Evite Prejuízo! Principais Doenças que Atacam os Bezerros

Evite Prejuízo! Principais Doenças que Atacam os Bezerros
Publicado em: AGRICULTURA FAMILIAR AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA BOI BOVINOS SAÚDE BOVINA

É durante as primeiras semanas de vida que o produtor deve redobrar os cuidados com os bezerros. Nessa fase os animais correm um maior risco de adquirir doenças e infecções e, justamente por isso, tratadores devem cultivar um hábito diário de observar atentamente os bezerros. Desta forma, potenciais doenças podem ser detectadas com antecedência, facilitando o tratamento.

Pensando em uma pecuária mais segura e em um produtor mais prevenido, a Fertili fez uma lista com as principais doenças que atacam os bezerros. Acompanhe.

Diarreia

A diarreia provoca grande perda de líquidos e eletrólitos corporais (minerais que carregam uma carga elétrica quando estão dissolvidos em um líquido como o sangue). Por isso, essa doença causa desidratação. Mas não para por aí! O quadro pode evoluir para um choque hemorrágico e até morte por falência circulatória. Não é atoa que a diarreia é considerada com uma das principais causas da morte de bezerros.

Identificamos a diarreia, a partir do momento em que o bezerro apresenta a eliminação de fezes com a consistência líquida e com a frequência aumentada.

Causa

A diarreia em bezerros pode ser causa pela Calibacilose(curso branco) quando é provocada pela bactéria Escherichia coli. Mas também pode ser causada pela Salmonelose ou paratifo, aquando provocada por bactérias do gênero Salmonelia spp.

Prevenção e Tratamento

A prevenção da diarreia em bezerros é feita através de vacinação na mãe, ao final da gestação, do fornecimento adequado de colostro (leite de baixo volume secretado nos primeiros dias de amamentação) e de higiene.

Se o bezerro já estiver doente, a diarreia pode ser tratada com antibióticos a base de Sulfas (um antibacteriano) e anti-inflamatórios.

O uso do Fortgal Plus, uma associação do anti-inflamatório com o piroxican e uma sulfa de longa ação, gera bons resultados. Dosagem: 10ml para Bezerros.

Pneumonia

A pneumonia é uma inflamação nos brônquios e compromete o sistema respiratório.

Identificamos se um bezerro está com pneumonia, quando este apresente tosses, chiados e um aumento na frequência respiratória.

Causa

As pneumonias infecciosas podem ser causadas por vírus ou bactérias (dos gêneros Pastetirelia e Klebisielia) que se fixam nos pulmões dos bezerros.

As pneumonias por metástases (formadas de uma outra lesão) ocorrem quando os bezerros têm, por exemplo, diarreia ou onfaloflebite e essas doenças se evoluem. Com isso, há uma invasão de bactérias na corrente sanguínea que se fixam no pulmão dos bezerros e causam pneumonia.

Prevenção e Tratamento

Com Prevenir os Bezerros do Rebanho de DoençasPara prevenir a pneumonia em bezerros, aconselha-se o fornecimento de uma alimentação adequada, higiene, evitar que muitos animais ocupem o mesmo espaço e instalações mal ventiladas e úmidas.

Uma vez doente, o animal deve ser isolado dos demais. O tratamento é realizado com antibióticos de alta potência como o Roflin, que tem o Florfenicol como base.

Dosagem Roflin: duas doses a cada 48hrs durante 5 dias seguidos. Carência: 5 dias no leite.

Onfaloflebite

Trata-se de uma inflamação do "cordão umbilical" que pode evoluir e provocar hepatite, peritonite ou abcesso hepático. Por metástase, pode causar pneumonia e, se não tratado de maneira correta, favorece o aparecimento de bicheira.

O principal sintoma da onfaloflebite é um aumento de volume no umbigo do bezerro.

Causa

A onfaloflebite é causada por contaminação durante o nascimento.

Prevenção e Tratamento

Previne-se da onfaloflebite durante o parto! Evite que ocorra em locais sujos e fique atento aos cuidados com o umbigo do bezerro.

Já o tratamento é feito através da higienização local com soluções antissépticas, como o Terracam Spray e Aerocid, e até a aplicação parenteral de antibióticos.

Tristeza Bovina

Saúde dos Bezerros do RebanhoMais conhecida com "tristezinha", a doença tristeza parasitária bovina provoca febre alta, emagrecimento repentino, apatia, ausência de ruminação, pelos arrepiados e outros. Bezerros são mais suscetíveis à TPB por apresentarem um sistema imunológico ainda incompleto.

Causa

A tristeza bovina é um complexo que compreende duas doenças causados pelo carrapato Boophilus microphilus. São elas: a anaplasmose e a babesiose.

Tratamento

A adoção de cuidados básicos, a fim de manter um bom estado nutricional e sanitário dos bezerros é a melhor forma de prevenção.  No entanto, com o Izoot b12, um hemoparasiticida, é possível fazer um tratamento preventivo e curativo da babesiose, anaplasmose e das infecções mistas.

Carência de 28 dias para carne, não indicado para fêmeas em lactação.

Atenção!

Como o sintoma das duas são muito semelhantes, normalmente é necessário fazer um esfregaço sanguíneo. Mas o que recomenda-se mesmo é aplicar no bezerro o tratamento tanto para anaplasmose quanto para a babesiose.

A Fertili te Ajuda a Cuidar dos Bezerros!

Com o app Fertili 360, o manejo sanitário dos seus bezerros fica facilitado! Pois com um sistema de registros veterinários e um prontuário para cada animal, você tem todas as informações rapidamente!