Nelore: Produtividade E Identidade Nacional
O Nelore é a raça mais valorizada na pecuária de corte do Brasil. Visto que compõe 85% do rebanho nacional, e são famosos por serem rústicos e produzir carne boa.
De modo geral, são bovinos de porte médio, carcaça de alta aceitação no mercado e muita resistência ao calor e às doenças. Por tudo isso, esses bovinos são um grande patrimônio genético e econômico da pecuária de corte brasileira. Entenda conosco os motivos de tanto sucesso.
Origem da Raça
O gado Nelore surgiu na Índia ocidental. Na verdade, eles o mesmo gado Ongole da Índia. Entretanto, lá não se come a carne bovina por motivos religiosos. Então, o gado Ongole é utilizado apenas para produzir leite.
A raça indiana só chegou ao Brasil no final do século 18. No início, foi útil tanto para produzir carne e leite. Afinal, foi a raça que mais se adaptou ao clima e à vegetação do Brasil. Por esse motivo, o Nelore também se difundiu por alguns países da América Latina.
No entanto, o Brasil é o maior produtor da raça. Nosso rebanho tem mais de 200 milhões de cabeças de gado, das quais mais de 80% é formado por boi nelore e raças aneloradas.
A Raça Da Pecuária de Corte
Como já dissemos, o Nelore é muito bom para produzir carne. Portanto, não é segredo que criar gado Nelore é uma vantagem para o produtor que está nos ramos do corte. Além de possuir pouca gordura entre os músculos, a carne de origem Nelore é mais saborosa. Ademais, retirar a gordura é fácil. Pois, fica por cima das fibras de carne.
Esse fato simples, significa muito para o ramo de alimentos em que o consumidor dita cada regra. Por isso, o produtor fica atento às preferências do consumidor atual. Que é uma carne bovina mais magra, mas que continue saborosa e macia. Ou seja, tudo o que o gado Nelore proporciona.
Vantagens produtivas da raça
Se existem vantagens para o consumidor, existem vantagens para o produtor. Uma dessas vantagens é a carcaça do bovino de origem Nelore, que é de extremamente aproveitável. A carcaça da raça tem uma proporção favorável para o produtor.
Pois, as partes que não são aproveitadas pela indústria alimentícia, como cabeça, patas e pele, têm uma proporção menor em relação à carcaça de outras raças. E esse é um fator muito relevante, já que dá para aproveitar bastante do peso animal.
Criar Nelore É Uma Atividade Muito Brasileira
Todas as vantagens em criar os Nelore para a pecuária de corte moderna podem ser ainda maiores com os Nelores Puros de Origem. Principalmente, quando criados na forma extensiva. Ou seja, criados soltos em pastos adequados.
Mas é importante a atenção dos pecuaristas para a gestão e bom proveito da terra. Já que por muito tempo a pecuária brasileira perdeu em competitividade por conta da forte prática da pecuária extensiva, realizada com baixo aproveitamento do solo e dos hectares para pasto.
Hoje em dia, isso tem mudado graças às tecnologias digitais de gestão da pecuária. Mas também graças à pesquisas dedicadas à intensificação da pecuária nacional.
Pecuária Intensiva Com Nelore
Outra característica importante dos Nelores na pecuária brasileira é a do melhoramento genético. Pois, a raça é uma raça base nos cruzamentos com o intuito de produzir bois mais produtivos há mais de meio século.
Por fim, vale lembrar que criar Nelore ajuda sua fazenda a ser mais intensiva. Uma vez que a raça é prática, altamente produtiva e de manejo simples. Ainda assim, algumas técnicas podem e devem ser aplicadas à produção da raça. Como, por exemplo, os métodos de melhoramento genético e seleção.
Afinal, esse tipo de técnica auxilia a proporcionar mais precocidade para o abate e acelerar a produção. Mas também para desenvolver um melhor acabamento na carcaça, que já é bastante favorável.
Gestão Pecuária Para Criadores de Nelore
Se você já acompanha o nosso Blog da Pecuária há mais tempo, sabe que somos defensores de uma pecuária intensiva e de precisão. Para isso, fomentamos o uso de boas raças e de tecnologias úteis de controle de dados e gestão da fazenda. Como fazemos isso? Com um aplicativo de precisão de dados e um curso grátis de gestão pecuária. Visite nosso site e conheça tudo isso de graça.