Ovinocultura No Brasil: É Possível Lucrar Mais?

Ovinocultura No Brasil: É Possível Lucrar Mais?
Publicado em: OVELHA OVINOCULTURA OVINOS

Você sabia que ovelhas e cabras foram os primeiros ruminantes da pecuária mundial? Sim! Os estudos apontam sinais de criação de ovelhas há mais de 13 mil anos. No entanto, não é apenas por ser uma das primeiras atividades pecuárias do mundo que a ovinocultura é importante. Pois, ovelhas e carneiros são animais úteis e rústicos. E isso os dá relevância para a cultura e para a economia.

Ovelhas São Versáteis

Ovelhas e Carneiros Na Pecuária

Ovinos são mansos e simples. Contudo, esse não é o único motivo para que os homens os criassem a tanto tempo. Afinal, tudo indica que o que fez com primeiros criadores viram nas ovelhas e carneiros a chance de terem carne macia, leite rico em vitaminas, lã e couro. Ou seja, itens úteis para a alimentação e vestimenta primitiva.

Ovinocultura No Brasil

O Brasil tem um rebanho com cerca de 18 milhões de ovelhas em todo o território nacional. Entretanto, os estados do Rio Grade do Sul e Bahia têm os maiores rebanhos de ovinos.

Por aqui, a criação de ovelhas começou no Brasil Colônia. Portanto, os europeus foram que introduziram fazendas de criação de ovelhas no País.

Com o passar dos anos, o rebanho ovino cresceu e houve intensa seleção natural. Desde então, raças mais rústicas nasceram. Algumas sem lã que se adaptaram ao clima quente. E outras mais resistentes a doenças e parasitas comuns ao novo ambiente.

As Raças Da Ovinocultura No Brasil

Algumas das raças mais populares no país são:

  • Dorper;
  • Ile de France;
  • Morada Nova;
  • Merino Australiano;
  • Somalis Brasileira;
  • Texel.

Contudo, elas variam de região para região. Por exemplo, raças sem lã, são mais comuns no Nordeste. Por outro lado, no Sul a presença de ovelhas com lã é bem mais forte.

Mercado De Corte Ovino No Brasil

Carne Ovina

O consumo de carne de ovinos é pequeno. O brasileiro chega a consumir 39 vezes mais carne bovina e até 50 vezes mais carne de frango, do que carne ovina.

Nesse contexto, o mercado ovinocultura gira em torno da carne do cordeiro. Mas isso não significa que ovelhas e carneiros sejam depreciados. O fato indica apenas que a carne dos animais mais jovens é mais apreciada por diferentes paladares e assim torna-se mais comercial.

Geralmente, pode-se dizer que um brasileiro come cerca de 1,0 kg de carne de cordeiro ao ano. Um dado mantido pelos açougues e mercados especializados e, principalmente, pela culinária com raízes na França. Que fomenta o consumo da carne dos cordeiros em grandes restaurantes e churrascarias do país.

Há Espaço Para Os Ovinos

A demanda por carne de cordeiro é seletiva. Ou seja, o público alvo para o consumo de ovinos é um especifico. Porém, isso não o que não seja grande. Nos últimos anos, o Brasil tem registrado mais demanda que oferta de carne ovina para restaurantes, churrascarias e até uso doméstico.

Por isso, importações de alguns países, como o Uruguai, ainda seguram as pontas, mas até quando? Como reagir diante de um mercado com tanto potencial?

Mais Organização Para A Ovinocultura

Ovelhas Na Pecuária do Brasil

Para que a ovinocultura cresça no Brasil, ainda são necessárias atitudes básicas. Como regulação do abate e mais tecnologia. Veja, em 2012, a taxa de abate clandestino de ovinos chegou a mais de 90%. Isso travou a produção de carne ovina. Além disso, técnicas antigas de controle da sanidade e gestão da pecuária também afetam esse setor.

Portanto, para lidar com o mercado é preciso pensar em estratégias de produtividade. Pois, por muito tempo a produção se limitou à agropecuária familiar e pouco intensiva. No entanto, alguns criadores já pensam em aumentar a produção e começam a aplicar tecnologias de controle de rebanhos. O que é muito benéfico para intensificar a produção de carne e leite.

Opções De Mercado Para Os Ovinos

Embora, as situações acima preocupem os pecuaristas, terra e vocação para a pecuária não faltam ao brasileiro.

Basta pensar no sucesso da pecuária bovina. Por isso, a Fertili acredita que a chave para a ovinocultura é gestão e tecnologia. Duas opções que a Fertili oferece para pecuaristas de todo o Brasil. Afinal, apesar do nosso foco em Pecuária Bovina de Corte, nosso curso gratuito de gestão pecuária poderá ser bom para você!