As Raças Bovinas Da Produção Pecuária Brasileira

Pecuária extensiva brasileira
Publicado em: Agronegócio , Angus , Boi , Bovinocultura , Bovinos , Brahman , Confinamento de Gado , Exportação do Gado , Fazenda , Gado de Corte , Gado de Leite , Gestão Rural , Girolando , Guzerá , Melhoramento Genético , Nelore , Pecuária de Corte , Pecuária Leiteira , Raças Bovinas , Reprodução Bovina , Simental , Tabapuã , Vaca ,

A criação de gado nelore no BrasilEssa família de mamíferos é conhecida pela elegância e pela imponência de seus animais. No entanto, muito se fala em bovinos, mas poucos têm a real consciência sobre a sua diversidade. De uma ponta à outra do globo, temos uma infinidade de raças bovinas. A Hereford da Inglaterra, a Limousin da França, a Simmental da Suíça, a Caracu do Brasil, dentre outras. Cada raça apresenta aspectos físicos e adaptativos específicos.

Em geral, no contexto da alta escala produtiva, os bovinos podem ser divididos com base em duas classificações: os zebuínos, originários da Ásia, e os Taurinos, de origem Europeia. No Brasil, devido aos fatores climáticos, a predominância é de zebuínos (cerca de 80% do rebanho). No entanto, os zebuínos brasileiros costumam ser fruto do cruzamento com outras espécies. Embora mantenham características originais do zebu, se diferenciam dos zebuínos dos demais países.

Raças Bovinas Da Produção No Brasil

Tendo a pecuária bovina como um dos principais setores da economia, o Brasil justifica o sucesso dessa atividade na diversidade das raças e no melhoramento genético que seleciona os animais de acordo o seu desempenho. Os bovinos que compõem o rebanho brasileiro e que impulsionam o desenvolvimento pecuário foram selecionados pelo clima tropical. No cenário nacional, predominam os animais resistentes ao calor. As raças bovinas mais populares no Brasil são:

Boi Nelore na pecuária brasileiraNelore 

Esta até os mais leigos conhecem. Se trata da raça predominante no Brasil.

Característica Produtiva: A raça é bastante procurada pelos pecuaristas de corte.

Característica Física: Pelagem branca, que pode ter tons de cinza claro, orelhas pontiagudas e chifres curtos. Há ainda algumas variações que são mochos(sem chifres).

Guzerá 

A primeira raça de zebu que foi trazida para o Brasil.

Característica Produtiva: É direcionada à pecuária leiteira e à pecuária de corte.

Característica Física: Possui um par de chifres grandes e curvados para cima e apresenta uma pelagem que varia em tons de cinza. Os animais dessa raça são de grande porte, muito férteis e resistentes à seca.

Gir

É uma raça bovina indiana e seu cruzamento com a vaca Holandesa resultou na raça Girolando, famosa na pecuária de leite brasileira.

Característica Produtiva: Indicada para a pecuária leiteira.

Característica Física: Orelhas enroladas na parte superior, chifres compridos e torcidos para baixo, e pelagem que costuma variar do vermelho ao amarelo, podendo apresentar algumas pintas. Se trata de uma raça fértil e dócil.

A produção pecuária no BrasilCangaian 

Raça originária do Sul da Índia, não é das mais representativas da produção brasileira.

Característica Produtiva: Somente para a produção de carne.

Característica Física: Os bois têm pequena estatura e possuem chifres longos e grossos. A raça é muito resistente ao calor e a doenças.

Tabapuã

É o resultado do cruzamento de Nelore, Gir, Guzerá e monchos brasileiros. A raça é nacional, mas também é criada em outros países.

Característica Produtiva: Indicada para a pecuária de corte.

Característica Física: Não apresenta chifres e sua pelagem varia do branco ao cinza. Essa raça é reconhecida pela boa musculatura.

Sindi

É uma raça originária do Paquistão, resiste ao clima seco e á escassez de alimento. Sendo assim, a Sindi está muito presente em solo nordestino.

Característica Produtiva: Serve para a produção de leite e carne.

Característica Física: Os animais dessa raça são pequenos, com chifres curtos e pelagem vermelha.

Indubrasil 

A raça surgiu do cruzamento de Nelore, Gir e Guzerá.

Característica Produtiva: Criada para a pecuária de corte.

Característica Física: A pelagem pode ser branca, cinza ou vermelha e tem chifres médios.

A raça de gado Angus no BrasilAngus

É a raça taurina mais popular no Brasil Se popularizou especialmente a partir do investimento de grandes empresas, como o MC Donald’s, que criou um hambúrguer com a carne Angus. É bastante conhecida pela alta fertilidade e precocidade.

Característica Produtiva: A raça é usada para a produção de carne de qualidade superior.

Característica Física: Pelagem curta e de cor preta ou vermelha. Os animais dessa raça são além são mochos.

Caracu

É um gado taurino português, resistente às doenças endêmicas brasileiras e que alcança níveis de engorda mesmo em pastagens ruins.

Característica Produtiva: Criado para a produção de leite, de carne e como animal de tração.

Característica Física: Apresenta pelos lisos, amarelados ou alaranjados, podendo chegar ao vermelho tijolo.

Charolês

A raça é taurina e de origem francesa. É caracterizada pela eficiência da engorda em confinamento. Os machos adultos chegam a atingir mais de uma tonelada.

Característica Produtiva: O gado charolês é excelente para a pecuária de corte.

Característica Física: A raça possui pelagem branca ou creme e narinas rosas.

A Fetili Ajuda Na Hora Da Escolha

Dadas as informações mais básicas sobre as principais raças criadas em solo nacional, é chegada a hora de pensar a sua produção. Nesse sentido, a Fertili vem cumprir um papel de ferramenta auxiliadora. Nosso aplicativo de gestão rural online tem como uma de suas principais funções: ajudar o pecuarista a tomar decisões que impliquem gastos e determinem o futuro da produção. 

O app conta com uma base de dados e informações gerais sobre o setor agropecuário. Esta, somada às informações cadastradas por você (tipo de produção, localização de propriedade, aspectos climáticos e tipográficos), garantem uma visão mais ampla sobre a sua criação, proporcionando maior controle e facilidades para traçar um direcionamento produtivo.

 A Fertili te manterá atualizado sobre raças e demais questões que têm a "cara" do seu agronegócio. Um exemplo? Bom, se a sua produção for leiteira e em território com ocorrência de temporadas de frio intenso, você obterá informações sobre raças que atendam às necessidades geradas por essas especificidades. Somos a escolha ideal para poupar tempo e ir direto ao ponto!