Farmácia no curral: medicamentos que toda fazenda deve ter 

Farmácia no curral: medicamentos que toda fazenda deve ter 
Publicado em: FAZENDA SAÚDE BOVINA GESTÃO

A sanidade é essencial para a produtividade na pecuária de corte. Por isso, é dever do pecuarista manter o rebanho saudável. Nesse sentido, ter uma farmácia no curral é uma opção excelente, já que alguns medicamentos devem estar sempre à mão.

Com uma farmacinha perto dos animais, o produtor vai lidar melhor com situações emergenciais. Por exemplo: salvar a vida de bois que sofreram acidentes. Essa sugestão é boa principalmente se a sua fazenda não tem um veterinário "da casa".

Por isso, hoje vamos falar sobre como montar uma farmácia no curral. Aqui você vai entender quais os medicamentos, equipamentos e outros insumos essenciais para manter seu rebanho mais seguro.

Principais medicamentos para ter na farmácia do curral

Remédios veterinários para gado

Em uma fazenda de corte intensificada, que tem um bom gestor, a saúde e o bem estar do rebanho sempre estão em primeiro lugar. Por isso, você precisa fazer uma lista com os itens veterinários mais essenciais na hora de montar a estrutura do curral.

Quais são os remédios veterinários mais necessários?

  • Antibióticos;
  • Anti-inflamatórios;
  • Antitóxicos.
  • Antiparasitários (vermífugos, endectocidas, ou seja, ivermectinas);
  • Antidiarreicos;
  • Carrapaticidas;
  • Matabicheira;
  • Mosquicidas;
  • Pomadas, principalmente as terapêuticas;
  • Produtos para tratamento de cascos;
  • Suplementos vitamínicos e minerais.

Em fazendas de cria, ainda são de primeira necessidade os medicamentos para tratar os umbigos dos bezerros recém-nascidos.

A farmácia do curral precisa de equipamentos emergenciais

Farmácia de curral

Além dos medicamentos, uma fazenda intensificada trabalha com itens básicos que são úteis, principalmente para fazer primeiros socorros nos animais. 

Podemos citar, por exemplo, um kit de agulhas e seringas veterinárias para o gado. Essas seringas são diferentes das seringas para humanos e as agulhas são de dois tipos: intramusculares e subcutâneas.

Acessórios para realização de curativos e outros processos de cura e tratamento e fechamento de feridas também precisam estar no estoque da farmácia do curral. Entre os mais importantes está a tintura de iodo 10%.

Como fazer o controle de estoque da farmácia do curral?

Assim como é importante ter a farmácia no curral, é fundamental organizá-la e utilizá-la com sabedoria para não perder medicamentos e levar prejuízo. Por isso, essas são algumas dicas para fazer a gestão e o controle de estoque dos medicamentos para o gado.

Mantenha os remédios organizados por data de validade

Remédios da farmácia de curral

Na hora de estocar os medicamentos, coloque os que estiverem com data de validade próxima na frente e os que estão com data de validade mais distante atrás. Assim, você diminui a probabilidade de perder medicamentos. 

Além disso, é importante conferir sempre a validade dos itens armazenados. Uma dica é destacar a data de validade com etiquetas maiores.

Preste muita atenção à bula de cada medicamento

É sempre importante ler as bulas. Por isso: preserve, organize, não jogue fora ou as deixe em lugares de difícil acesso. E não se esqueça de que os funcionários precisam ter esse mesmo cuidado, porque em caso de dúvidas eles vão recorrer à bula original.

Lembre-se da higiene e da esterilização

Itens que facilitam o descarte correto das embalagens dos medicamentos, do lixo e das agulhas também devem estar presentes na farmácia do curral. Além disso,  mantenha as agulhas e seringas esterilizadas para a utilização.

Ao descartar esses itens, o peão deve seguir os procedimentos padrão de descarte do lixo hospitalar. Vidros vazios e agulhas não podem ser descartadas em piquetes ou ambientes onde o gado transita e descansa. É assim que a gente evita acidentes e contaminação.

Aplicando princípios da gestão pecuária na farmácia do curral

A boa gestão é fundamental até na farmácia do curral, pois evita prejuízos, agiliza processos e matem a organização.

Por isso, se você quer ser um pecuarista que faz gestão de verdade e tem uma visão 360 da produção pecuária, acesse agora o Treinamento Gratuito da Metodologia 360. Inicie a sua jornada rumo à maior eficiência.