GMD de fazenda de recria aumenta 92% em 6 meses 

GMD de fazenda de recria aumenta 92% em 6 meses 
Publicado em: GESTÃO PECUÁRIA PRODUÇÃO INTENSIFICAÇÃO PECUÁRIA DE RECRIA

Olá, pecuarista! A partir de agora, você irá conhecer um dos maiores cases de sucesso da Fertili. A fazenda Tambatajá Alta Floresta-MT, que aumentou o GMD em 92% em apenas6 meses, com a aplicação da Metodologia 360.

Conhecendo a propriedade

Vaqueiros da fazenda Tambatajá com bonés da Fertili

A Tambatajá é uma propriedade cliente da Fertili desde 2019. Situada na região Norte do Mato Grosso, a Tambatajá tem um sistema de recria há anos. Contudo, durante todo esse tempo, os gestores da propriedade não sabiam quantas arrobas eram produzidas na fazenda. Apesar de contar com boa estrutura e uma eximia equipe de vaqueiros e profissionais capacitados. 

Ou seja, a fazenda tinha potencial para produzir mais e engordar o rebanho de forma mais sistemática. Porém, não possuía o método para fazer isso, muito menos a ferramenta de acompanhamento que iria dizer se esse método funcionava ou não. E foi isso que a Fertili trouxe para eles. Com um investimento em torno de R$28,15/cabeça a propriedade conseguiu uma evolução exponencial em tempo recorde. 

Continue lendo para entender qual foi o método e quais foram as ferramentas que proporcionaram esse resultado excelente na fazenda Tambatajá.

O Método Fertili: Metodologia 360

A Metodologia 360 é um passo a passo de gestão para pecuária de corte. Essa Metodologia foi desenvolvida para que o pecuarista consiga de uma vez por todas entender, controlar e gerenciar as 4 principais variáveis da cadeia produtiva de uma fazenda pecuária.

São eles:

  • Produção: uma análise profunda dos pontos essenciais para produzir bezerros (em caso da pecuária de cria) e para produzir arrobas (em fazendas de recria e engorda).
  • Intensificação: um gabarito completo sobre estruturas básicas para conseguir produzir mais em menos hectares.
  • Gestão: o passo a passo para organizar equipe de peões e técnicos, calendários de manejo e relatórios financeiros de forma sistemática e funcional.
  • Mercado: um guia com as melhores estratégias para comprar e vender gado de forma inteligente e não ficar refém das variações externas.

Tudo isso, está em um Treinamento Gratuito (clique para acessar), entregue em primeira mão por Iago Botelho, co-fundador e consultor da Fertili.

A ferramenta de precisão de dados: Fertili 360

Iago Botelho na Fazenda Tambatajá com o aplicativo Fertili 360

Agora que você entendeu um pouco o método que a Fertili usou para conseguir um resultado tão expressivo em uma fazenda pecuária de recria e engorda, entenda como conseguimos saber se estávamos no caminho certo.

O aplicativo de gestão pecuária Fertili 360 não é um simples software de gestão de fazendas. É um aplicativo de precisão de dados para pecuária de corte. O principal foco do sistema é transforma qualquer fazenda pecuária em uma fazenda que faz pecuária de precisão. Ou seja, que faz a única pecuária que funciona nos dias de hoje. Pois, produzir sem medir é como correr vendado em um tiroteio.

Na fazenda Tambatajá, o uso do Fertili 360 foi integrado à ferramentas de pesagem do gado, identificação de rebanhos e leitura dos dados. Assim, os gestores da fazenda conseguiram 100% de controle das informações de manejo.

Você pode testar o aplicativo por 7 dias sem compromisso e sem desembolsar nenhum centavo, clicando aqui: Teste Grátis do App 360.

O planejamento foi peça chave para produzir mais arrobas

A Fertili foi criada sob a mentalidade da otimização da lucratividade da pecuária de corte. Entretanto, também acreditamos que, antes disso, é necessário fazer um levantamento dos processos da cadeia produtiva da propriedade. Afinal, com isso é possível identificar o que precisa ser intensificado e melhorado.

Quando a Fertili começou a atuar na fazenda Tambatajá, foi necessário entender o que estava atrapalhado no sucesso da produção de carne. Afinal, aquela fazenda tinha tudo para ser mais eficiente. Por isso, uma análise completa da fazenda foi executada. 

Com o auxílio de profissionais locais, Iago Botelho conseguiu mapear as falhas dentro do processo da cadeia produtiva e orientou o proprietário a fazer as mudanças necessárias para que a produção se tornasse mais eficiente. Tudo com base na Metodologia 360 de gestão pecuária e com o auxílio dos dados captados com o aplicativo Fertili 360 de gestão de fazendas pecuárias.

A importância dos dados para uma pecuária de corte de sucesso

Bovinos nelore de alto desempenho

É impossível avaliar a produtividade em uma fazenda pecuária de corte sem índices e dados. Ou seja, sem acompanhamento e interpretação de dados. O GMD, por exemplo, é um dos principais indicadores de faturamento da fazenda de recria e engorda. Se um pecuarista não sabe quantos quilos a fazenda produz por hectare, como você vai saber se a atividade tem sido lucrativa? 

Por isso, o aplicativo Fertili 360 foi essencial para o sucesso da Tambatajá. Com o aplicativo, foi possível determinar se a produção de corte estava sendo produtiva. Percebemos que poderia melhorar muito. Uma vez que o GMD inicial da propriedade era de 379g. A média nacional das fazendas mais produtivas gira em torno de 650g, sendo as mais eficientes e tops de linha as fazendas de recria que conseguem um GMD de 800g.

A pecuária de corte depende de vários fatores para funcionar

Portanto, acompanhar o GMD da fazenda Tambatajá foi fundamental para entendermos se a Metodologia 360 funcionava ou não. Afinal, a Metodologia 360 abarca todos os pontos essenciais da propriedade. Assim, quando o produtor acerta em alimentação, mas erra em sanidade, o gado não engorda. Do mesmo modo, se ele engorda bem o gado, mas não entende de negociações de mercado de bovinos pode perder dinheiro e ficar refém de variações de dólar e do sobe e desce da arroba do boi.

Esse é o tipo de mentalidade que um verdadeiro Pecuarista 360 (assim que a Fertili chama os Pecuaristas que sabem gerir a fazenda) deve ter: uma fazenda de pecuária de corte não depende de um único fator, mas de como o pecuarista gere vários fatores. Ou seja, pecuária de corte não é uma tarefa para qualquer pessoa. É preciso ter experiência, paixão, paciência e muita inteligência. O que a Fertili oferece, no entanto, é suporte para que um pecuarista que tem todas essas qualidades consiga fazer tudo isso de forma prática, sistemática e automatizada. 

A intensificação da pecuária pode mudar sua realidade

Gestão pecuária para aumentar a produtividade

Não adianta mais fazer pecuária de corte se ela não for intensificada. No Brasil, temos uma cultura de séculos na pecuária extensiva. Porém, já sabemos que é possível intensificar o sistema de criação de gado a pasto com práticas muito simples e até básicas.

Em suma, podemos dizer que a intensificação da pecuária de corte hoje, está mais relacionada a mudar estruturaras e estratégias básicas na fazenda. Se você pensava que intensificação é apenas sobre transformar sua propriedade numa indústria, com equipamentos caríssimos e robôs no lugar de peões e vaqueiros, sugerimos que você mude sua mentalidade agora mesmo fazendo o Treinamento Gratuito da Metodologia 360.

Você irá perceber que intensificar para produzir mais é mais simples do que imagina. E mais, irá entender que se você não intensificar sua produção hoje mesmo, precisará desistir da atividade em breve.

A boa gestão da pecuária só depende de você

Implementar tecnologia e gestão de dados em uma fazenda pecuária de corte da forma correta é o ponto chave para conseguir produzir carne nos dias atuais. Essa é a proposta da Fertili. Somos uma empresa de inteligência pecuária e precisão de dados para fazendas.

Assim como a fazenda Tambatajá, a sua fazenda também pode alcançar melhores resultados seja ela de cria ou recria, a Fertili está preparada para ajudar pecuaristas de todos os níveis a alcançarem o patamar 360.

Para entrar para esse hall de propriedades produtivas e com resultados de excelência é simples!

Se você deseja aprender mais sobre gestão clique aqui: Treinamento Gratuito da Metodologia 360.

Se você já é um Pecuarista Gestor, ou seja, um Pecuarista 360, experimente o Fertili 360 sem compromisso por 7 dias, clicando aqui: Teste Grátis do Fertili 360