Senepol, um Guia Completo da Raça

Senepol, um Guia Completo da Raça
Publicado em: GADO DE CORTE MELHORAMENTO GENÉTICO RAÇAS BOVINAS PRODUÇÃO PECUÁRIA DE RECRIA

O gado da raça Senepol é destaque na pecuária de corte brasileira por ser a segunda raça mais vendida em leilões. O motivo do sucesso de compra e venda desses bovinos vem do uso da raça em cruzamento para conseguir precocidade e acabamento de carcaça.

Por ser uma raça importante para o melhoramento e intensificação da pecuária nacional, vamos entender de onde ela vem, suas principais características e como ela impacta a pecuária de corte do Brasil.

Como a Raça Senepol surgiu?

A raça Senepol é híbrida, e surgiu do cruzamento genético entre os bovinos N’Dama, da África e o gado Red Poll, originalmente criado nos Estados Unidos. A origem da raça se deu no Caribe, mais especificamente na ilha de Saint Croix.

A origem da raça por si só foi uma tentativa de melhoramento genético no início do século 20. A criação da raça foi um sucesso uma vez que tais bovinos são altamente produtivos, precoces, tem boa habilidade materna e fertilidade. 

A raça Senepol na pecuária do Brasil

Bovinos da raça Senepol

O rebanho de Senepol na pecuária brasileira é pequeno. Apenas 0,5% de todo o rebanho nacional é composto de bovinos dessa raça. Como sabemos, o rebanho predominante é formado por Nelores e anelorados

No entanto, nos últimos anos esses bovinos vêm ganhando destaque nos leilões de compra e venda de gado mais famosos do país. O motivo é que são os bovinos mais vendidos depois dos Nelores, o comércio da raça Senepol atingiu em 2018 a impressionante marca de 29 milhões de reais faturados, o que é muito para um rebanho ainda pequeno. A média de preço de um macho da raça está em torno de R$11 mil.

Pecuarista atraídos pela raça

O Senepol tem características interessantes para melhoramento genético e intensificação da produção de carne. Por isso, nas fazendas brasileiras os pecuaristas mais especializados e que desejam tornar suas fazendas mais rentáveis buscam adquirir esses bovinos. Principalmente, para melhorar seus rebanhos ganhar em precocidade e aprimorar a qualidade de seus bezerros. 

Por isso, se você é um pecuarista que deseja melhorar a produtividade do seu rebanho essa raça pode ser muito interessante.

Características da Raça

O gado Senepol é excelente para a pecuária de corte, pois tem qualidade que favorecem a produção de corte como:

Facilidade de engorda

O ciclo de engorda do gado Senepol é curto e a raça tem alta capacidade de transformação do pasto em carne. Ou seja, a terminação dos bovinos é facilitada por suas características genéticas. Assim possibilitam produzir mais arrobas com um excelente acabamento de carcaça.

Bom desenvolvimento em confinamento

No confinamento, o gado senepol apresenta um desempenho excelente. Por isso, em fazendas pecuárias bem estruturadas, com boa gestão pecuária, podem chegar a alcançar um GMD (ganho médio diário) de 1500g. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol esse desempenho tão alto pode ser alcançado no manejo de animais com idade adequada e manejo nutricional de engorda bem estruturado.

Desempenho dos Bezerros Senepol

Os bezerros da raça Senepol são desmamados quando atingem entre 50% e 60% do peso da mãe. As fêmeas são desmamadas com peso variando entre 220 kg e 260 kg, já os bezerros Senepol machos saem do pé da vaca quando pesam entre 240 kg e 300 kg.

Essa característica é excelente para o pecuarista de recria, que consegue vender bezerros de Senepol por um preço até 50% mais alto que o mais comum no mercado de reposição. Para o produtor de recria que adquire a raça a vantagem vem a longo prazo com a alta produtividade dessa raça na engorda e terminação.

Toda fazenda pecuária precisa de conhecimento e estratégia

Bezerro e vaca Senepol

Se você é um pecuarista e deseja aumentar a produtividade, tornar sua fazenda mais intensificada e lucrativa, a aposta em bovinos Senepol e com a genética Senepol é uma boa ideia. 

Mas antes de investir em raças é bom ter ainda mais conhecimento estratégico pecuário. Para isso, a Fertili desenvolveu o Treinamento Gratuito da Metodologia 360. Uma série de 6 aulas rápidas que vão te dar um panorama completo da pecuária intensiva de corte e o norte para lucrar muito mais nessa atividade. Clique aqui e saiba mais!