Estratégias de Intensificação Para Lucrar em Pequenas Áreas

Estratégias de Intensificação Para Lucrar em Pequenas Áreas
Publicado em: PECUÁRIA DE CORTE METODOLOGIA 360 INTENSIFICAÇÃO

Não é novidade para ninguém que a pecuária é um dos setores mais promissores do Brasil. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário contar com milhares de hectares de terra para exercer uma pecuária eficiente. Com boas estratégias de intensificação da pecuária de corte é possível tornar uma fazenda pequena em uma propriedade eficiente.

Afinal, já existem casos de pequenas propriedades pecuárias, que com inteligência e as estratégias certas alcançaram bons resultados e lucros que viabilizaram a produção de carne.

Continue sua leitura e entenda como aplicar tudo isso.

O Que São Estratégias De Intensificação?

As estratégias de intensificação, como o próprio nome já diz, são ações inteligentes voltadas para elevar a produtividade da fazenda de corte. A intenção é fazer com que cada metro quadrado utilizado na fazenda produza carne em mais quantidade e com melhor eficiência. 

Isso é muito importante, sobretudo se considerarmos o potencial do Brasil na criação de gado, seja para carne ou leite.

Estratégias de intensificação para fazendas pequenas

Além de apostar na aquisição de matrizes com boa genética e contar com condições adequadas de pastagem, para acertar nas estratégias de intensificação é fundamental promover um bom aporte nutricional e que a estrutura da fazenda esteja preparada.

Para intensificar a produção de bovinos de corte é importante que a fazenda esteja estruturada. Ou seja, pronta para alcançar os objetivos do produtor e das técnicas a serem aplicadas, com as devidas adaptações a depender da escassez de espaço. 

Qual A Importância Das Estratégias De Intensificação?

Como ocorre em praticamente todos os segmentos do mercado, mesmo com todo o potencial que a atividade pecuária tem no Brasil atualmente, não é fácil competir com os grandes produtores. 

Além disso, trabalhar com gado é algo que também depende de diversos fatores. Como clima, o solo, a pastagem e assim por diante. 

Assim, outro fator importante em relação à intensificação da pecuária está relacionado à sustentabilidade da produção. Uma vez que sabemos que propriedades pecuárias intensificadas aproveitam melhor os recursos naturais. Além disso, ajudam no balanço de CO2 que é lançado na atmosfera. Assunto polêmico que os inimigos mal informados da pecuária adoram trazer à tona, dizendo exatamente o contrário.

Por isso, apostar em boas estratégias de intensificação é fundamental. Uma vez que a fazenda pecuária deve se manter produtiva, sustentável e eficiente. Uma boa compreensão de todos os agentes e elementos envolvidos no processo, com escolhas inteligentes e assertivas, permite atingir elevados níveis de produtividade. Assim é possível alcançar a expressão máxima de todo o potencial genético do gado

Quais As Dicas Para Produzir Mais Em Pequenas Áreas?

Agora, você já aprendeu o que são estratégias de intensificação. Também viu qual a sua importância dentro da pecuária. Por isso, chegou a hora de conhecer algumas das dicas mais importantes para produzir mais carne em pequenas propriedades. Algumas delas, inclusive, são bastante simples de serem implementadas. Acompanhe. 

Enxergue Sua Propriedade Como Uma Empresa 

O primeiro passo para produzir mais em áreas restritas consiste em enxergar sua propriedade pecuária como uma empresa. No Brasil, é bastante comum que pequenas fazendas acabem sendo encaradas de forma mais emotiva e de uma maneira menos profissional. Principalmente, quando o negócio vem de origem familiar. Mesmo com um grande potencial de lucratividade.

Como aplicar estratégias de intensificação para pequenas áreas

No entanto, isso é um erro. Se você é um pequeno pecuarista que trabalha com sua família, é hora de fazer pecuária de maneira estratégica e com um planejamento sólido. O ideal é tentar dar o seu melhor todos os dias, investindo em mais formações técnicas, na capacidade de gestão da fazenda de corte e, logicamente, em estratégias de intensificação.

Confinamento É Uma Das Estratégias De Intensificação 

Invariavelmente, pequenas propriedades que atuam na atividade pecuária acabam apostando no sistema de confinamento do gado. Como você já deve saber, trata-se da criação de bovinos na qual os animais são confinados estrategicamente em piquetes ou currais, que oferecem restrição de área. Com isso, o gado recebe água e alimentos de forma balanceada.

Como resultado, o rebanho confinado vai ganhando o peso necessário para engorda e um desenvolvimento adequado em longo prazo. O que permitirá que pequenos pecuaristas possam concorrer em condições de igualdade com propriedades de grande porte. Em pastos livres, por exemplo, os bovinos ganhariam uma média bem menor de peso por dia. Além disso, haveria menos controle da ingestão de alimentos e mais risco de perda de peso.

Melhore O Desempenho De Animais Na Recria

Não importa se você é um pequeno produtor ou um grande operador do segmento da pecuária: todo mundo que trabalha no ramo está em busca de melhores alternativas para melhorar o desempenho do gado na recria. Trata-se de uma das fases mais críticas da produção pecuária, que merece toda a atenção por parte do pecuarista. 

O ganho de peso nos meses de menor oferta forrageira, por exemplo, é um grande desafio. Mas os problemas podem ser minimizados com a adoção de determinadas estratégias nutricionais. Como a alta suplementação ou o sistema de sequestro. Este último consiste em promover uma dieta volumosa, que utiliza mais formulações de proteicos. 

Realize Um Manejo Eficiente Do Pastejo

O sistema de pastejo é amplamente utilizado no Brasil, como uma forma de fazer a alimentação do gado. É a opção mais clássica dentro de nossas propriedades. Por isso, um manejo eficiente de pasto se tornou uma das melhores estratégias de intensificação mais importantes, encontrando o equilíbrio entre o crescimento das plantas, seu consumo e a produção animal.

Estratégias de intensificação para pasto

Para isso, é possível usar métodos de ajuste da taxa de lotação, como o acesso contínuo, ou rotacionado e o diferido. No qual os pastos serão vedados ao final da época de verão, para que possam ser utilizados durante os períodos mais críticos. É crucial nunca comprometer o valor nutritivo e apostar em espécies de capim com alto potencial de retorno e retenção de folhas verdes.

Invista Em Equipamentos De Tecnologia 

Por fim, não dá para falar em estratégias de intensificação sem citar a necessidade de investimento em aplicativos e tecnologia pecuária. O pequeno produtor, pela própria natureza da sua atividade, tem menos margens para erros, o que torna fundamental que tenham dados precisos sobre os animais e sua propriedade como um todo. 

Com um bom sistema de controle pecuário e precisão de dados produtivos como o Fertili 360, por exemplo, você consegue maximizar o retorno por animal, por meio da análise de dados e do ganho de embasamento para uma melhor tomada de decisões. É uma opção para quem precisa ter uma visão mais completa da propriedade e deseja alcançar a alta performance produtiva. 

Como você pôde ver, as estratégias de intensificação são extremamente importantes e podem fazer com que pequenas propriedades ganhem um padrão melhor de competitividade no mercado. 

Gostou de aprender mais sobre as estratégias de intensificação? Quer contar com uma das melhores soluções do mercado para produzir mais em pequenas áreas? Então, conheça um verdadeiro aplicativo de precisão de dados para a pecuária e inicie a mudança da sua fazenda!