Inseminação Artificial Em Tempo Fixo: Conheça As Vantagens
Quando se fala em reprodução de bovinos, a monta natural é a técnica mais frequente. Afinal, é a de mais fácil aplicabilidade, além de ser a forma tradicional de acasalamento a campo. Outra técnica também utilizada é a Inseminação Artificial, seja convencional ou em tempo fixo.
Contudo, visando a melhoria da eficiência reprodutiva, a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) é uma técnica que possibilita ao produtor mais controle do tempo e dos ciclos hormonais das vacas.
E é sobre essa técnica que a Fertili vai conversar com você hoje! Vamos lá?
Entendendo a IATF
A Inseminação Artificial em Tempo Fixo passou a ser divulgada e utilizada no Brasil durante a década de 1960. Na técnica, faz-se a deposição mecânica do sêmen no aparelho reprodutor da fêmea, visando a fecundação.
Essa técnica consiste em induzir a ovulação da novilha por meio da administração de fármacos (hormônios como progesterona, prostaglandina, estrógeno, GnRH - liberador de gonadotrofinas e hCG/eCG - gonadotrofinas coriônicas) e posterior inseminação com data marcada.
O estabelecimento de períodos específicos para a fecundação dos animais possibilita a sincronização das matrizes em relação a prenhez, cria e desmama, de forma que esses animais concluam o ciclo reprodutivo dentro de um ano.
Por que usar a IATF nas novilhas?
Nas novilhas, a puberdade é induzida precocemente com o objetivo de aumentar a eficiência reprodutiva. Isso permite que as fêmeas completem o primeiro cio sub-fértil antes do início de estação de monta.
Esse processo possibilita que o parto seja feito no início da estação de produção. O que faz com que os bezerros nascidos desse processo apresentem maior peso após o desmame.
Sendo assim, as novilhas serão capazes de emprenhar mais cedo, apresentando alto desempenho reprodutivo nas concepções subsequentes.
Quais vantagens da IATF como técnica de reprodução bovina?
A adoção da Inseminação Artificial em Tempo Fixo apresenta várias vantagens na produção, principalmente em novilhas. Nessa idade os animais conseguem apresentar melhores resultados para o produtor em relação ao uso da técnica em vacas mais velhas.
Algumas vantagens da implementação da IATF na reprodução de bovinos são:
- A padronização do rebanho, facilitando a mão de obra, criando um calendário único para reprodução, vacinação, vermifugação, desmame e venda;
- A escolha do momento ideal para inseminação;
- Não é necessário que o produtor observe constantemente os animais para a detecção do cio, pois os animais vão apresentar cio na mesma época;
- A inseminação de maior número de vacas em menor espaço de tempo;
- O aumento do número de bezerros, acelerando o melhoramento genético e aumentando a produção (veja mais);
- Antecipação da prenhez e redução do intervalo entre partos;
- Nascimento e desmame de bezerros em épocas mais favoráveis;
- Aumento na produção de leite;
- Economia na reposição de touros para repasse;
- Diminuição do número de touros reprodutores;
- Melhor preço de venda, devido ao melhoramento genético.
A IATF é uma técnica economicamente viável?
Apesar de apresentar alto custo na introdução da IATF na propriedade, é notável a progressiva redução de gastos no uso dos fármacos utilizados na indução da ovulação das fêmeas e, consequentemente, menores custos para a sincronização da ovulação.
Além disso, quando comparada a monta natural, a IATF não é capaz de prejudicar os resultados da prenhez, pois não inclui comprometimentos no desempenho da monta com a utilização de touros como reprodutores.
“Minha lucratividade vai aumentar SÓ com a implementação da IATF?”
Não! A técnica, por si só, não é suficiente para determinar a qualidade e produtividade de um rebanho.
É importante salientar que, a IATF deve ser utilizada desde que os animais estejam aptos nutricional e fisiologicamente. Ou seja, para melhores resultados e maior lucratividade, deve-se avaliar toda a estrutura da propriedade, pois a produção não se baseia apenas na utilização de novas técnicas, mas também em estruturas adequadas de manejo e qualificação de mão de obra.
Aliando a IATF ao gerenciamento da fazenda com o app da Fertili
A técnica IATF garante que o produtor tenha mais controle sobre a época reprodutiva das vacas. Assim o método colabora para uma reprodução mais eficiente e desencadeia inúmeros outros benefícios para a dinâmica da fazenda, a produtividade e a lucratividade.
Mas você não precisa ter essas vantagens apenas na reprodução. Com o app da Fertili você terá a sua fazenda - de fato - na palma da sua mão e poderá controlar melhor todos os setores.
O Fertili tem um sistema de organização e gerenciamento que ajuda você, inclusive, nos manejos para a realização da IATF. Além disso, o Fertili app vai te proporcionar mais facilidade e organização na hora de administrar os manejos sanitários e de engorda, para garantir novilhas mais preparadas e aptas a uma reprodução exitosa!