Pelagem equina: um guia completo

Pelagem equina: um guia completo
Publicado em: AGRONEGÓCIO APPALOOSA ÉGUA EQUINOCULTURA EQUINOS HARAS MANGALARGA MANGALARGA MARCHADOR MELHORAMENTO GENÉTICO PAINT HORSE PÔNEI PURO SANGUE INGLÊS QUARTO DE MILHA

A pelagem está para os equinos como a impressão digital está para o ser humano. Ou seja, a cor dos pelos é uma parte única e determinante da constituição física de um cavalo. Não apenas por isso, a pelagem equina é valorizada e apreciada por especialistas e leigos.

Sabemos que cavalos não são adorados apenas pela força na a lida e habilidade nos esportes, pois a beleza também é importante na para valorar os equinos. É aí que a pelagem se torna um fator determinante, pois é ela que dá o diferencial de beleza e exotismo aos cavalos.

Genes da pelagem equina

Os Pelos dos CavalosSão inúmeras as cores na pelagem equina. Essa variedade é causada pelas possibilidades de combinação proporcionadas pelos genes que determinam a cor do pelo equino.

Embora existam mais de 70 categorias de pelagem equina, sabe-se que as cores base são castanha, avermelhada (alazã) e preta. As demais pelagens são variações dessas cores “primárias” ou cores formadas por genes de despigmentação que formam as cores claras.

Categorias da pelagem de um cavalo

A variedade de genes que determina a cor equina é tamanha e tantas são as possibilidades de combinações que 3 grandes grupos foram formados para facilitar a divisão. Assim divide-se a pelagem equina em simples, composta e conjugada.

Pelagem equina simples

Quando a pele, pelos, crinas e cauda do cavalo são de uma só cor. São elas:

Pelagem Branca

Branca: Os cavalos verdadeiramente brancos têm os pelos muito claros, pele quase sem pigmentação e focinho e calcanhares levemente acinzentados.

Pseudo-Albina: Não são cavalos verdadeiramente albinos, mas cavalos com pelos brancos, pele muito clara e focinho levemente rosado.

Pelagem Preta

Preta: São muito raros os cavalos realmente pretos. Podendo ser facilmente confundidos com equinos de pelagens mais escuras. Porém, o cavalo realmente preto tem nádegas e focinho ligeiramente castanho-avermelhados.

Preta Maltinta: a variedade Preto Maltinta tem leves reflexos avermelhados nas axilas e partes côncavas do corpo.

Preta Azeviche: São equinos de pelo muito escuro, com apenas alguns reflexos azulados a depender da luminosidade.

Pelagem Alazã

Alazã: São cavalos de diversas tonalidades marrons-avermelhadas ou marrons-amareladas. A crinas de cavalos alazões podem ser levemente mais claras, porém, nunca mais escuras.

Alazã Sobre Baia: Corpo e extremidades marrom claro com crinas e caudas ligeiramente avermelhadas.

Alazã Cereja: Marrom puxado para o vermelho, lembrando calda de cereja derramada sobre um fundo marrom escuro.

Alazã Clara: Cor uniforme, corpo, crina, cauda e extremidades em um tom marrom-avermelhado, quase caramelo.

Alazã Tostada: Cor uniforme, lembra a cor de café, ligeiramente mais escura que o alazão claro.

Alazã Amarilha: Alazões de tonalidade quase amarelada com crinas e caudas brancas ou creme.

Obs: Pelagem equina simples com extremidades escuras

Existem ainda, dentro deste grupo, os equinos de pelagem simples, porém com crinas, cauda, canelas e focinho muito escuros. Neste grupo estão:

Pelagem Castanha

Cavalos castanhos não devem ser confundidos com os cavalos alazões. A distinção é simples: os cavalos de pelagem castanha têm as extremidades do corpo escuras, variando entre preto e marrom forte. Enquanto os de pelagem alazã têm as crinas e extremidades sempre mais claras. As variedades castanhas são Castanha Clara, Escura, Pinhão e Castanha Zaino (quase preto).

Pelagem Baia 

Cavalos com a pelagem Baia possuem tons de pelo amarelados e as extremidades escuras. Essa pelagem possui quatro variações:

Baia Palha: Um tom amarelo claro, lembrando a cor creme.

Baia Clara: Um tom acima do Baia Palha, amarelo claro vivo.

Baia Encerada: O tom mais médio entre os Baia, lembra a cor do mel de abelha.

Baia Escura: Tom marrom alaranjado, forte e vivo.

Pelagem equina composta

Esta é a pelagem em que dois ou mais tipos de pelos cobrem o corpo animal, sendo uma cor predominante e a outra em forma de manchas e pintas. Neste grande grupo temos:

Pelagem Tordilha

Geralmente são pelagens uniformes com pequenas manchas de cores variadas. Equinos de pelagem Preta, Branca, Baia, Alazã ou Castanha podem conter essas manchas.

Tordilha Pedrês: Pelos brancos com pequenos pontos vermelhos ou negros.

Tordilha Ruça: Pelos brancos, com manchas escuras concentradas nas extremidades.

Tordilha Clara: Animal muito alvo com pequenas manchas pretas.

Tordilha Cardã: Animal castanho, baio ou alazão com pequenas manchas.

Tordilha Escura: Pelos escuros com manchas brancas.

Tordilha Negra: Pelos predominantemente escuros.

Pelagem Rosilha

A pelagem Rosilha é curiosa. Ela ocorre quando qualquer outra pelagem é “dissolvida” por pelos brancos, exceto na região da cabeça. Assim os equinos Rosilhos têm a cabeça numa tonalidade mais escura que o resto do corpo. As variedades de pelagem equina Rosilha são a Castanha, Baia, Alazã e Preta.

Pelagem Lobuna

A pelagem equina Lobuna ocorre quando há a junção de pelos amarelos e pretos, no entanto assim como na pelagem anterior, a cabeça dos cavalos Lobunos são constituídos de uma cor mais forte, por ser a região onde os pelos pretos se concentram.

Pelagem equina conjugada

O próximo grupo é o da pelagem conjugada. Essa pelagem é formada por todas as outras pelagens equinas citadas anteriormente, porém com grandes manchas despigmentadas, ou seja, grandes malhas brancas.

Pelagem Pampa

Para muitos, os equinos de pelagem Pampa forma uma raça. No entanto, são apenas cavalos de outras raças, com grandes malhas brancas pelo corpo.

A nomeação da pelagem Pampa depende de como as manchas brancas estão presentes no corpo do cavalo.

Exemplo: se o cavalos for Alazão e obtiver a proporção maior de manchas brancas sobre a pelagem, será um Pampa Alazão. No entanto, se a pelagem Alazã for maior que a pelagem Pampa, o equino será um Alazão Pampa. Assim ocorre com todas as outras nomeações de pelagem Pampa.

Appaloosa

Embora parecida com a Pampa, a pelagem Appaloosa é diferenciada pela quantidade da malha branca. Nessa pelagem equina, a malha fica restrita a uma parte do corpo, geralmente a traseira do animal.

Persa ou Leopardo

Essa é uma das pelagens mais curiosas nos cavalos. Possui apenas duas variedades: a Persa Preta e a Persa Alazã, e consiste em diversas pintas, semelhantes à pintas de leopardo espalhadas pelo corpo do animal.

Oveira

A diferenciação da pelagem equina Oveira está basicamente na forma da malha branca, que nesta pelagem é menos definida e salpicada sobre a pelagem colorida. A crina e cauda da pelagem Oveira é geralmente uniforme.

Peculiaridades na pelagem equina

Pelagem dos CavalosAlgumas peculiaridades ocorrem com certa frequências nas pelagens dos equinos, sendo assim categorizadas. As principais são referentes à características exclusivas de despigmentação ou manchas pretas em locais específicos. Observe:

Crinalvo: quando crina e cauda são muito alvas em contraste com o resto do corpo.

Apatacado: quando há formas arredondadas de tonalidades mais escuras ou mais claras pelo corpo.

Bragado: quando uma única malha branca é vista na região do ventre.

Salpicado: quando alguns pelos brancos espalhados pela pelagem clareiam algumas áreas sem formar malhas bem definidas.

Zebrado: quando os cavalos apresentam estrias negras nas canelas, lembrando a pelagem das zebras.

E para conseguir a pelagem equina desejada?

Com tantas variedades é muito comum que até os mais acostumados no manejo dos equinos se confunda, chamando um belo cavalo castanho de “Meu alazão” ou um cavalo Albino de “Cavalo Branco”. Contudo, este é o menor dos problemas para o criador que quer controlar melhor a pelagem de seus equinos, prevendo a cor da pelagem da prole de acordo com a combinação genética.

É que cavalos de determinada pelagem, nem sempre passam essa característica para seus descendentes, e a combinação para determinar essas transmissão de atributos só é possibilitada através de testes de DNA com controle reprodutivo especializado em garantia de transmissão de determinados genes para a prole.

Fertili Mercado

Em busca de equinos com pelagens diferenciados? Você pode encontrar o que precisa na nossa plataforma de compra e venda online. Clique aqui para conhecer.