Identificação Eletrônica do Rebanho Essa é a Chave

Identificação Eletrônica do Rebanho Essa é a Chave
Publicado em: TECNOLOGIA METODOLOGIA 360 GESTÃO INTENSIFICAÇÃO

A gestão do gado para a pecuária de corte é um fator decisivo para produtores que desejam otimizar sua operação e, em última instância, aumentar a lucratividade no final do mês. Pensando nisso, resolvemos preparar esse artigo sobre as vantagens de investir em identificação eletrônica do rebanho.

Afinal, trata-se de um recurso em tecnologia pecuária que pode fazer bastante diferença. Aumentando o controle sobre os animais, facilitando a coleta de informações e trazendo precisão de dados para uma pecuária mais lucrativa.

Identificação eletrônica do rebanho para otimização de dados

Como uma empresa a favor da intensificação, defendemos que sem identificação eletrônica e coleta segura dos dados de manejo, não é possível elevar o nível produtivo da fazenda. Ou seja, não é possível sair de uma realidade de falta de certezas para 100% de precisão de dados na pecuária.

Por isso, além de falar da identificação eletrônica dos bovinos, vamos explicar como o Fertili 360 é um aliado na missão de transformar a sua fazenda comum em uma empresa pecuária. Uma fazenda que sabe exatamente quantas cabeças e arrobas produziu a cada ciclo. Então, não deixe de continuar sua leitura!

Afinal, o que é Identificação Eletrônica do Rebanho?

De forma resumida, a identificação eletrônica do rebanho, como o próprio nome já diz, consiste no uso de um equipamento eletrônico específico, que identifica os animais individualmente. São usados em fazendas de corte e leite e para identificar animais de rebanhos bovinos, suínos, ovinos e outros. Com isso, o produtor consegue manejar o gado com muito mais facilidade de forma automatizada.

Com esses dados, fica muito mais simples fazer a gestão da propriedade de corte e tomar decisões relacionadas às mais diversas áreas da cadeia produtiva de corte. Como a alimentação do rebanho, o manejo nutricional, utilização de medicamentos, reprodução e melhoramento genético, por exemplo. Além disso, fica mais fácil perceber eventuais erros, buscar soluções e adotar estratégias mais certeiras.

Orelha de Nelore com brinco de identificação eletrônica

Porém, por muito tempo, não havia programas de computador que processassem esses dados e fornecessem relatórios que o pecuarista pudesse ler e entender facilmente. Por isso, lançamos o aplicativo de gestão pecuária Fertili 360. Com sua versão para escritório (App 360), e o app de captação de dados feito para que colaboradores e técnicos usem no campo e no curral (360 de Bolso).

Essas ferramentas precisão de dados da pecuária em conjunto com equipamentos de identificação eletrônica, fornecem relatórios completos dos manejos reprodutivos e de engorda, oferecendo dados precisos, que são armazenados na nuvem.

Como Funciona a Identificação Eletrônica do Rebanho?

Na prática, a identificação eletrônica do rebanho de corte funciona a partir da instalação de um pequeno equipamento no animal. O qual costuma ser popularmente chamado de “chip de gado” ou “brinco de identificação eletrônica”.

Brinco de identificação eletrônica de gado da Fertili

De uma maneira geral, o aparelho é usado em uma das orelhas do boi, como uma espécie de brinco. É aplicado através de perfuração e tem seus dados e informações enviadas ou coletadas por meio de um leitor, um bastão de leitura.  Como esse da foto:

Bastão de leitura para identificação de bovinos

O funcionamento se dá por sinais de radiofrequência e a comunicação pode ser feita para um computador com um software de gestão da pecuária. No caso do Fertili 360, a comunicação é feita via Bluetooth, sem nenhum prejuízo para a saúde do gado. Dessa forma, o produtor consegue monitorar e rastrear o dispositivo em toda sua propriedade, promovendo a excelência em suas atividades.

Quais as Vantagens da Identificação Eletrônica do Rebanho?

Agora que você já sabe o que é a identificação eletrônica do rebanho e como ela funciona na prática, é bem provável que esteja considerando contar com esse tipo de solução na sua fazenda. O que é uma ótima ideia. No entanto, caso você esteja em dúvida, separamos algumas das principais vantagens que um produtor pode obter com esses dispositivos.

Acompanhe.

Automatização da Coleta e Gestão de Dados

Não dá para falar em vantagens da identificação eletrônica do rebanho sem citar a automatização da coleta de dados pecuários. Afinal, quem lida com uma grande propriedade e um número elevado de animais no rebanho precisa de estratégias assertivas para intensificar a produção de carne. Eliminando tarefas repetitivas e tornando muito mais simples a rotina do dia a dia.

Com a comunicação feita por Bluetooth, como acontece com o Fertili 360, os dados são passados em segundos e em tempo real. O que não é possível se a operação fosse realizada por meio de reconhecimento visual ou com código de barras. Com essa solução de tecnologia, o produtor ganha em termos de agilidade, fazendo uma pesagem em menos de 10 segundos (veja aqui), e tem muito mais precisão no manejo dos seus animais. Evitando erro de comunicação entre os peões, exemplo.

Leitura Mais Precisa das Informações

Ter o máximo de precisão na leitura das informações do gado é muito importante para quem não tem dinheiro a perder. Especialmente em um momento no qual o mercado pecuário anda tão competitivo como hoje. Com dados de manejo e informações sobre cada boi mais precisos, fica mais simples promover benefícios na sua operação. Como melhoramento genético e aprimoramento nutricional, por exemplo.

Rebanho nelore com brincos de identificação eletrônica

A automatização na coleta e na transmissão do dados da fazenda consegue eliminar quaisquer possibilidades de erros. Ou seja, a propriedade se torna muito mais confiável e os serviços mais eficientes. Com agilidade e segurança. Isso é algo imprescindível, sobretudo quando se trabalha com códigos muito complexos e em grandes quantidades. Quanto maior o seu rebanho, mais necessária a identificação do gado se fará para facilitar o processo.

Redução Nos Horários e Cargas de Trabalho

Atuar na pecuária de corte é sempre algo desafiador. A criação de gado exige bastante do pecuarista e dos colaboradores que estão atuando em sua propriedade. Por isso, vale a pena ressaltar que uma das maiores vantagens da identificação eletrônica do rebanho é que ela permite uma redução considerável nas cargas de trabalho dos mais diversos profissionais.

A tecnologia diminui o tempo necessário para coletar e transmitir os dados até o software e o leitor torna o reconhecimento dos animais muito mais eficiente. Com isso, os funcionários ganham mais tempo e energia para desempenharem outras atividades relevantes. Assim, a gestão do rebanho aumenta e melhora a qualidade dos produtos. Ou seja, melhora sua rentabilidade no final das contas.

Maior Facilidade na Tomada de Decisões

Por fim, não dá para deixar de citar que uma das principais vantagens da identificação eletrônica do rebanho. Afinal, o equipamento traz mais facilidade para a tomada de decisões. E é isso que buscamos com precisão de dados para a pecuária. Com um acesso em tempo real às informações sobre o rebanho, o pecuarista ganha muito mais embasamento para promover mudanças ou apostar em medidas que estejam dando certo.

Ao colocar os animais na balança, por exemplo, os pesos passam a ser informados ao aplicativo de gestão da pecuária de modo automático e em tempo real. Além disso, em caso de algum problema ou discrepância, basta dar uma olhada no sistema e, com isso, montar um plano e buscar a solução o mais rápido possível, minimizando eventuais danos ou prejuízos.

Conte com a Fertili para Alcançar 100% de Precisão

Como você pôde ver, a identificação eletrônica do rebanho é uma escolha certeira. Ela pode promover muitos benefícios para a sua propriedade e fazer com que sua produção dê um salto de qualidade. Minimizando a ocorrência de falhas na cadeia produtiva da pecuária e tornando a sua operação muito mais eficaz. Gerando assim diferenciais competitivos em relação à concorrência.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a identificação eletrônica do rebanho? Deu para entender como a tecnologia pode trazer grandes benefícios para o manejo do gado e os resultados da propriedade como um todo?

Então é hora de contar com uma ferramenta digital de gestão da pecuária que realmente funciona. Entre em contato conosco e conheça nossa solução!