É verdade que as cabras Anglo-Nubianas têm dupla aptidão?

É verdade que as cabras Anglo-Nubianas têm dupla aptidão?
Publicado em: AGRONEGÓCIO ANGLO NUBIANO CABRA CAPRINOCULTURA CAPRINOS PECUÁRIA LEITEIRA

Se fizermos uma busca rápida pela internet sobre as cabras Anglo-Nubianas, encontraremos diversos textos dizendo que esta é uma raça de alta aptidão para a produção de carne e leite.

O que nem sempre é verdade…

Estes caprinos de ascendência inglesa e africana formam, na verdade, uma raça com a principal aptidão para a produção leiteira. Assim, a produção de carne seria apenas um subproduto da raça. Continue...

Origem da raça Anglo-Nubiana

Anglo-Nubianas de Corte e LeiteA história dos caprinos da raça Anglo-Nubiana está ligada ao Império Britânico.

Foram os ingleses, durante a expansão de território, que cruzaram bodes importados da Núbia, na África, com cabras comuns da Inglaterra.

Historicamente falando, as cabras anglo-nubianas já nasceram com a finalidade de produção leiteira. Seu leite era muito utilizado para alimentar as tripulações a bordo dos navios ingleses.

As Anglo-Nubianas no Brasil

As cabras da raça Anglo-Nubiana chegaram ao Brasil nos anos 20 do século passado.

Graças à sua rusticidade, a raça teve boa adaptação tanto no clima quente do Nordeste quanto no Sul do país. Contudo, a Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará são os estados com os maiores plantéis de caprinos da raça.

Genética leiteira das cabras Anglo-Nubianas

A genética da cabra Anglo-Nubiana favorece a produção de leite. Pois, enquanto raças aptas para o corte têm a facilidade de ganhar músculos e gordura através da boa alimentação, as calorias consumidas por uma cabra Anglo-Nubiana é, em sua maior parte, transformada em leite de boa qualidade.

O leite da cabra Anglo-Nubiana é rico em sólidos gerais, ou seja, tem boas porcentagens de proteínas e gorduras. Esta característica o torna um excelente leite para a produção de queijos.

Características físicas da cabra Anglo-Nubiana

Cabras Anglo-NubianasBasta uma olhada rápida para uma cabra Anglo-Nubiana para perceber que a raça tem uma ótima capacidade leiteira.

Caprinos da raça Anglo-Nubiana são animais de grande porte. Porém, as cabras são magras com conformação descarnada e ossos aparentes sob a pele, elas também possuem úbere grande e rosado. O peso mínimo da raça é de 55 kg para as fêmeas e 75 kg para o macho.

A pelagem dos caprinos da raça Anglo-Nubiana é variada, sendo a mais comum a pelagem marrom com manchas brancas, chamada de Malhada ou Pelagem Tartaruga.

Porém, as características mais expressivas da raça são as orelhas longas, amplas e caídas, que lembram folhas, e a cabeça pequena, de fronte convexa e angulosa.

O Cabrito de Corte

O corte não é, de fato, a principal aptidão da raça caprina Anglo-Nubiana. Porém, dos cabritos da raça tem-se um subproduto que é a carne.

No entanto, é bom destacar que a destinação principal da raça vai para a produção leiteira e para a reprodução. A raça Anglo-Nubiana é muito utilizada em cruzamentos industriais para melhoramento genético.

Certificação de origem da raça

Com quase 100 anos da introdução da raça Anglo-Nubiana no Brasil, ocorreu o melhoramento de raças, mas também, através do cruzamento desassistido, houve certa diluição da genética Anglo-Nubiana.

Por isso, o desafio de muito pecuaristas que desejam iniciar a criação de cabras da raça é a certificação da origem.

Quer ser tornar um criador de Anglo-Nubianas?

Queremos te auxiliar nessa missão. Conheça o Fertili Mercado, plataforma que facilita transações de compra e venda de animais e propriedades entre produtores de todo o país. Ficou curioso? Clique aqui e conheça todos os detalhes.