Como evitar mortalidade de bezerro recém-nascido
O foco do gestor de cria deve ser produzir bezerros com boa genética e saudáveis. Para isso, os cuidados com o bezerro recém-nascido precisam ser constantes a cada estação de partos. Veja a seguir boas práticas que diminuem a taxa de mortalidade nas fazendas de cria.
Os principais cuidados com bezerros no pós-parto
Os cuidados do pós parto não são simples, mas são os mais eficientes para manter a taxa de mortalidade baixa. Esses cuidados têm três principais funções. São elas:
- Facilitar a recuperação do corte do cordão umbilical;
- Diminuir o risco de infecções e doenças comuns em bezerros neonatos;
- Evitar a desnutrição.
Além disso, alguns cuidados envolvem vacinas e uso de medicamentos. Entre os principais, estão:
O colostro para o bezerro recém-nascido
0
O colostro é o primeiro leite da vaca após o parto e tem alto valor nutritivo. Por isso, é muito importante que o bezerro recém-nascido o beba nas primeiras horas de vida, antes de ingerir qualquer outro alimento, até mesmo água. Afinal, os bezerros nascem sem defesas naturais e é o colostro que os ajuda a desenvolver os anticorpos e a fortalecer o sistema imunológico.
Essas defesas ficam no organismo animal até os 4 meses depois do nascimento, garantindo a proteção contra doenças e infecções até que os bezerros comecem a produzir células de defesa naturalmente.
Administração correta da colostragem
- Os bezerros não devem ingerir nada antes do colostro, pois eles têm intestinos frágeis;
- A colostragem deve ser administrada nas primeiras 12 horas de vida;
- A quantidade correta de colostro deve ser entre 10% e 15% do peso vivo do bezerro;
- Geralmente bezerros nascem com peso entre 40 kg e 60 kg, por isso a quantidade de colostro costuma ficar entre 4 e 6 litros.
Vacinação de bezerros recém-nascidos
A prevenção das doenças comuns nos bezerros recém-nascidos também é uma grande preocupação para o produtor de cria. Por isso, o protocolo de vacinação dos bezerros é um dos mais importantes depois da colostragem.
As vacinas mais recomendadas para os bezerros logo após o nascimento são:
- Raiva (aplicada a partir dos 4 meses, com reforço anual);
- Febre Aftosa (aplicada nos bezerros com 3 a 6 meses);
- Brucelose (para as fêmeas entre o 5° e o 8° mês de vida);
- Carbúnculo Sintomático (aos 4 meses e depois a cada 6 meses, até o bezerro completar 2 anos).
Existem outras vacinas que só são necessárias em situações específicas. Nesses casos, quem orienta o produtor é um veterinário. Algumas dessas vacinas são:
- Paratito (duas doses aos 15 e 45 dias de vida);
- Leptospirose (a partir de 2 meses de vida, com reforço após 6 meses);
- Botulismo (com 2 meses de vida e 4 ou 6 semanas após a primeira dosagem).
Não se esqueça do que acontece no pré-parto
Antes de qualquer coisa, é importante que as vacas estejam saudáveis e com um escore corporal bom. Essa é a melhor forma de garantir partos mais fáceis, recuperação mais rápida e bezerros saudáveis.
Estação de monta controlada
Além disso, não podemos esquecer que o sucesso da fazenda de cria começa na estruturação da estação de monta. Para isso, o controle e a gestão dos protocolos reprodutivos do gado são essenciais.
Uma ferramenta de gestão com funções de controle de protocolo IATF vai te ajudar a organizar a estação de monta e a gerenciar os manejos. Você pode encontrar tudo isso no Fertili 360, nosso app de gestão e precisão de dados para fazendas.
Só depois de garantir isso, é que o pecuarista deve por em prática os cuidados do pós parto.
Gestão da fazenda de cria com foco na produtividade
Na fazenda de cria, os protocolos reprodutivos exigem muito do pecuarista e dos peões. Por isso, é importante contar com o auxílio veterinário e técnico para gerenciar as taxas de prenhez, aborto, natalidade, mortalidade e desmame. Tudo isso com segurança e precisão de dados.
Mas como fazer isso? Seja um Pecuarista 360 e transforme a sua fazenda em um negócio super produtivo. Basta clicar aqui e fazer o TREINAMENTO GRATUITO da Metodologia 360.