Como fazer a gestão de pessoas em fazendas pecuárias?

Como fazer a gestão de pessoas em fazendas pecuárias?
Publicado em: GESTÃO PECUÁRIA PECUÁRIA DE CORTE METODOLOGIA 360 GESTÃO

A gestão de pessoas em fazendas pecuárias é um ponto fundamental para alcançar a lucratividade da produção. Por isso, todo pecuarista que quer ser um bom gestor, precisa se atentar a esse ponto.

Em suma, duas coisas são essenciais em uma empresa. Um bom líder e um bom time! Na pecuária não é diferente. Sem a boa gestão de pessoas em fazendas pecuárias, é impossível alcançar as metas de produtividade e lucratividade da fazenda.

Por isso, pecuaristas que querem fortalecer suas metas produtivas precisam saber algumas coisas essenciais para gerenciar melhor os colaboradores da propriedade de corte. Então, hoje vamos passar esse gabarito, sob a guia da Metodologia 360.

Qual é a importância de fazer gestão de pessoas em fazendas pecuárias?

A atividade pecuária de corte tem várias especificidades. Portanto, é necessário ter mão de obra capacitada para cada função da fazenda. Isso vale para tarefas operacionais e também para aquelas que são administrativas. 

Uma dos motivos mais relevantes para que o pecuarista faça a gestão de pessoas em fazendas pecuárias é fidelizar e reter talentos. Além disso, claro, sem uma equipe motivada, alinhada e engajada, dificilmente o produtor conseguirá bater suas metas. 

Como fazer a gestão de pessoas na fazenda pecuária de corte

Para isso, portanto, é essencial que haja uma cultura organizacional na fazenda. Quando uma fazenda pecuária tem boa cultura organizacional, fica mais fácil manter a equipe de peões motivada e satisfeita com o trabalho com o gado de corte

Afinal, com uma cultura organizacional bem estruturada o pecuarista poderá transmitir com mais clareza seus objetivos. Por outro lado, o colaborador se sentirá mais integrado à fazenda e conseguirá enxergar com facilidade o que será preciso fazer para que a fazenda de corte alcance suas metas durante cada ciclo.

Formas de manter a equipe motivada e capacitada

Esperamos ter convencido você sobre a importância da gestão de pessoas em fazendas pecuárias. Agora, vamos dar o pontapé inicial nesse processo falando um pouco sobre como motivar e qualificar a mão de obra na pecuária.

Não deixe de ler até o fim!

Invista em imersão de utilização da tecnologia

As fazendas de pecuária de corte ao redor do Brasil estão cada vez mais tecnológicas. Entretanto, para aproveitar todos os benefícios que as inovações trazem é fundamental que os peões saibam como manipular e tirar o máximo proveito das ferramentas digitais de gestão da pecuária.

Para isso, um passo importante é investir em treinamento da mão de obra da fazenda. 

Principalmente,  aulas e palestras que os ajudem a entender como cada solução tecnológica funciona e como elas ajudam na produção de carne. É importante que sua equipe saiba o porquê de você estar inserindo um aplicativo digital à rotina de manejos, por exemplo, ou quais os benefícios de implementar a identificação eletrônica do rebanho, entre outras coisas.

A gestão de pessoas na pecuária de corte é importante?

O mais importante nesse ponto é que o pecuarista faça com que os peões, técnicos e gerentes consigam tirar o máximo proveito de cada investimento tecnológico que ocorrer na propriedade. Entendendo como cada ferramenta atua na produção, como facilita os manejos e como irá resultar em mais produtividade.

Desse modo, o pecuarista que cria gado de corte garante que todos os envolvidos no dia a dia da fazenda compreendam como ter boa produtividade e possam ter resultados cada vez mais expressivos em sua propriedade.

Capacitação técnica nunca é demais na pecuária de corte

Assim como a tecnologia avança na pecuária, de tempos em tempos surgem métodos e técnicas que potencializam a produção de carne

Um exemplo disso é a Metodologia 360 de gestão da pecuária. Um método que engloba todos os pontos da produção de corte focado em trazer uma visão em 360º da propriedade a fim de gerenciar melhor o rebanho.

Além disso, sabemos que o conhecimento prático é essencial para que peões consigam manejar o gado e o pasto da melhor forma possível. 

Portanto, o bom pecuarista gestor está sempre de olho nas atualizações da profissão, a fim de encontrar novos meios de produzir e transmiti-los aos seus funcionários. Assim você evita que sua fazenda fique obsoleta. Inserindo gradativamente métodos melhores de produzir arrobas.

Gestão de pessoas em fazendas pecuárias é sobre diálogo 

Uma boa maneira de fazer uma boa gestão de pessoas em fazendas pecuárias e manter os envolvidos no cotidiano de sua fazenda motivados e instruídos por meio da conversa. 

Portanto, é importante tirar um tempo para entender o que está acontecendo na propriedade, quais são as dificuldades enfrentadas pelos peões e como você pode ajudar. 

Uma boa prática nesse sentido é estabelecer uma reunião semanal. Assim, pode colher mais informações das adversidades enfrentadas pelo seu time e consegue encontrar recursos para trazer mais qualidade ao trabalho dos colaboradores. 

Também é válido verificar quais são as soluções que podem agregar ao trabalho dos peões e garantir mais produtividade para eles.

Assim, você assegura ter uma equipe motivada e capacitada em sua fazenda e consegue aumentar a lucratividade obtida na fazenda pecuária.

Seja um pecuarista gestor que saiba delegar

Você tem o costume de centralizar todas as atividades de sua fazenda? Se sim, saiba que isso pode ser prejudicial. 

Vale a pena analisar quais são as tarefas administrativas e de manejo você pode delegar a um colaborador capacitado. É importante fazer uma análise de quais são os peões mais capacitados para cada função. A partir disso, estabeleça uma relação de segurança com sua equipe e delegue com clareza as funções de cada um. 

Dessa forma, você tira um peso de suas costas e consegue motivar quem está trabalhando em conjunto. Isso acontece pelo fato de que, ao delegar atividades mais importantes, você demonstra confiança. 

Com a Metodologia 360, você pode averiguar isso com muito mais acurácia e criar um ambiente colaborativo mais bem estruturado e melhor distribuído.

Na gestão de pessoas em fazendas pecuárias é importante dar oportunidades de crescer 

Um ambiente cheio de cobranças não é o melhor caminho para motivar e engajar os peões que trabalham em uma fazenda pecuária que está em busca de crescimento. 

Ao invés de dar uma ideia falsa de pouco trabalho no início, é mais importante deixar claro desde sempre suas exigências e metas para a fazenda. Assim cada colaborador saberá exatamente o que entregar. A partir disso, fica mais fácil criar um ambiente de trabalho em que cada funcionário sinta a necessidade de capacitação para poder crescer. 

Como motivar a equipe na fazenda pecuária

Ninguém oferece muito esforço em um trabalho que não apresenta perspectivas de longo prazo. Isso significa que os funcionários precisam de oportunidades para alcançar novos e mais altos postos de trabalho.

Portanto, deixe claro que na sua propriedade há possibilidade de progresso e bastante perspectiva. A melhor forma de fazer isso é criando um plano de carreira bem definido.

Deixe seus funcionários saberem que os melhores serão recompensados e que é importante ajudar a bater as metas de produtividade da fazenda. Porém, ainda mais importante é fazer com que cada um se sinta necessário e importante em sua função dentro da propriedade.

Motivação e gestão de pessoas em fazendas pecuárias 

Ao colocar essas ideias em prática, você permite que cada um dos peões se qualifique e esteja apto a exercer diversas atividades em sua propriedade pecuária de corte. Além disso, ao oferecer possibilidades de promoção, é possível manter toda a equipe animada durante todo o ciclo de produção pecuária.

A gestão da fazenda pecuária de corte não é tarefa simples. Além de estar atento aos dados produtivos, o pecuarista precisa estar atento às negociações do mercado de bovinos, atualizações do setor e muitas outras coisas. Portanto, o pecuarista deve dar atenção especial às pessoas que o ajudam nesse processo. 

Todo pecuarista perceberá que uma equipe treinada, motivada e focada nos objetivos faz toda a diferença da fazenda pecuária de corte.

E isso poderá ocorrer por mudanças simples na rotina da propriedade. Porém, jamais poderá ser alcançada se a sua mentalidade for limitada para a gestão de pessoas. Por esse motivo, é fundamental que o próprio gestor se capacite para gerenciar equipe ou contrate um especialista de confiança para que possa executar essa árdua tarefa.