Ovinocultura No Brasil: É Possível Lucrar Mais

ovinocultura
Publicado em: Agronegócio , Carneiro , Dorper , Merino , Ovelha , Ovinos , Pecuária de Corte , Santa Inês , Somali , Texel ,

Ovinocultura Ao Longo Da História

ovinocultura lucrativa

Segundo historiadores, ovinos e caprinos foram as primeiras espécies ruminantes a serem domesticadas. Os principais estudos apontam indícios de domesticação de ovinos há mais de 13 mil anos. No entanto, não é apenas por ser uma das primeiras atividades pecuárias do mundo que a ovinocultura é importante. A rusticidade e versatilidade das ovelhas e dos carneiros os torna animais de significativa importância econômica e cultural.

Versatilidade Dos Ovinos

Embora os ovinos sejam mansos, este não é o único motivo para sua domesticação pioneira. O que animou os primeiros criadores a seguirem em frente com a atividade foi a versatilidade desses animais... Ovinos podem oferecer aos seres humanos: carne macia, leite rico em vitaminas, lã e couro.

Ovinocultura No Brasil

A ovinocultura brasileira é composta por um rebanho com cerca de 18 milhões de ovelhas distribuídas por todo o território nacional. Os estados do Rio Grade do Sul e Bahia concentram os maiores rebanhos de ovinos, respectivamente.

raças de ovelhas do Brasil

Foram os colonizadores europeus os responsáveis pela introdução dos ovinos no Brasil. Os ovinos entraram para nossa história graças ao intuito europeu de popular o interior do país.

Com o passar dos anos, os ovinos se multiplicaram e passaram por intensa seleção natural. Surgiram, desde então, raças mais rústicas: algumas deslanadas que se adaptaram ao clima quente, e outras mais resistentes a doenças e parasitas comuns ao novo ambiente.

As Raças Da Ovinocultura No Brasil

Algumas das raças mais populares no país são a Dorper, Ile de France, Morada Nova e Santa Inês, muito conhecidas pela produção de carne. Merino Australiano e Texel são raças referenciadas pela produção de lã de qualidade. As ovelhas das raças Santa Inês e Somalis Brasileira são deslanadas desenvolvidas no semiárido, assim como a raça Morada Nova. Já as ovelhas Lacaune, que são muito reconhecidas pela produção leiteira.

Mercado De Corte Ovino No Brasil

produtos da ovinocultura no brasil

No Brasil, o consumo de carne de ovinos no geral é tímido. O brasileiro chega a consumir 39 vezes mais carne bovina e até 50 vezes mais carne de frango, em comparação ao consumo de carne ovina.

O mercado da carne ovina gira, basicamente, em torno da carne do cordeiro. Mas isso não significa que ovelhas e carneiros sejam depreciados. O fato indica apenas que a carne dos animais mais jovens é mais apreciada por diferentes paladares e assim torna-se mais comerciável.

Cada brasileiro come aproximadamente 1,0 kg de carne de cordeiro por ano. A estatística é sustentada pelos açougues e mercados especializados, mas principalmente pela gastronomia influenciada pela cozinha francesa, que fomenta o consumo da carne dos cordeiros em grandes restaurantes e churrascarias do país.

Há Espaço Para Os Ovinos

A demanda por carne de cordeiro é seletiva, ou seja, o público alvo para o consumo de ovinos é um tanto especifico, o que não significa que ele não seja expressivo. Nos últimos anos, o Brasil tem registrado casos de mais demanda que oferta de carne ovina para restaurantes, churrascarias e até uso doméstico. Importações de alguns países, como o Uruguai, ainda seguram as pontas, mas até quando? Como reagir diante de um mercado com tanto potencial?

Mais Organização Para A Ovinocultura

futuro da ovinocultura do brasil

Para que o mercado de carne ovina e a ovinocultura de forma geral cresça no Brasil, ainda são necessárias atitudes básicas, como regulamentação e implantação tecnológica dentro do setor.

Em 2012, a taxa de abate clandestino de ovinos chegou a mais de 90%, o que significou travamento da ovinocultura. As técnicas ainda rudimentares de controle da sanidade e gerenciamento rural para lidar com o mercado eram praticamente via de regra. E a produção se limitou, por muito tempo, a ser uma atividade familiar e pouco industrializada.

Sem organização, fica quase impossível trazer mais inovação e produtividade para os ovinocultores. No entanto, este cenário tem mudado e os criadores começam a respirar mais aliviados com o aumento da regulamentação do abate e da implantação tecnológica.

Tecnologia Lado A Lado Com A Pecuária 

A pecuária nacional vive um momento único em relação ao aprimoramento tecnológico. Hoje, mais do que nunca, a tecnologia é uma aliada para os pecuaristas se mostrando essencial na hora de alavancar seus agronegócios.

Além de novas técnicas de seleção e inseminação artificial, existem ferramentas como a Fertili: indispensáveis para o bom gerenciamento de propriedade, pois otimizam o manejo.

Tecnologia atrelada à pecuária de ovinos significa lucro em razão de um reduzido custo de produção! E é este o principal caminho que a ovinocultura precisa percorrer para, enfim, se encontrar no Brasil.

Opções De Mercado Para Os Ovinos

setor ovinocultor brasileiro

Se por um lado a irregularidade preocupa, por outro, terra e vocação o Brasil tem de sobra! Basta observar o sucesso da pecuária bovina. A chave para a ovinocultura é organização e tecnologia. Duas opções conseguidas facilmente com o modo Fertili de gerir agronegócios.

Embora a cultura de consumo da carne bovina seja uma determinante no mercado, ela não é empecilho para o crescimento da ovinocultura. Existe uma demanda envolvendo a gastronomia e um mundo inteiro para explorar. Essas são apenas algumas saídas que podem ser explorados pelos criadores de ovinos, a fim de tornar a ovinocultura um grande ramo do agronegócio brasileiro.