Estratégias para diluir o ágio do bezerro

Estratégias para diluir o ágio do bezerro
Publicado em: GADO DE CORTE METODOLOGIA 360 MERCADO

Não é novidade para ninguém que o sucesso do pecuarista de corte depende de um conhecimento muito elevado. Quem produz carne precisa entender sobre a produção de arrobas. Mas também é necessário entender de medidas estratégicas para alcançar o lucro desejado e minimizar prejuízos. Entre elas, uma das mais importantes é a de diluição do ágio do bezerro.

Ágio do bezerro: dicas práticas de como diluir

O ágio do bezerro é um termo muito utilizado no mercado da pecuária de corte. A superação desse ágio está relacionada à adoção de determinadas ações estratégicas. Principalmente, em momentos que podem tornar a atividade pecuária mais desafiadora, como os períodos secos do ano e de baixa oferta de pastagens

Esse tema te interessa? Então continue sua leitura e descubra como diluir o ágio!

O Que É O Ágio Do Bezerro?

Temos um artigo completo sobre ágio aqui.

Mas vamos a uma explicação rápida. O processo de compra e a venda de gado é fundamental para a atividade pecuária, representando boa parte dos lucros de muitas propriedades pelo Brasil. Naturalmente, para conseguir os melhores resultados, o pecuarista não pode abrir mão de buscar conhecimento sobre os cálculos implícitos nesse processo.

Na prática, o que acontece é que se paga um determinado preço pela arroba dos bezerros de reposição e, mais à frente, se cobra um outro valor pela venda da arroba do boi gordo. Se os quilos da carcaça do bezerro custarem muito mais que o quilo da carcaça desse animal transformado em boi gordo, você estará com problemas. 

Por isso, o ágio é tão determinante. Esse termo que pode ser bem comum em operações financeiras. Porém, pode soar um pouco estranho para os fazendeiros. Quem lida com pecuária de corte, no entanto, deve estar familiarizado com o conceito. Até para adotar medidas que permitam um desempenho melhor na propriedade. 

Como Compensar O Ágio Do Bezerro?

Agora que você já sabe o que é o ágio do bezerro e a importância de conhecê-lo bem, chegou a hora de irmos ao ponto principal do conteúdo. Vamos falar das medidas que podem ser adotadas para compensá-lo. Com elas, você assegura melhores resultados na fazenda pecuária de corte e terá lucros que justifiquem sua operação. Acompanhe, a seguir, algumas dicas. 

Compre Animais De Maneira Mais Eficaz Ameniza O Ágio Do Bezerro

Uma das dicas mais eficazes e lógicas para compensar o ágio do bezerro consiste em comprar gado de maneira mais inteligente. Afinal, cenários complexos, que possam fazer com que os preços estejam elevados, por exemplo, podem complicar a vida do produtor, enquanto demandas menos intensas podem abrir espaços para excelentes oportunidades. 

Compra e venda de bezerros

Além disso, não deixe de pensar na boa qualidade dos animais de reposição, colocando este fator na equação e o somando às demais boas práticas, para exercer um efeito compensatório e beneficiar seus resultados. Lembre-se também que no começo do ano os descontos podem ser maiores, mas encontrar uma safra de alto padrão no período pode ser mais difícil. 

Ofereça Um Excelente Aporte Nutricional

Umas das dicas mais valiosas para compensar o ágio do bezerro consiste em oferecer o melhor suporte nutricional para o seu rebanho. Isso é crucial, até porque a nutrição também é a base mais relevante para a engorda. Na prática, isso quer dizer que você não pode abrir mão de manter a saúde do rebanho em dia, investindo na hidratação e na alimentação do gado como um todo. 

Na maioria das vezes, não há muito mistério e você pode apostar na praticidade de oferecer as refeições direto no cocho. O sal proteinado e a ração, por exemplo, podem ser preparados na própria propriedade. Não se esqueça também de adicionar a virginiamicina em todas as épocas do ano e a monensina sódica, um aditivo que ajudará a aumentar as arrobas. 

Intensifique A Recria No Período Da Seca

Uma das maneiras de elevar a arroba do boi gordo e aumentar margens de lucro na pecuária é intensificando a recria no período da seca, por meio do confinamento. Com isso, você terá a possibilidade de diluir o preço inicial do bezerro, seja ele de desmame ou aquisição, uma vez que será possível imprimir um considerável ganho de peso diariamente.

Como diluir o ágio do bezerro

Tal estratégia propicia melhores margens de lucro, especialmente quando comparada ao sistema tradicional. Um dos motivos para isso é que, dessa forma, é viável entregar um garrote mais pesado na entrada do período das águas, o que ampliaria as possibilidades de lucro, dando proteção a cenários de alto custo e margens apertadas. 

Conheça O Custo Operacional Diário Do Pasto

Outro ponto muito importante não apenas para compensar o ágio do bezerro, como também para garantir um resultado satisfatório da propriedade como um todo, consiste em conhecer minuciosamente bem o custo operacional diário do pasto. O confinamento de recria, por exemplo, costuma ocasionar gastos menores do que um confinamento de engorda.

Além disso, não se esqueça de que precisão de dados pecuários é fundamental para tomar decisões na fazenda. Na prática, isso quer dizer que, quanto mais informações você minerar e lapidar em relação ao empreendimento, como resultados anteriores, despesas e lucro médio, mais embasamento você terá para adotar estratégias assertivas e elevar a produtividade. 

Aposte Em Uma Boa Solução Em Tecnologia Para Ajudar A Diluir O Ágio do Bezerro

Por fim, para compensar o ágio do bezerro, uma boa solução em tecnologia pode ser imprescindível. Boas ferramentas de gestão pecuária, coleta e análise de dados como o Fertili 360, farão com que sua fazenda tenha uma pecuária inteligente, maximizando o retorno por animal com maior domínio das informações e melhor embasamento para decisões futuras. 

Bezerro de reposição

O Fertili 360 contribui para obter uma gestão completa da propriedade e permite o alcance da alta performance produtiva, ajudando a controlar o seu rebanho e deixando tudo o que for relevante centralizado e com fácil acesso, na palma da sua mão. Você ganhará um braço-direito automatizado e que colocará seu negócio no caminho certo!

Hora De Colocar A Mão Na Massa

Como você pôde ver, o ágio do bezerro pode ser um problema para muitos produtores. Porém, pode ser minimizado de maneira simples, por meio da adoção de algumas estratégias de intensificação da recria e com a aposta em uma boa solução em tecnologia pecuária!

Gostou de aprender mais sobre o ágio do bezerro? Quer contar com uma solução altamente eficaz em tecnologia e aumentar a produtividade da sua propriedade? Então, não perca mais tempo: entre em contato conosco e conheça nossa solução