Inseminação Artificial Em Tempo Fixo: Conheça As Vantagens

Inseminação Artificial Em Tempo Fixo: Conheça As Vantagens
Publicado em: BOVINOCULTURA BOVINOS INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL REPRODUÇÃO BOVINA VACA

Quando se fala em reprodução de bovinos, a monta natural é a técnica mais frequente. Afinal, é a de mais fácil aplicabilidade, além de ser a forma tradicional de acasalamento a campo. Outra técnica também utilizada é a Inseminação Artificial, seja convencional ou em tempo fixo.

monta natural ou inseminação artificial

Contudo, visando a melhoria da eficiência reprodutiva, a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) é uma técnica que possibilita ao produtor mais controle do tempo e dos ciclos hormonais das vacas.

E é sobre essa técnica que a Fertili vai conversar com você hoje! Vamos lá?

Entendendo a IATF

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo passou a ser divulgada e utilizada no Brasil durante a década de 1960. Na técnica, faz-se a deposição mecânica do sêmen no aparelho reprodutor da fêmea, visando a fecundação.

Essa técnica consiste em induzir a ovulação da novilha por meio da administração de fármacos (hormônios como progesterona, prostaglandina, estrógeno, GnRH - liberador de gonadotrofinas e hCG/eCG - gonadotrofinas coriônicas) e posterior inseminação com data marcada.

O estabelecimento de períodos específicos para a fecundação dos animais possibilita a sincronização das matrizes em relação a prenhez, cria e desmama, de forma que esses animais concluam o ciclo reprodutivo dentro de um ano.

Por que usar a IATF nas novilhas?

Nas novilhas, a puberdade é induzida precocemente com o objetivo de aumentar a eficiência reprodutiva. Isso permite que as fêmeas completem o primeiro cio sub-fértil antes do início de estação de monta.

Esse processo possibilita que o parto seja feito no início da estação de produção. O que faz com que os bezerros nascidos desse processo apresentem maior peso após o desmame.

manejo reprodutivo em novilhas

Sendo assim, as novilhas serão capazes de emprenhar mais cedo, apresentando alto desempenho reprodutivo nas concepções subsequentes.

Quais vantagens da IATF como técnica de reprodução bovina?

A adoção da Inseminação Artificial em Tempo Fixo apresenta várias vantagens na produção, principalmente em novilhas. Nessa idade os animais conseguem apresentar melhores resultados para o produtor em relação ao uso da técnica em vacas mais velhas.

Algumas vantagens da implementação da IATF na reprodução de bovinos são:

  • A padronização do rebanho, facilitando a mão de obra, criando um calendário único para reprodução, vacinação, vermifugação, desmame e venda;
  • A escolha do momento ideal para inseminação;
  • Não é necessário que o produtor observe constantemente os animais para a detecção do cio, pois os animais vão apresentar cio na mesma época;
  • A inseminação de maior número de vacas em menor espaço de tempo;
  • O aumento do número de bezerros, acelerando o melhoramento genético e aumentando a produção (veja mais);
  • Antecipação da prenhez e redução do intervalo entre partos;
  • Nascimento e desmame de bezerros em épocas mais favoráveis;
  • Aumento na produção de leite;
  • Economia na reposição de touros para repasse;
  • Diminuição do número de touros reprodutores;
  • Melhor preço de venda, devido ao melhoramento genético.

A IATF é uma técnica economicamente viável?

Apesar de apresentar alto custo na introdução da IATF na propriedade, é notável a progressiva redução de gastos no uso dos fármacos utilizados na indução da ovulação das fêmeas e, consequentemente, menores custos para a sincronização da ovulação.

inseminação artificial no gado de corte

Além disso, quando comparada a monta natural, a IATF não é capaz de prejudicar os resultados da prenhez, pois não inclui comprometimentos no desempenho da monta com a utilização de touros como reprodutores.

“Minha lucratividade vai aumentar SÓ com a implementação da IATF?”

Não! A técnica, por si só, não é suficiente para determinar a qualidade e produtividade de um rebanho.

É importante salientar que, a IATF deve ser utilizada desde que os animais estejam aptos nutricional e fisiologicamente. Ou seja, para melhores resultados e maior lucratividade, deve-se avaliar toda a estrutura da propriedade, pois a produção não se baseia apenas na utilização de novas técnicas, mas também em estruturas adequadas de manejo e qualificação de mão de obra.

Aliando a IATF ao gerenciamento da fazenda com o app da Fertili

A técnica IATF garante que o produtor tenha mais controle sobre a época reprodutiva das vacas. Assim o método colabora para uma reprodução mais eficiente e desencadeia inúmeros outros benefícios para a dinâmica da fazenda, a produtividade e a lucratividade.

Mas você não precisa ter essas vantagens apenas na reprodução. Com o app da Fertili você terá a sua fazenda - de fato - na palma da sua mão e poderá controlar melhor todos os setores.

O Fertili tem um sistema de organização e gerenciamento que ajuda você, inclusive, nos manejos para a realização da IATF. Além disso, o Fertili app vai te proporcionar mais facilidade e organização na hora de administrar os manejos sanitários e de engorda, para garantir novilhas mais preparadas e aptas a uma reprodução exitosa!