Como o curral para gado de corte deve ser?

Como o curral para gado de corte deve ser?
Publicado em: FAZENDA PECUÁRIA DE CORTE INTENSIFICAÇÃO

O curral é uma das estruturas mais importantes em uma fazenda pecuária. Na fazenda, curral para gado de corte é o lugar onde o rebanho é manejado. Portando, deve ser um ambiente otimizado para a segurança e o conforto dos bois e dos peões.

Afinal, um curral construído de forma inteligente é parte essencial para tornar a fazenda intensificada, facilitar os manejos e a gestão do rebanho bovino e elevar o nível de bem estar animal do seu rebanho.

Qual a estrutura de um curral para gado de corte

Como montar um bom curral para gado

Um curral de uma fazenda de pecuária intensiva precisa de algumas estruturas básicas. Diferente do que se pensava antes, o curral para gado de corte deve ser um conjunto de estruturas interligadas. Essas estruturas devem seguir um padrão que irá facilitar os manejos dos bois no dia a dia. Elas são estruturas de:

  • Recepção
  • Acomodação
  • Separação
  • Contenção
  • Embarque e desembarque

A partir dessas estruturas fundamentais o pecuarista consegue oferecer conforto para os animais e segurança para equipe. E, com isso, é aumentar a produtividade da fazenda.

As instalações mais fundamentais em currais de gado de corte

O bom curral para o gado de corte é um espaço para facilitar os manejos do gado. Por exemplo, quando o curral tem uma boa estrutura, é possível pesar o gado individualmente com rapidez e segurança. Pensando em uma fazenda de cria, podemos dizer que o curral bem pensado e planejado vai facilitar o protocolo de IATF e ajudar na eficácia da estação de monta.

Entendendo cada estrutura de um curral 

Um curral tem uma lógica, com as estruturas onde os animais entram, são separados, contidos e depois voltam para suas áreas comuns. Portanto, um bom curral contém:

  • Remangas, para acomodar o gado.
  • Mangas, estruturas que divide quantidades menores de animais.
  • Corredores.
  • Embute, estrutura de apartação
  • Seringas, estruturas que orientam o gado na entrada para o tronco coletivo.
  • Tronco coletivo (também chamado de brete), é um corredor estreito usado para enfileirar o gado. 
  • Tronco de contenção, é um espaço individual que restringe os movimentos do boi, usada em protocolo de vacinação.
  • Apartadouros, estrutura usada para separar o rebanho em lotes.
  • Embarcadouro.
  • Pátio de manobras para veículos que carregam animais.

Como instalar um bom curral na fazenda

O primeiro passo para construir um curral para gado de corte é determinar seu objetivo. As fazendas de cria são diferentes das propriedade que fazem recria. No entanto, cada uma deve ter projetos específicos. Ainda é importante pensar qual o tamanho disponível na sua propriedade para área de curral e quantos animais você pretende acomodar. 

Em seguida, é muito importante que o pecuarista contrate um projetista. Ou seja, um arquiteto que entenda da estrutura de curral para gado de corte. Esse profissional irá oferecer o projeto mais economicamente interessante e garantir que a área seja utilizada de forma adequada e acabe precisando fazer reformas posteriormente.

Detalhes estruturais do curral para gado de corte

Curral para bovinos

Na hora de pensar no projeto, é fundamental observar aspectos básicos da construção do curral. São eles, a localização e a dimensão.

Localização 

A localização ideal de um curral para gado de corte é próxima à sede e invernadas. Mais precisamente, no centro da propriedade. Contudo, é preciso levar em consideração os aspectos geográficos. 

Uma área plana, que tenha bom escoamento da água da chuva e que não vá sofrer erosões futuras é a mais funcional. Se a área não for plana, é preciso contratar um serviço de terraplanagem, se não tiver bom escoamento é preciso pensar em estruturas que evitem que a água fique empoçada e se for um lugar com muita erosão os danos às estruturas serão uma constante ao longo do tempo. Portanto, é melhor evitar. 

Dimensão

Essa é uma fase do planejamento que se for bem feita irá tornar o preço do projeto justo e adequado. Geralmente, os currais são pensados em 2m² por cabeça. Porém, o pecuarista precisa ter em mente que o curral é o espaço onde os manejos mais importantes do gado são realizados. Como pesagem, vacinação, avaliação de saúde, protocolos IATF e outros. Portanto, são momentos de interação dos animais com os peões e devem proporcionar menos estresse e mais agilidade aos  manejos. 

O bom curral para gado de corte facilita a gestão

Gestão do rebanho no curral

Resumindo nosso artigo, chegamos à conclusão de que um bom curral para gado de corte tem:

  • estruturas interligadas de forma que faça sentido no dia a dia de manejo;
  • uma boa localização dentro da fazenda;
  • um tamanho adequado para que os bois fiquem confortáveis e os peões seguros.

Além de ser importante para manejar bem o gado, um bom curral facilita o controle e gestão dos bovinos. Com instalação de balança e uso de identificação eletrônica, o pecuarista consegue controlar cada animal e seu desempenho com um curral adequado e bem estruturado. 

Falamos mais sobre coisas estruturais da fazenda no Treinamento Gratuito da Metodologia 360. Se você tem interesse no assunto, assista às aulas gratuitamente clicando aqui.