4 Formas De Reduzir Os Custos Da Pecuária De Corte
Dentro da pecuária de corte bovino, o Brasil se destaca como um dos maiores exportadores. Contudo, apesar de uma boa colocação no ranking mundial, o custo de produção ainda é alto. Pequenos e grandes produtores sofrem com a variação da viabilidade econômico-financeira.
A partir disso, se faz necessário um bom planejamento com os objetivos de reduzir o custo unitário do produto e aumentar a margem líquida na receita da pecuária de corte. Veja um exemplo de custo unitário da arroba de carne bovina:
Discriminação |
Valor (R$) |
Valor do custo unitário (R$) |
Custo operacional efetivo |
226.477,24 |
26,48 |
Depreciação |
6.325,71 |
0,74 |
Custo operacional total |
232.802,95 |
27,22 |
Fazer o levantamento desses custos é o que vai definir se o seu agronegócio é viável ou não. Existem custos fixos e variáveis. Por isso, é tão importante implementar uma boa ferramenta de gestão de custos, a fim de evitar prejuízos.
E é por isso que hoje vamos te mostrar 4 formas de se reduzir os custos da pecuária de corte sem afetar a qualidade da produção.
1ª Separe seu rebanho em lotes homogêneos para reduzir as técnicas de manejo
A melhor forma de otimizar o tempo na pecuária de corte é a partir da separação de animais em lotes. Você deve entender as necessidades de cada fase (cria, recria ou engorda) e essa técnica de separação pode te ajudar.
Isso possibilita um manejo mais facilitado. Por exemplo, os bezerros passam por uma série de cuidados específicos durante a cria. Separá-los de animais adultos oferece menor risco de doenças e consequentemente, menor custo com tratamentos.
Sendo assim, é possível obter um melhor aproveitamento dos animais com um manejo único e específico para aquela categoria. Otimize o uso de insumos e manejo no seu sistema de produção.
2ª Descarte animais de baixa eficiência produtiva e reprodutiva
Seguindo com o conceito da primeira dica, a observação do rebanho de pecuária de corte se torna mais simples. E a partir disso, você deve avaliar os índices de desempenho dos seus animais. A avaliação periódica dos animais deve ser feita para descartar aqueles que não apresentam o desempenho esperado.
Mas você deve estar se perguntando: “como descartar um animal pode reduzir custos?”. É simples! Um animal com baixa eficiência na pecuária de corte requer maior investimento para alcançar os mesmos resultados de um animal com alta eficiência. Mesmo com boa nutrição e manejo, animais “ruins” não desenvolvem e demandam muito custo sem retorno.
3ª Produza sua própria silagem
Sabemos que a alimentação representa o maior custo da bovinocultura de corte, principalmente no período das secas. Durante esse período, os animais exigem uma qualidade nutricional melhor para obter seu desempenho máximo.
O ideal é que todas as fazendas de pecuária de corte melhorem sua eficiência agronômica nas lavouras - melhor silagem, maior quantidade de grãos, melhor qualidade nutricional com menor necessidade de suplementação. Isso traz benefícios aos animais e ao ambiente.
Uma excelente alternativa para essa exigência é a produção da própria silagem. A técnica possibilita o armazenamento de um alimento nutritivo com alta concentração energética e ao mesmo tempo econômica.
Além da vantagem do armazenamento a longo prazo, a silagem também apresenta vantagens como redução de custos, maior retorno, menor conversão alimentar e melhor desempenho.
Numa fazenda em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, a produção anual de silagem de milho é de 35 a 37 toneladas para 28 mil cabeças de gado. Com essa tomada de decisão, os animais reduziram a taxa de conversão alimentar, engordaram mais rapidamente e a venda foi acelerada.
4ª Faça a contabilidade da sua propriedade pecuária de corte
Para acompanhar os resultados e seguir essas dicas a risca, você precisa de um bom monitoramento da sua propriedade e acompanhamento diário do seu rebanho. Com isso, será possível avaliar a viabilidade econômica-financeira, tendo controle e real percepção dos gastos e retornos.
A redução de custos deve ser feita de forma adequada, pois, caso contrário, diminuirá a produção e aumentará o custo unitário do produto. O plano deve ser planejar, executar, verificar e agir.
A utilização de um sistema de gerenciamento é uma ótima opção para quem deseja acompanhar o andamento de uma boa política de redução de custos. É primordial entender os custos unitários e de produção do seu sistema.
Por isso, a Fertili oferece um aplicativo de gestão de agronegócios que pode te auxiliar nesse processo. Nele você poderá, após seguir nossas dicas, acompanhar diariamente o desempenho dos seus animais, mesmo quando estiver offline. Com o aplicativo Fertili 360, você consegue facilitar as técnicas de manejo do seu rebanho e, além disso, ter acesso ao balanço financeiro da sua propriedade!