Vantagens do controle de dados sobre o protocolo reprodutivo em bovinos
Na criação de bovinos, o controle do rebanho é fundamental. Quando falamos em reprodução, isso é ainda mais palpável. Afinal, o acompanhamento dos protocolos reprodutivos, individualizado ou em grupo dos bovinos, proporciona informações que você sempre precisará ter em mãos.
Continue lendo para entender como o controle dos protocolos reprodutivos e a geração de dados sobre o rebanho será responsável por ótimos resultados na sua propriedade.
Afinal, o que é um protocolo reprodutivo?
O protocolo reprodutivo é um documento/arquivo que contém procedimentos ligados à reprodução e que devem ser realizados em determinado espaço de tempo. Ou seja, funciona como um calendário reprodutivo para o gado. Datas são determinadas e existem atividades específicas para cada uma delas.
O processo de criação do protocolo reprodutivo varia conforme a técnica utilizada na reprodução bovina (IATF, IA, monta natural, etc.), assim como pode ser diferente a depender da finalidade do rebanho. Seja produção de carne, leite ou reposição de animais no rebanho. No entanto, não é apenas a escolha e implementação de um bom protocolo reprodutivo que irá garantir bons resultados. Ainda mais importante é o acompanhamento dos animais durante todo o processo de reprodução.
As vantagens de bons protocolos reprodutivos do rebanho de bovinos
Nenhuma técnica, por si só, é capaz de garantir o sucesso de uma propriedade. Porém, com o acompanhamento contínuo é possível observar progressos ou falhas na produção. E a partir daí, conseguir determinar quais técnicas são melhores para a propriedade e quais apresentam os melhores resultados.
Além disso, quando houver alguma falha, você poderá reavaliar todo o processo em busca da origem do erro, a fim de solucioná-lo. É justamente a partir do controle, por meio da criação de protocolos de reprodução, que você vai conseguir comparar os resultados do seu rebanho. Em outras palavras, controlar a reprodução através de protocolos reprodutivos irá ajudar você durante as tomadas de decisão e avaliação do desempenho do gado.
Mas, e sobre a geração de dados sobre os protocolos reprodutivos?
Você já ouviu falar sobre o termo “escrituração zootécnica”?. Bom, de forma geral, a escrituração zootécnica consiste na anotação de informações relacionadas à propriedade rural que possui atividade de exploração animal. De forma mais restrita, a escrituração consiste nas anotações de controle do rebanho, com fichas individuais por animal, registrando a genealogia, ocorrências e desempenho.
Isso é, basicamente, o que o otimizador de receitas da Fertili faz. Garante a geração de dados sobre a propriedade e sobre cada animal. Há muito tempo (e ainda hoje), isso era feito de forma manual, com as informações contidas em cadernos e armazenadas em arquivos físicos na propriedade. Porém, atualmente, proprietários modernos podem garantir uma escrituração informatizada, em que são utilizados programas como o App da Fertili e as informações são gravadas e armazenadas no computador ou celular.
Mas qual a importância desse registro?
A importância do gerenciamento de protocolos reprodutivos e de um banco de dados sobre cada animal está diretamente relacionada com os resultados em lucratividade e produtividade da fazenda.
Para alcançar seus objetivos enquanto produtor, você precisa conhecer bem os seus animais. Entender a dinâmica reprodutiva e sanitária de cada um e conhecer os índices de produtividade.
Confira essa lista com as principais informações necessárias para cada animal:
-
Data do nascimento;
-
Identificação do animal;
-
Pesagem - escore corporal;
-
Ocorrência de enfermidades;
-
Medicamentos utilizados - tratamento e prevenção;
-
Ocorrência de cio;
-
Coberturas (monta natural) ;
-
Data de IA ou IATF, com identificação do reprodutor utilizado;
-
Confirmação da prenhez;
-
Previsão de secagem;
-
Data do parto;
-
Ocorrência de aborto;
-
Causa da morte;
-
Necessidade de descarte.
É a coleta desses dados que possibilita um melhor acompanhamento do rebanho e abastece sistemas de dados e protocolos reprodutivos. Quanto mais detalhas as anotações, maior será o benefício.
Além de mais controle e resultado, mais uma vantagem
Como já vimos, controlar os protocolos reprodutivos e conhecer bem os animais apresenta diversas vantagens. Aqui vai mais uma. O controle e os dados podem agregar valor ao animal no momento de venda! Isso porque o animal é vendido com um “certificado” de histórico e desempenho com todas as informações levantadas desde o nascimento.
Além disso, a formação de protocolos reprodutivos e a formação de dados sobre o rebanho facilitam o manejo em geral, possibilitam a detecção precoce de problemas ocorrentes no rebanho, identificando os animais mais sensíveis e propensos às enfermidades. No aspecto reprodutivo, a geração de dados e protocolos reprodutivos pode auxiliar na determinação de melhores épocas para práticas sanitárias e reprodutivas; na observação do histórico reprodutivo dos animais e identificação de animais mais produtivos.
A Fertili tem uma solução para você
Ficou assustado com a quantidade de anotações e a relevância de cada uma delas para controlar melhor o seu rebanho? Acalme-se! A Fertili oferece o serviço de gerenciamento de propriedade e rebanhos! Ele dá acesso ao controle reprodutivo do rebanho direto no seu celular ou computador com monitoramento em tempo real, prontuários, gráficos e dados simples de ler.
Com o app da Fertili, você permanece sempre conectado ao rebanho e garante controle da sua propriedade mesmo quando estiver offline!
Clique aqui e conheça nosso app agora mesmo.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece na pecuária e receber mais conteúdos sobre a pecuária 360? Continue acompanhando o Blog da Pecuária e outros canais de relacionamento da Fertili: Grupo Pecuária Inteligente Facebook | Canal Pecuária Inteligente do Telegram | Canal do Youtube | Fertili 360 no Twitter | Fertili 360 no Instagram