Reprodução Dos Bovinos: Soluções Para Um Rebanho Eficiente

Reprodução Dos Bovinos: Soluções Para Um Rebanho Eficiente
Publicado em: INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL REPRODUÇÃO BOVINA SAÚDE BOVINA PECUÁRIA DE CRIA

A reprodução dos bovinos é importante para a pecuária de cria. Afinal, um bom protocolo reprodutivo é essencial para o lucro da fazenda. Pois, a boa reprodução do gado gera uma vida útil mais saudável e longa. Tanto para os bezerros recém-nascidos quanto das vacas que deram a luz.

Por isso, existem fatos que o pecuarista deve se atentar se não quiser prejuízos com a sanidade gado.

Reprodução Intensiva De Bovinos

Gado de corte. Protocolo reprodutivo

Hoje, a pecuária de corte precisa se intensificar. Afinal, fazer pecuária intensiva é a forma mais eficaz de ter lucro. Isso vale para todos os setores do mercado de gado. Em resumo, quando o pecuarista faz pecuária intensiva, fica muito mais fácil produzir e gerenciar a fazenda.

Contudo, o sucesso do ciclo reprodutivo dos bovinos depende de muitos fatores. Esses fatores afetam a produção e o lucro total do rebanho. Porém, ainda existem obstáculos para que esse processo seja melhorado a ponto de ser concluído sem nenhum dano.

Afinal, o ciclo reprodutivo do gado é longo e demorado. Ademais, implica em algumas decisões. Portanto, para uma reprodução dos bovinos intensiva são necessários alguns pontos:

  • Criação de uma estação de monta;
  • Calendário sanitário;
  • Protocolos IATF;
  • Seleção genética;
  • Estrutura de partos e descanso dos bezerros.

Além disso, também é básico ter um bom plano de pastejo. Assim como a boa formação do quadro de peões. Portanto, para se decidir pela melhor forma de iniciar o ciclo reprodutivo do seu rebanho, é bom estar atento às novidades da pecuária moderna.

Inseminação Artificial Vale a Pena?

Enquanto a demanda por carne e leite for alta, a inseminação artificial é boa para a reprodução do gado. Pois, muitos ganhos são percebidos a partir dessa prática moderna de reprodução bovina. Já foi provado que a inseminação compensa o investimento, pois:

  • Aumenta a produtividade.
  • Diminui o risco de DST nas vacas.
  • Dá margem para o melhoramento genético.
  • Dá a possibilidade de estocar o sémen dos touros por longos períodos.
  • Padroniza o rebanho mais rápido. O que facilita na hora de manter o rebanho sadio.

Além disso, a inseminação artificial dá mais controle sobre o rebanho, o que é fundamental. Pois, esse controle implica em sanidade, fertilidade da vaca e melhoramento genético. Em sumo, esse tipo de manejo é a forma mais básica de tornar a pecuária intensiva e mais produtiva a médio e longo prazo.

Entretanto, é bom ressaltar: aplicar esse tipo de tecnologia demanda uma fazenda preparada e um pecuarista gestor. Quando esse não for o caso, a monta natural e a monta natural-controlada podem ser administradas mais facilmente, por serem processos mais familiares para os pecuaristas brasileiros.

Reprodução dos Bovinos Na Pecuária Leiteira

De fato, o produtor de leite que não aperfeiçoa seus sistemas de reprodução está praticamente fora do mercado. Afinal, a reprodução de bovinos é a base da pecuária leiteira. Por isso, toda ação que ajuda no aumento da eficácia reprodutiva é válida.

Para isso, o produtor deve:

  • fazer uso intensivo da terra para formação de pasto;
  • realizar a boa gestão da cadeia produtiva e a eficiência reprodutiva.

Ao falar em eficiência reprodutiva, estamos incluindo: idade adequada do primeiro parto, melhoramento genético e adequação do ambiente onde ocorre o parto.

Sanidade e Reprodução dos Bovinos

Bezerros da pecuária de corte

Geralmente, a sanidade do gado é muito ligada à reprodução. Pois, ambos são fatores que determinam o lucro na atividade pecuária.

Portanto, na hora de gerar os bezerros, todo cuidado é pouco. A sanidade das vacas prenhes é fundamental para que elas possam voltar ao ciclo reprodutivo (e ao início da lactação) o mais rápido possível. Principalmente, na produção leiteira e de cria. Nessas modalidades, é crucial uma alta taxa de natalidade.

O pós-parto é o período de maior produção de leite. Portanto, a sanidade das vacas nesse período deve ter atenção redobrada. Pois, o fato da vaca permanecer sã no pós-parto está muito mais relacionado com todo o processo gestacional e as condições sanitárias do ambiente de parto.

Torne Sua Fazenda Mais Competitiva

Para ter uma fazenda mais competitiva é preciso produzir mais com menos. Isso é, é preciso intensificar.

Porém, a maioria dos pecuaristas acha que pecuária intensiva é o maior nível de industrialização da fazenda. O que não é verdade. É possível fazer pecuária intensiva com apenas algumas mudanças na estrutura da fazenda. A primeira é se transformando em um pecuarista gestor.

Quer saber como fazer isso? Clique e conheça o curso de gestão pecuária da Fertili. É simples e rápido.