencial que o homem do campo tem como empreendedor/empresário. Principalmente na pecuária de corte! Empreender tem muito a ver com inovar, pensar à frente e arriscar. Basta observar a pecuária de corte do Brasil para notar que  espírito do empreendedorismo sempre esteve presente em sua história.

A pecuária de corte do Brasil apostou na inseminação artificial, no confinamento do gado, no melhoramento genético e na pesquisa de desenvolvimento de suplementos alimentares específicos. Tudo isso fomentou uma indústria de carne bovina que hoje é uma das maiores do mundo.

A Extensão rural incentiva, sobretudo, que novas pesquisas e novas experiências aconteçam na vida do homem do campo. Essas pesquisas e experiências vão sendo criadas no dia a dia rural, numa troca de aprendizado interessante e necessária. Isso torna os projetos de extensão rural singulares, tanto na agricultura, quanto na pecuária.

Importância Da Extensão Na Redução Do Êxodo Rural

Com o campo se tornando uma empresa rural, educação de qualidade chegando para o jovem do interior e pecuária com horizontes estendidos, a questão do êxodo rural passa a ficar no passado. Esse é um ponto crucial dos projetos de extensão rural, assistência técnica e ciências agrárias.

Ao ponto que o mercado se desenvolve, o campo ganha mais oportunidades de crescimento. Seja na agricultura orgânica ou na pecuária sustentável.

O camponês não precisa se preocupar tanto em ter que partir para a cidade grande para conseguir condições melhores de vida, pois pode tirar seu sustento da terra com apoio da ciência e da tecnologia. O campo não fica mais à margem dos avanços da modernidade.