Categorias Das Fêmeas Bovinas: Saiba Dos Cuidados

Categorias Das Fêmeas Bovinas: Saiba Dos Cuidados
Publicado em: AGRONEGÓCIO , AGROPECUÁRIA , BOI , BOVINOCULTURA , BOVINOS , INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL , REPRODUÇÃO BOVINA , SAÚDE BOVINA , VACA ,

Para alcançar a eficiência reprodutiva da sua criação, o produtor rural precisa ter em mente que as fêmeas bovinas devem ser selecionadas antes do início da estação reprodutiva. Aspectos físicos referentes à boa condição corporal e a um ciclo estral (cio) normal, são fatores importantes para o sucesso da reprodução bovina.

No entanto, vale ressaltar que a generalização dos cuidados pode não funcionar. Isto se dá devido a diferença de fases entre as vacas, o que possibilita separá-las por categoria. Sendo que cada uma apresenta suas vantagens e limitações. Em suma, o manejo específico também influencia os resultados finais do sistema.

Colocando a questão reprodutiva em estudo, podemos dividir as categorias de fêmeas bovinas, por exemplo, quanto ao número de partos:

- Nulíparas/Novilhas: 0 partos;

- Primíparas: 1 parto;

- Pluríparas: + 2 partos.

Cuidados Específicos Para Cada Categoria de Fêmeas Bovinas

Novilhas Ou Nulíparas

As vacas nulíparas, mais conhecidas como novilhas, são aquelas que ainda não conceberam. Conforme os aspectos genotípicos, fenotípicos e ambientais as novilhas podem ou não já ter atingido a puberdade.

Em um rebanho equilibrado com relação à proporção de animais, cerca de 15 a 20% das vacas do sistema reprodutivo devem ser substituídas anualmente por novilhas.

Estas novilhas, que se tornarão primíparas, devem ser estritamente acompanhadas e monitoradas para promoverem bons resultados. Para que as novilhas de corte, por exemplo, tenham seu primeiro bezerro ao segundo ano, é preciso que sejam concebidas próximo aos 13 e 15 meses de idade.

No entanto, submeter uma fêmea à reprodução no primeiro cio não é bom. Esta pode apresentar baixa taxa de prenhez, quando comparado ao terceiro em diante.

Novilhas Zebuínas E Novilhas Taurinas

Novilhas zebuínas podem possuir boa fertilidade quando atingem de 60 a 65% do peso adulto e apresentarem bons resultados na taxa de prenhez. No entanto, novilhas acasaladas entre 12 e 15 meses não apresentam bons números de gestação. Posto que, as fêmeas zebuínas apresentam maturidade sexual após os 20 meses de idade. Diferentemente das taurinas que são mais precoces, por volta de 10 a 15 meses.

Vacas Primíparas

Tratam-se das fêmeas bovinas de primeiro parto. Sendo esta categoria a mais problemática do sistema de reprodução. A vaca de primeira cria possui requerimento nutricional superior às fêmeas bovinas mais velhas por estar aumentando sua massa corporal. Além disto, estão mais sujeitas a estresse e problemas de parto e geralmente levam desvantagem quando existe competição alimentar.

Primíparas Com Bom Resultado Na Próxima Gestação

Fêmeas boniasTendo em vista a necessidade de obter intervalo entre partos de aproximadamente 12 meses, vacas recém-paridas possuem pouco tempo para recuperar-se, cerca de 60 a 80 dias. Os últimos dois meses do pré-parto são importantes nesse sentido, mas o maior desafio é manipular o ganho de peso e escore de condição corporal na gestação.

Para uma primípara obter resultados satisfatórios  na próxima concepção, ela precisa atingir uma condição nutricional favorável durante o primeiro parto. Esta categoria, com idade próxima de 36 meses, pesando de 80% a 85% do peso adulto da raça, obtém bons índices reprodutivos.

Contudo, há uma necessidade de elaboração de estratégias alimentares para dar suporte a esta categoria de fêmeas bovinas.

Estratégia De Nutrição Para as Fêmeas Bovinas Primíparas

O planejamento estratégico para o uso do pastoreio tem influência sobre a eficiência reprodutiva do rebanho.Vacas que se alimentaram de milheto no início da gestação e pastagem nativa no pré-parto atingem cerca de 53% da taxa de prenhez na segunda concepção. Já as alocadas em pastos nativos no início e aveia e azevém no pré-parto, alcançam quase 90%. Primíparas apresentam melhores resultados na próxima gestão se alocadas em pastos de melhor qualidade.

Vacas Pluríparas

Vaca LeiteiraVacas pluríparas são as fêmeas adultas que já tiveram dois partos ou mais. Normalmente esta é a categoria que representa a maior proporção de animais nos sistemas de cria de bezerros. Sua eficiência na reprodução depende das condições ambientais em que são submetidas, como: nutrição, sanidade e tipo de manejo reprodutivo.

Uma fêmea bovina atinge maturidade fisiológica em torno dos 4 anos de idade. Antes da maturidade fisiológica a produtividade do animal pode não ser alta. O melhor desempenho reprodutivo e produtivo geralmente ocorre entre os 6 e 8 anos de idade.

Vacas Solteiras

Vacas solteiras são aquelas que não possuem o bezerro ao pé. Geralmente estas possuem um melhor escore de condição corporal, facilitando a sua eficiência reprodutiva

Vacas Lactantes

As vacas lactantes, além da influência do ECC (Escore da Condição Corporal), conta também com a amamentação gerando um efeito negativo sobre o ciclo estral. O resultado por ser a extensão da ausência de estro no pós-parto. Esse quadro se torna mais grave quando o animal não possui um bom aporte nutricional, desfavorecendo o ECC e tornando o sistema reprodutivo ineficiente.

Solução Para As Lactantes

A RTB (Remoção Temporária do Bezerro) associada a um protocolo hormonal com progestógenos (IATF - Inseminação Artificial em Tempo Fixo) pode ser uma solução. A RTB facilita o retorno à ciclicidade ovariana de vacas em anestro pós-parto, aumentando a pulsatilidade do LH, hormônio de grande importância para a reprodução. O estímulo da mamada impede a retomada do padrão de secreção pulsátil deste hormônio.

Por fim, para adotar a solução RTB, o bezerro lactente deve ser retirado da respectiva fêmea em torno de 48 h antes da inseminação artificial em protocolo de IATF.

A Fertili Te Mantém Alerta

Como controlar a fase em que cada fêmea está? Como definir as categorias e os procedimentos específicos para garantir a eficiência reprodutiva do seu rebanho? Simples, com organização. Estratégias nutricionais, sanitárias, de gastos e manejo em geral, só podem ser construídas após a organização: controle e conhecimento sobre a sua própria produção. A Fertili, com a praticidade do aplicativo de controle pecuário vem facilitar isso para você.

O armazenamento em rede te permitirá o alcance rápido de todos os dados reprodutivos ou não reprodutivos de cada animal. Você irá saber quando a substituição por novilhas deverá ser feita;  terá os cuidados estruturados e agendados para lidar com a fragilidade das primíparas e o controle sobre a produção das pluríparas. Auxiliar o produtor a alcançar o seu potencial de rentabilidade é o nosso objetivo.

image/svg+xml

Whoops, looks like something went wrong.

(1/1) ErrorException

file_put_contents(): Only 0 of 228 bytes written, possibly out of free disk space

in Filesystem.php line 122
at HandleExceptions->handleError(2, 'file_put_contents(): Only 0 of 228 bytes written, possibly out of free disk space', '/var/www/sitelaravel/vendor/laravel/framework/src/Illuminate/Filesystem/Filesystem.php', 122, array('path' => '/var/www/sitelaravel/storage/framework/sessions/rtRE4Qvx75W9XHw5zjCiALcXbxWfZPSauuxNir4Q', 'contents' => 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"r525IACpsYgyXoQQ51S5quykaGh2f53bZUBA7EKl";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:70:"https://fertili.com.br/categorias-de-femeas-bovinas-saiba-dos-cuidados";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}', 'lock' => true))
at file_put_contents('/var/www/sitelaravel/storage/framework/sessions/rtRE4Qvx75W9XHw5zjCiALcXbxWfZPSauuxNir4Q', 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"r525IACpsYgyXoQQ51S5quykaGh2f53bZUBA7EKl";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:70:"https://fertili.com.br/categorias-de-femeas-bovinas-saiba-dos-cuidados";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}', 2)in Filesystem.php line 122
at Filesystem->put('/var/www/sitelaravel/storage/framework/sessions/rtRE4Qvx75W9XHw5zjCiALcXbxWfZPSauuxNir4Q', 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"r525IACpsYgyXoQQ51S5quykaGh2f53bZUBA7EKl";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:70:"https://fertili.com.br/categorias-de-femeas-bovinas-saiba-dos-cuidados";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}', true)in FileSessionHandler.php line 83
at FileSessionHandler->write('rtRE4Qvx75W9XHw5zjCiALcXbxWfZPSauuxNir4Q', 'a:3:{s:6:"_token";s:40:"r525IACpsYgyXoQQ51S5quykaGh2f53bZUBA7EKl";s:9:"_previous";a:1:{s:3:"url";s:70:"https://fertili.com.br/categorias-de-femeas-bovinas-saiba-dos-cuidados";}s:6:"_flash";a:2:{s:3:"old";a:0:{}s:3:"new";a:0:{}}}')in Store.php line 128
at Store->save()in StartSession.php line 88
at StartSession->terminate(object(Request), object(Response))in Kernel.php line 218
at Kernel->terminateMiddleware(object(Request), object(Response))in Kernel.php line 189
at Kernel->terminate(object(Request), object(Response))in index.php line 58