Reprodução Dos Bovinos – Soluções Para Um Rebanho Eficiente

bovinocultura melhorada a partir da reprodução otimizada
Publicado em: Agronegócio , Agropecuária , Boi , Bovinocultura , Bovinos , Cadeia Produtiva Pecuária , Confinamento de Gado , Gado de Corte , Gado de Leite , Inseminação Artificial , Melhoramento Genético , Pecuária de Corte , Pecuária Leiteira , Reprodução Bovina , Saúde Bovina , Vaca ,

A reprodução dos bovinos é de extrema importância para a pecuária. A eficiência dos processos reprodutivos é fundamental. Uma reprodução eficiente dos bovinos implica numa vida útil mais saudável e longa; tanto dos animais recém-nascidos quanto das vacas que deram a luz. Por isso, são muitos os cuidados a serem tomados se o pecuarista não quiser prejuízos relacionados à sanidade do rebanho.

Reprodução De Bovinos -  Otimize Esse Ciclo

reprodução dos bovinos e melhoramento do rebanhoOtimizar. Esta é a palavra de ordem para todos os setores do mercado. Quando se otimiza, a perspectiva de crescimento é maior, mais segura e econômica.

É por isso que o aperfeiçoamento da cadeia produtiva da pecuária é necessário no planejamento do pasto; é fundamental na hora de formar o quadro de funcionários; faz-se presente na organização de questões burocráticas; é indispensável na hora de pensar e agir na reprodução dos bovinos.

Contudo, é bom lembrar que, embora o sucesso do ciclo reprodutivo seja um dos fatores que mais afeta a produtividade e a lucratividade total do rebanho, ainda existem muitas dificuldades para que esse processo seja melhorado a ponto de ser concluído sem nenhuma perda. O ciclo reprodutivo é muito grande, demorado e implica em algumas decisões importantes. Para se decidir pela melhor forma de iniciar o ciclo reprodutivo do seu rebanho, é bom estar atento às novidades e ao que dizem os especialistas do ramo.

Inseminação Artificial É Solução?

Enquanto a demanda por carne e leite for crescente, a inseminação artificial se constitui como a forma de manejo mais adequada para a reprodução segura do rebanho. Muitas vantagens podem ser percebidas a partir dessa prática moderna de reprodução bovina. Já foi comprovado que a inseminação compensa o investimento, pois:

  • Aumenta a produtividade.
  • Diminui o risco de doenças sexualmente transmissíveis nas vacas.
  • Dá margem para o melhoramento genético.
  • Dá a possibilidade de estocar o sémen dos touros por longos períodos.
  • Permite a padronização mais rápida do rebanho. O que facilita na hora de manter o rebanho sadio.

Além dessas vantagens, ainda existe o fato de que através da inseminação artificial o produtor rural terá muito mais controle sobre o rebanho, o que é fundamental. Esse controle implica diretamente em sanidade, fertilidade da vaca e melhoramento genético. Tudo isso resulta em manejo otimizado e consequentemente no aumento do lucro. Ainda assim, é bom ressaltar: aplicar esse tipo de tecnologia demanda uma fazenda preparada e pecuarista capaz de administrar o processo do início ao fim. Quando esse não for o caso, a monta natural e a monta natural-controlada podem ser administradas mais facilmente, por serem processos mais familiares para os pecuaristas brasileiros.

Reprodução Bovina Na Pecuária Leiteira

reprodução dos bovinos e pecuária de leite melhoradaÉ Fato: o produtor de leite que não aperfeiçoa seus sistemas de reprodução está praticamente fora do mercado. A reprodução de bovinos é de extrema importância no ramo leiteiro.  Por isso, toda ação que ajuda no aumento da produtividade reprodutiva é válida na pecuária de leite. Nessas ações estão inclusos os usos intensivos da terra para formação de pasto, o bom gerenciamento de toda a cadeia produtiva e a eficiência reprodutiva. Ao falar em eficiência reprodutiva, estamos incluindo: idade adequada do primeiro parto, melhoramento genético e adequação do ambiente onde ocorre o parto.

 São esses fatores que garantem o sucesso e o lucro na atividade. Na hora de gerar os animais que darão continuidade ao rebanho, todo cuidado é pouco. A sanidade das vacas prenhes é fundamental para que elas possam voltar ao ciclo reprodutivo (e ao início da lactação) o mais rápido possível, principalmente na produção leiteira. Na fazenda leiteira é crucial uma alta taxa de natalidade.

Obviamente o pós-parto é o período de maior produção de leite, portanto a sanidade das vacas nesse período específico deve ter atenção redobrada. De todo modo, o fato de a vaca permanecer sã no pós-parto está muito mais relacionado com todo o processo gestacional e as condições sanitárias do ambiente de parto.

Competitividade Exige Tecnologia E Estratégia

eprodução dos bovinos e melhoramento na pecuária do BrasilProcessos otimizados, manejo inteligente, reprodução eficiente.

Essas são apenas algumas das premissas que o pecuarista brasileiro deve ter em mente se quiser lucrar mais. Agilizar desde processos mais simples como questão de compra e venda de animais, até procedimentos delicados como a reprodução dos bovinos é o que diferencia o produtor que está a frente do que não consegue alavancar.

A final de contas, a bovinocultura está inserida numa lógica de extrema competição. Isso exige cada vez mais capacitação dos produtores para superar a exigências do mercado. Conciliar bom preço e qualidade é um desafio que passa, obrigatoriamente, pela otimização da produção e pelo manejo inteligente de animais.