Alimentação das Vacas Leiteiras Para Lucrar Mais

Alimentação das Vacas Leiteiras Para Lucrar Mais
Publicado em: PECUÁRIA LEITEIRA SAÚDE BOVINA VACA

Cuidar da alimentação das vacas leiteiras não interfere apenas na questão nutricional. Quando pensamos em economia na pecuária de leite, o controle da dieta das vacas se relaciona com a produtividade e a rentabilidade da fazenda. Em qualquer setor da pecuária a sanidade dos animais é de extrema importância. No entanto, ainda são poucos os pecuaristas que fazem a relação entre sanidade e qualidade alimentar do gado.

Comida boa = Leite bom

Podemos dizer que a pecuária leiteira depende da capacidade reprodutiva das vacas. É por isso que a relação alimentação das vacas com a sanidade e a produtividade é tão notável. Sabemos que vacas em processo de lactação necessitam de mais cuidados, tanto no que se refere à dieta, quanto no que diz respeito ao conforto e segurança sanitária. Por isso, a Fertili selecionou algumas dicas que farão a diferença na hora de alimentar e cuidar das vacas leiteiras da sua fazenda.

A Boa Alimentação Das Vacas de Leite

Alimentação ideal para vacas lactantes

Agora, você vai ver uma lista com os itens mais importantes para a boa alimentação das vacas leiteiras. Vamos lá!

  • Vacas lactantes precisam de mais energia

As vacas leiteiras, mesmo tendo pouca disponibilidade de tempo para o pastejo, necessitam de mais energia. Por isso, o pecuarista deve estar atento às essas demandas energéticas. Encontrar formas de suprir todas as necessidades calóricas das vacas é fundamental.  Nesse caso, a suplementação do gado com grãos é uma boa alternativa.

  • Tempo que as vacas permanecem nos piquetes

Quando as vacas estão em processo de lactação, elas costumam ficar menos tempo no pasto. Por isso, é importante observar se as vacas estão consumindo a quantidade necessária de alimento por dia.

  • Densidade do pasto

A baixa densidade dos pastos pode ser percebida até mesmo na perda de massa corporal das vacas. Geralmente, a solução para esse tipo de problema precisa de um certo tempo.

No entanto, suplementar com forragem pode ser uma saída mais simples e rápida. Mas também, é importante destacar que o cuidado com o solo e o cultivo do capim de alta qualidade fazem muita diferença nesse sentido.

  • Pastagem nova para vacas lactantes

As vacas preferem as pastagens mais novas. Por isso, aproveite o potencial das pastagens antes do amadurecimento da vegetação. Quando as pastagens se tornam muito maduras, vão ficando mais secas e duras.

  • Distribuição e qualidade da água

A pastagem fresca contém boa parte da água necessária para o funcionamento adequado do organismo bovino. No entanto, é sempre bom estar atento à quantidade e à qualidade da água para vacas durante o dia.

Um Relação de Dependência

Como já foi dito, a questão alimentar na pecuária de leite interfere no lucro. Ou seja, na receita da fazenda. Afinal, tem relação direta com a sanidade do rebanho. Portanto, interfere na sua produtividade. Mas, além disso, a boa alimentação na pecuária leiteira interfere diretamente na qualidade do produto final. Que neste caso específico é o leite e seus derivados.

Estudos Sobre a Alimentação das Vacas

Vacas de leite no pasto

A alimentação das vacas leiteiras vem ganhando muitas pesquisas específicas. Esse fato proporciona ainda mais novidades no mercado de suplementos e mais alternativas para o produtor que pode escolher os melhores produtos para alimentar o rebanho devidamente.

Portanto, esteja sempre atento às formas mais inovadoras de alimentar o rebanho leiteiro. Para isso, é importante ler os estudos mais recentes e ficar atento às notícias do ramo pecuário.

Gestão das Vacas Leiteiras

Conforme a pecuária deste século avança, o produtor não deve permanecer estagnado. Por isso, falamos muito de como é importante buscar conteúdo para fazer a boa gestão da pecuária.

Ou seja, a importância da busca por informação é o que destaca o pequeno e o grande produtor de sucesso. Por isso, a Fertili se dispõe a ajudar a pecuária do Brasil com conteúdo gratuito. Conheça nosso curso gratuito de gestão pecuária. Com ele, você terá uma visão 360 da sua fazenda. Afinal, só assim é possível lucrar de verdade.