Agricultura E Pecuária: Qual a Relação?

Agricultura E Pecuária: Qual a Relação?
Publicado em: AGRICULTURA FAMILIAR AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA TECNOLOGIA

Agricultura e a pecuária são essenciais para a sociedade moderna. Afinal, a agropecuária surgiu para que os seres humanos pudessem plantar e armazenar o alimento. Por isso, a Fertili acredita que a produção agrícola e pecuária dão ao homem o poder de dominar a terra e os animais. Além da possibilidade de se estabelecer em um território. Foi com esse poder que a sociedade conhecida hoje surgiu.

Os Setores de Agricultura e Pecuária

Agricultura e Pecuária no Brasil

A agricultura e a pecuária vão além da produção de comida. É importante entender que, a produção rural é responsável por muitas demandas do mercado. Como, por exemplo: abastecimento e combustível, cosméticos e remédios e indústria têxtil.

A produção agrícola

A agricultura é um conjunto de técnicas e atividades para o cultivo da terra. Por isso, ela tem como resultado a produção de vegetais para a alimentação, grãos, fibras, energia, matérias-primas para a indústria de tecidos, remédios e cosméticos.

No Brasil, a produção agrícola se destaca pelas lavouras de soja, cana-de-açúcar e café. Além disso, ainda é importante falar como somos bons produtores de frutas como laranja e cacau. Além disso, somos bons produtores de hortaliças. Em especial, folhas para consumo interno.

A produção pecuária

Por outro lado, a pecuária é a criação de animais para produção de vários produtos. Portanto, é responsável pela produção de alimentos: carne e leite. Mas também, de cosméticos e itens para a higiene, produzidos a partir sebo do gado.

Na pecuária do Brasil, as criações de bois, ovelhas, cabras, porcos e frango se destacam. Porém, a criação de gado é a maior do mundo inteiro. Com um rebanho de nelores que já passa de 200 milhões de bovinos.

Agricultura + Pecuária = Agropecuária

Agricultura do Brasil

A agropecuária é a junção da pecuária e da agricultura. Em outras palavras, podemos colocar nesse pacote toda a produção rural. No Brasil, a economia que o campo movimenta é muito importante para o PIB. Especialmente, pela geração de emprego e renda para famílias de todas as regiões do país.

No entanto, não apenas nesse ramo que a produção rural se destaca. Afinal, a agropecuária tem muitas particularidades. Uma delas é a forma de produção. Por exemplo, na maioria das fazendas do Brasil, é feita a pecuária e agricultura familiar. Ou seja, nelas, famílias produzem os alimentos para consumo próprio e para vender em feiras locais.

Nesse formato, famílias usam métodos tradicionais passados de geração. No entanto, algumas já praticam produção rural mais moderna. Nesses casos, os métodos modernos são aqueles em que o produtor usa a tecnologia. Como, por exemplo:

  • tratores modernos;
  • aplicativos de gestão pecuária;
  • técnicas para melhorar a genética do gado;
  • aplicação de produtos para fertilizar o solo;
  • técnicas para obter sementes mais produtivas.

Nesse cenário, a produção rural pode ser dividida em três categorias. São elas:

Agropecuária extensiva

Na agricultura e pecuária extensiva, há ausência de tecnologia. Por isso, a produtividade é baixa e a mão de obra é familiar. Aqui, a produção é menor e mais lenta. Afinal, o produtor não usa meios modernos para acelerar a produção.

Agropecuária intensiva com mão de obra

Nesse modelo, ainda não há tecnologia e a produtividade é baixa. Entretanto, conta com muitos peões para ajudar no manejo do campo ou do rebanho.

Agricultura e pecuária intensiva

Aqui, há muita tecnologia, pouca mão de obra e altos índices de produtividade. É uma prática comum em áreas desenvolvidas do país.

Agropecuária Em Larga Escala: O Agronegócio

Quando há produção em larga escala, a fim de atender demandas do mercado interno e externo, a agropecuária se torna agronegócio. A versão mais sofisticada da agricultura e da pecuária.

Logo, o agronegócio é uma atividade que tem uma cadeia produtiva. Essa cadeia liga a produção primária à indústria e à venda dos produtos e derivados.

A Tecnologia no Campo

Agropecuária nacional

Com o aumento da busca por produtos agrícolas e pecuários, o agronegócio estimula a mecanização do campo. Por sua vez, a mecanização do campo faz com que tecnologias e ferramentas digitais ajudem o pecuarista a produzir mais.

Ou seja, o campo mais moderno é fruto da necessidade de uma produção mais eficiente. Os resultados de formas mais modernas de produzir na agropecuária são dois:

  1. O uso de maquinário nas fazendas;
  2. Pecuaristas fazendo a gestão de rebanho com aplicativos;

Isso é ótimo. Pois, equipar a produção rural com tecnologia é essencial para o produtor que pretende  acompanhar o ritmo do mercado. Mas também para se estabelecer nele.

O Resultado da Produção Rural Moderna

Quando a pecuária e a agricultura se tornam modernas, temos a chamada agroindústria. Em outras palavras, uma forma mais industrial de produzir carne, leite, verduras e vegetais.

Sendo assim, é preciso dizer que, quando a produção rural se moderniza, o produtor precisa acompanhar esse processo. Ou seja, também precisa se modernizar. Porém, para ser um produtor mais moderno, é importante buscar formas de aprender. Com certeza, você conhece algum produtor que é referência. Em especial, aqueles que fazem um boa gestão da fazenda.

Por isso, se você deseja ser um pecuarista mais moderno, conheça a Metodologia 360. Um curso com aulas rápidas de como fazer uma pecuária intensiva. Acesse agora, é grátis.