Gestão Digital para Haras: Equinocultura Moderna
A equinocultura brasileira está em um bom momento econômico. Graças à popularização dos esportes equestres (que vão desde o turfe à vaquejada) e ao uso de cavalos no manejo com o gado, o mercado de equinos supera a marca de R$ 16 bilhões ao ano. Com o mercado equino em expansão, a busca por mão de obra tecnológica é crescente. Os criadores procuram, cada vez mais, novas formas de aperfeiçoamento da estrutura física e administrativa de seus haras. Além de demandarem profissionalização do corpo de funcionários, para que sejam cada vez mais aptos a lidar com a digitalização no campo.
Nesse cenário de procura por formas de modernização do negócio, os aplicativos de gestão rural para haras se destacam.
Gestão Com Foco No Resultado Da Equinocultura
A gestão rural de um haras, ou de qualquer outro agronegócio, precisa funcionar com o foco nos resultados finais. Ou seja, precisa servir para que a organização administrativa de vários setores gere mais lucro ou pelo menos evite prejuízos e gastos desnecessários.
Um bom controle digital para administrar um haras, não deve apenas organizar finanças ou proporcionar funções isoladas. Pelo contrário, o gerenciamento digital eficiente possibilita que o pecuarista tenha em mãos uma ferramenta que faz, simultaneamente, o controle das finanças e o monitoramento sanitário.
Além disso, deverá possibilitar a compra e venda online de animais com segurança e ainda organizar dados sobre o rebanho.
Entender a importância de cada uma dessas funções que embora diversas, estão intimamente interligadas pode ajudar você, que ainda tem dúvidas sobre gestão rural, a lucrar mais otimizando todos os processos administrativos do seu haras. Confira:
Vantagens Da gestão Virtual Do Haras
Controle Financeiro
O controle das finanças se faz necessário em cada nó da cadeia produtiva dos equinos. E por mais imprescindível que seja obter relatórios detalhados da situação financeira do seu negócio todos os meses, essa não é um tarefa fácil.
O controle financeiro feito por aplicativos de gestão online pode, entre outras funções, organizar datas de pagamento e recebimento, fazer uma ponte entre você e o seu banco de forma simples e direta e apresentar relatório de lucros e gastos gerados mensalmente.
Basta abastecer o sistema com dados específicos sobre compras, vendas, investimentos e aplicações, para obter relatórios e mensurar a situação financeira do seu haras.
Controle Sanitário
Há alguns parágrafos falamos sobre gestão com foco no resultado final. Nesse sentido, a sanidade dos animais é fundamental. Cavalos precisam ser saudáveis tanto para manter a força quanto pela questão estética.
Com um bom gerenciamento de haras você monitora seus animais. Basta cadastrar prontuários veterinários de todos os cavalos. Assim fica mais simples ficar de olho na sanidade animal e avaliar cada cavalo conforme a finalidade.
Nesse momento um app com banco de detecção de enfermidades é uma "mão na roda". Com esse tipo de ferramenta o pecuarista consegue não só detectar sinais de doenças mais rapidamente, como também encontra formas seguras de prevenção e remediação.
Controle Reprodutivo
Assim como no controle sanitário, a face da gestão rural que dá ao pecuarista um meio para monitorar os animais isoladamente ou em forma de rebanho assegura melhoria também na reprodução.
Com o controle reprodutivo, o pecuarista poderá administrar melhor os períodos gestacionais das éguas e fazer o acompanhamento de cada procedimento reprodutivo passo a passo.
O controle sanitário anda lado a lado com o controle reprodutivo. Além da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, também é importante saber quais animais estão ou não aptos para a atividade reprodutiva.
Com a gestão virtual, todas essas informações podem e devem estar dispostas na tela do celular, tablete ou computador. Com uma linguagem simplificada a fim de tornar a experiência administrativa do criador de cavalos mais fácil e eficiente.
Mão de Obra Tecnológica Que Protege O Patrimônio
Toda empresa merece gestão adequada, eficiente e produtiva. Na empresa rural não é diferente. Seja a fazenda de gado leiteiro ou de corte, seja na lavoura ou no haras. Não importa o tamanho. Sem organização administrativa não há como fazer balanços e estimativas sobre o futuro da propriedade.
Por isso, é válido salientar que a boa gestão rural é a gestão digital. Primeiramente pela capacidade que a digitalização possui de otimizar processos. Imagine ter um cadastro de todos os animais em mão e poder acessá-los em segundos através de um sistema interno de buscas. Ou vender animais com segurança expondo numa vitrine virtual atraente e eficiente que será apresentada para compradores em potencial.
Essas possibilidades já são uma realidade e é através delas que o mercado de equino e o agronegócio como um todo cresce em todo o Brasil.