Raça Mangalarga Machador: Identidade Brasileira na Equinocultura

equinos da raça mangalarga marchador
Publicado em: Cavalo , Equinocultura , Equinos , Haras , Mangalarga , Mangalarga Marchador , Melhoramento Genético ,

Dentre todas as raças genuinamente brasileiras, uma das mais apreciadas é a do cavalo Mangalarga Marchador. Esses equinos de andar suave (em forma de marcha) e temperamento dócil, viraram febre no Brasil no início do século XIX e até hoje são reconhecidos como os melhores cavalos brasileiros para cavalgadas e longas viagens.

A História Do Cavalo Mangalarga

cavalos mangalarga marchadoresA história dos cavalos da raça Mangalarga Marchador remonta a era da colonização portuguesa, mais especificamente a Era do Ouro que atraiu muitos portugueses para o estado de Minas Gerais. No sul daquele estado, onde as minerações de ouro eram menos significativas, começaram a surgir grandes fazendas de criação de bovinos de leite e equinos.

Á Gabriel Francisco Junqueira são atribuídos os "créditos" pela criação dessa raça brasileira. Segundo a cultura local, após receber de Dom João VI, um garanhão puro sangue da raça Alter, Junqueira passou a usá-lo como reprodutor. As cruzas com Crioulos marchadores que já viviam no Brasil e várias seleções gerou a raça de equinos que hoje chamamos de Mangalarga Marchador.

O nome da raça, que primeiramente seria Junqueira, passou a ser Mangalarga granças a uma fazenda que ficava em Pati dos Alferes. Ali, muitos cavalos da raça foram criados. Graças à proximidade da Fazenda Mangalarga com a corte do Rio de Janeiro, os cavalos mineiros da fazenda de Junqueira foram notados pelos cariocas e apelidados por eles de cavalos Mangalarga.

Seleção

cavalo mangalargaAs primeiras seleções para que hoje obtivéssemos os marchadores ideias para sela eram feitas com base no andamento dos cavalos. Quanto mais cômodo para o cavaleiro fosse o cavalgar, mais apropriado era o cavalo para a reprodução.

Ainda no tempo dos primeiros exemplares da raça, os cavaleiros se impressionavam com a comodidade, resistência e a agilidade do cavalo Mangalarga Marchador. Durante caçadas ou pelas longas jornadas por terrenos íngremes, os equinos da fazenda de Junqueira eram os companheiros ideais.

Hoje os Mangalarga do Brasil são conhecidos internacionalmente como Brazilian Saddle Horse, que em tradução livre significa basicamente, Cavalo de Sela Brasileiro (ver mais).

Por Que Marchador?

O andamento do Mangalarga Marchador, como sugere o nome, é em forma de marcha. Diferentemente de outras raças que andam trotando, como o cavalo Árabe e o Puro Sangue Inglês. O trote é um passo mais duro e menos confortável para o cavaleiro. Existem outras raças brasileiras conhecidas pelo andamento marchado. São elas a Campolina e a Campeiro.

Mangalarga Paulista e Mangalarga Marchador (mineiro)

mangalarga marchador do BrasilGraças à popularização dos cavalos criados por Junqueira, muitos deles foram levados para São Paulo e Rio de Janeiro por fazendeiros apaixonados pela atividade da caça. Principalmente os caçadores de veados. A topografia paulista se destinguia da mineira e a caça também era diferente. Por isso, Orlando Diniz Junqueira, experimentou algumas cruzas de Mangalarga com cavalos das raças Puro Sangue Inglês, Árabe e Cavalo de Sela Americano.

Com o passar do tempo e muito anos de seleção os Mangalarga nascidos e selecionados em São Paulo passaram a existir de forma expressiva e uma associação de criadores paulistas de Mangalarga foi criada. Assim nasceu a raça Mangalarga Paulista: como uma raça de cavalos maiores que os originários Mangalarga de Minas.

Como Reconhecer Um Cavalo Mangalarga Marchador

Você reconhece qualquer cavalo marchador pelo andar. Os Mangalarga também se destacam por um beleza atribuída ao corpo muito proporcional e a forma leve de seus movimentos.

Principais características físicas

  • Porte: médio. Admitindo-se altura média de 1,52 m para os machos e 1,46 m para fêmeas.
  • Peso: 350 a 450 Kg
  • Pelagens dominantes: castanha e tordilha.  As pelagens baía e alazã podem ser frequentes. Em menor proporção estão as pelagens negra, branca, rosilha, pampa e lobuna.

Dá Para Lucrar Com Os Mangalarga Machador?

valorização do mangalarga

Os cavalos da raça Mangalarga Marchador são apreciados em todo o Brasil pela versatilidade e docilidade. Por este motivo estes cavalos são considerados equinos de família.

O criador que tem a intenção de lucrar de forma mais rápida pode trabalhar com compra e venda de cavalos da raça e aproveitar a popularização de cavalgadas e eventos equestres no Brasil para aumentar as vendas. Outra opção para criadores de cavalos da raça Mangalarga Marchador são os rendimentos a longo prazo. São eles: reprodução e valorização de animais para esporte e apresentações nas pistas.

Valorização

A genética do Mangalarga é o que valoriza o animal. Existem cavalos da raça com preços médios de até R$ 5 mil. Porém, se o animal tiver títulos e linhagem comprovada, esse preço sobe muito. Um equino de elite da raça Mangalarga Marchador pode chegar a custar até R$ 2 milhões.

No entanto, os preços dependem muito da região, época do ano, e de todos os fatores acima. Mas não se assuste! A Fertili já oferece um sistema que garante deixar o criador de Mangalarga à par do mercado. Com o Mercado Fertili Equinos, o criador confere as cotações, os menores e maiores preços e ainda negocia transações de compra e venda com mais facilidade. Sem falar no robusto sistema de gerenciamento de haras que só a Fertili tem.

Números do Mangalarga Marchador

mangalarga marchadorA Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador ganha, em média, 200 novos associados criadores da raça por mês. Esse dado indica que o mercado do cavalo Mangalarga está a todo vapor no Brasil. Na equinocultura, esse foi um mercado que passou pela crise de forma confortável, arrecadando em 2016 mais de 150 milhões apenas em leilões.

Na América Latina, esses equinos formam a maior raça. Com um plantel de 600 mil animais apenas no Brasil. Minas Gerais concentra o maior número de cavalos da raça. São mais de 200 mil, só no estado.

Além de ser um ótimo cavalo para sela, se fazendo o predileto para o lazer do brasileiro apaixonado por equinos, o Mangalarga Marchador vem se popularizando entre os criadores de gado como um ótimo cavalo para a lida com bovinos.

Essa versatilidade do Mangalarga Mineiro, juntamente com a beleza, rusticidade, e comodidade faz com que surjam todos os anos mais de 2,500 criadores de cavalos dessa raça mineira no Brasil. Esse dado reafirma  a imponência e solidez da equinocultura brasileira.