Teoria Dos Jogos Na Pecuária: Análise E Aplicação

Teoria Dos Jogos Na Pecuária: Análise E Aplicação
Publicado em: AGRICULTURA FAMILIAR AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA BOVINOS CADEIA PRODUTIVA PECUÁRIA CAPRINOS CAVALO EQUINOCULTURA EQUINOS FAZENDA OVINOS PECUÁRIA DE CORTE PECUÁRIA LEITEIRA

De Horizonte Ampliado

Antes de falarmos sobre a teoria dos jogos, vamos nos contextualizar. Você já deve saber que a abertura econômica internacional, proporcionada pelo processo de globalização, provocou transformações econômicas potentes no cenário nacional. Não fora disso, o setor pecuário teve seus métodos de produção reestruturados. A concorrência ampliada exigiu dos produtores uma adaptação, redefinição de estratégias e maior perspicácia ao analisar o mercado.

A fazenda, agora uma empresa rural, frente ao mercado cada vez mais disputado, passa a ter a necessidade de pensar cada vez mais sobre a sua concorrência. Situação potencializada em pequenas propriedades rurais, cuja cadeia produtiva conta com uma considerável limitação de recursos e capital.

Mas e a Teoria dos Jogos?

Teoria dos JogosTendo em vista a complexidade das relações entre os mais diversos agentes nos mercados atuais, cresce em importância a necessidade de conhecimento acerca dos procedimentos decisórios desses agentes. A partir do estudo da teoria dos jogos, busca-se melhor racionalizá-los e melhor compreendê-los. Saber sobre a que passo e sobre qual solo pisa a sua concorrência.

Entendendo Melhor

Ramo da matemática, a Teoria dos Jogos, aqui abordada dentro da perspectiva econômica do setor pecuário, estuda as situações estratégicas racionais, onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar o seu retorno. Mas importante, dentro de um contexto que não depende somente da estratégia de um único jogador/agente/produtor e das condições de mercado, mas, sobretudo, das estratégias dos demais agentes.

O uso adequado da teoria dos jogos, aplicado à gestão rural, pode melhorar procedimentos internos, auxiliar na construção de estratégias lógicas e, por fim, representar vantagem sobre a concorrência. Quem mais sabe, mais rápido se precavê frente às jogadas da concorrência.

Fertili: uma  Estratégia para o Setor Pecuário

Onde a Fertili é funcional dentro dessa abordagem da teoria dos jogos aplicada ao mercado pecuário? No cerne: a estratégia. Nosso aplicativo de controle pecuário te garante estratégia através de organização, informação e otimização de procedimentos.

A Organização

A organização, justificada no armazenamento de dados sobre a sua fazenda e sobre a produção em si, é a chave para o reconhecimento do próprio potencial produtivo. Isso resulta, posteriormente, na construção de estratégias livres de grandes deslizes e prejuízos.

A Informação

A informação, por sua vez, é a forma que encontramos para te manter ciente sobre as oscilações do mercado, as mudanças de cenário e sobre as estratégias dos demais produtores. Posto que, você terá informações gerais atualizadas e análises de conjuntura, guiadas pela teoria dos jogos, sempre em suas mãos. Obtenha vantagem competitiva, utilize o conhecimento disponibilizado pelo serviço para conquistar novos clientes e buscar um diferencial para os seus produtos.

Otimização de Procedimentos

Por fim, mas não menos importante: a otimização de procedimentos que reduz a necessidade de papelada, de burocracia presencial e poupa tempo de pesquisa, de planejamento e estruturação. É a sua oportunidade de focar na parte prática para aquecer a sua produção. A estratégia das estratégias, a Fertili é a sua oportunidade de se tornar um jogador que permanece à frente.